TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Logística Reversa

Por:   •  7/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  787 Palavras (4 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

        

[pic 6][pic 7][pic 8]

[pic 9]

                               [pic 10][pic 11]

               

   Resumo

Quando se analisa o termo logística se pensa primeiramente em  seu conceito que se trata de  armazenagem, distribuição e transporte de materiais entretanto na logística reversa além de gerenciar esse materiais se gerencia também a mercadoria do ponto de consumo ao ponto de origem. Por exemplo, a coca cola alguns dentro de sua gama de produtos existe a coca cola retornável onde o cliente compra o leva o casco de volta ao comercio e o casco vota na fabrica onde é higienizado e reutilizado para colocar novamente a coca cola, com essa iniciativa além de se obter uma economia significativa se consegue ajudar a natureza com esse processo.

                 Buscando entender o lado econômico da logística reversa percebe-se um mercado extremamente rentável, pois quando se tem  reutilização não precisa investir em matérias primas, fora o fato que a nova tendência em marketing da década e a reciclagem ou seja é um mercado onde as grandes empresas estão investindo e possivelmente as pequenas também se projetaram para investir nesse mercado.

Índice

[pic 12]

        

1.0 Introdução

         A logística reversa e uma nova tendência dentro do mercado da logística podendo ser definida como: “A logística reversa e o processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Dessa forma, contribuindo para consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico.” (Patrícia Guarnieri, 1 2011).

             Essa pesquisa terá como base a empresa Coca cola, pois além de ser uma das pioneiras nesse segmento ela também e uma das organizações que mais se destaca dentro logística reversa, projetos como a coca cola retornável e reciclou ganhou são exemplos de sucesso que a coca cola obteve atuando nesse segmento.

           A destinação final desses produtos traz um grande problema ao meio ambiente, porem apresenta oportunidades de reciclagem ou reuso que podem incentivar diversas outras operações, sendo ligada ao mesmo tempo, a questões legais e ambientais e as econômicas, o que coloca em destaque e faz com que seja imprescindível o seu estudo no contexto organizacional da empresa Coca-Cola.

             

2.0 LOGISTICA

A logística consiste em planejar a forma com que o produto/serviço, chegue em tempo satisfatório ao cliente e controla o fluxo de entrada e saída de produtos em diversos processos com o objetivo de gerenciar de maneira eficiente a cadeia de suprimentos.

2.1 LOGISTICA REVERSA

A logística reversa é a área da logística empresarial que planeja, opera e controla o fluxo e as informações logísticas correspondentes, do retorno dos bens de pós-venda e de pós-consumo ao ciclo de negócios ou ciclo produtivo, por meios de canais de distribuição reversos, agregando valor econômico, ecológico, legal, de imagem corporativa, entre outros, assim contribui em amenizar a degradação ambiental, tendo um destino seguro ou para a revalorização na cadeia produtiva por meio da reciclagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (154.9 Kb)   docx (759.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com