TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Logística Reversa

Por:   •  23/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  14.694 Palavras (59 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 59

O foco deste estudo acadêmico será a Logística Reversa no Gerenciamento de Resíduos Pneumáticos, abordará tecnologias que poderá ser utilizada por empresas e organizações autorizadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA). Destacando a importância da Logística Reversa para a organização, sendo um grande diferencial diante da concorrência, cliente e além da preservação do Meio Ambiente.

O primeiro capítulo abordará as principais características da Logística Reversa e seus Canais de Distribuição Pós-Venda e Pós-Consumo, relatará os principais aspectos da Evolução Cronológica até os dias atuais, destacará também os méritos que a organização receberá ao aplicar a Logística Reversa.

Na sequência serão abordadas questões Legislativas, tratarão itens relativos aos Planos de Resíduos Sólidos, Normas que regem o campo do Gerenciamento dos Resíduos, tratamento e destinações conforme o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, Lei nº 12.305/2010, abordando seus principais aspectos dentro dos mais variados âmbitos no que diz respeito ao resíduo de pneus inservíveis.

Já no capítulo 3 o foco será a problemática do descarte dos pneus inservíveis, sua origem, composição, definição conforme a Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) nº 416/2009 e a sua classificação de acordo com a NBR nº 10.004/2004, apontará diversas tecnologias que poderão ser utilizadas como, a reutilização, regeneração, reforma e por último a reciclagem, processos que minimizam o descarte deste passivo de forma incorreta no meio ambiente.

No quarto e último capítulo será relatado sobre a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP), fundada em 1960, com o propósito de representar os fabricantes de pneus e câmara de ar, para que estes venham cumprir de maneira fiel as Normas e Resoluções previstas em Leis. Através de uma parceria com 11 empresas instaladas no Brasil, das quais se destacam a Bridgestone, Michelin e Pirelli, fundaram em 2007 a Instituição Reciclanip entidade sem fins lucrativos, onde seu principal objetivo é preservar os interesses dos fabricantes citados acima, e executar a Logística Reversa no Gerenciamento de Resíduos Pneumáticos, sendo de sua responsabilidade o ciclo da coleta, armazenamento e destinação dos pneus inservíveis com a colaboração dos revendedores, poderes públicos, reformadores e a sociedade, além de desenvolver ações de conscientização para a população quanto á problemática do descarte indevido dos pneus usados.

A Reciclanip em 2013 entregou 824 postos de coletas distribuídos pelo país, resultado obtido através do apoio das Prefeituras Municipais, resultando a quantia de 2,89 milhões de toneladas de pneus inservíveis, destinados corretamente, ou seja, sendo reaproveitada na pavimentação (asfalto-borracha), fabricação de tapetes para automóveis e pisos industriais, solas de sapatos, em artesanatos, entre outros, esse procedimento tornou-se de suma importância, dada a necessidade em subsidiar mecanismos de descarte dos pneus, tendo em vista que, anteriormente, o descarte errado promovia em escalas mais alarmantes o impacto sobre o meio ambiente.

Por fim, apesar de muito se ouvir falar em impactos ambientais, os avanços das empresas verdes tem sido notório e em determinados pontos, enfatizam-se as iniciativas que contribuíram não só na preservação, mas também proporcionou respaldo as ações de geração de renda, promoção de associações em parceria com prefeituras.

A metodologia a ser utilizada neste trabalho acadêmico será baseada em livros e periódicos que abordam a temática, além da consulta a sites de entidades vinculadas ao seguimento de pneumáticos.

1 LOGÍSTICA REVERSA

Interpretar Logística Reversa (LR) não é uma tarefa fácil, por se tratar de um assunto relativamente novo, tanto para classe acadêmica, como para os pesquisadores, além do que, LR é um fator que está em constante avanço. (Leite, 2009).

Com intuito de mostrar um conceito que mais se aproxima da realidade, serão apresentados os Conceitos da LR, suas características e também sobre sua Evolução Histórica, conforme expõem os principais autores deste tema, identificar os Canais de Distribuição Reversos Pós-Venda e Pós-Consumo. Explanar a Importância da LR para Organização, mostrando o relacionamento que a Instituição pode ter com o Meio Ambiente e com a sociedade.

1.1 Conceitos e Características da Logística Reversa

Logística Reversa (LR) trata do retorno dos produtos, embalagens ou materiais ao centro produtivo. Portanto entende-se por LR um desenvolvimento em processo social e econômico designado por uma variável de ações, cujas mesmas viabiliza e dispõe de meios destinados a coleta e a restituição de resíduos sólidos no campo empresarial.

Para melhor entendimento seguem alguns conceitos, definições ou abordagens sobre a LR:

“Logística Reversa: refere-se ao papel da logística no retorno de produtos, redução na fonte, reciclagem, substituição de materiais, reuso de materiais, disposição de resíduos, reforma, reparação e remanufatura...” (STOCK, 1998, p.20 apud TADEU, et al. 2013, p. 13).

A Lei nº 12.305 de 02 de agosto de 2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, descreve a LR:

“[...] como um instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação ambientalmente adequada (art. 3º, XII)” (MACHADO, 2013, p. 652).

Segundo GUARNIERI (2011, p. 29) a LR é justamente a estratégia que cumpre o papel de operacionalizar o retorno dos Resíduos de Pós-Venda e Pós-Consumo ao ambiente de negócios e/ou produtivo, e enfatiza que a revalorização destes resíduos deve ser considerada como foco deste processo.

Para a aplicabilidade da LR é preciso planejamento, organização, direção e controle, visto que se trata de um fluxo, ciclo reverso de produtos, componentes e materiais a serem recuperados, a recuperação desses itens logo implicará na revenda, processo de remanufatura e/ou reciclagem.

Valle; Souza (2014) conceituam que LR é a área da logística empresarial que trabalha no sentido inverso, garantindo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (103 Kb)   pdf (183.3 Kb)   docx (73.1 Kb)  
Continuar por mais 58 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com