TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Logística Reversa

Por:   •  24/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  848 Palavras (4 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 4
  1. INTRODUÇÃO

Esse trabalho visa ampliar os conhecimentos relacionados a logística reversa que devido ao aumento das atividades de reciclagem e reaproveitamento de produtos e embalagens, os fabricantes de bebidas tiveram que passar a gerenciar o retorno de garrafas, siderúrgicas que utilizam como insumo de produção a sucata gerada por clientes, indústrias de latas de alumínio que fazem uso de matéria-prima reciclada.

Pouco tempo atrás, as indústrias de eletrônicos, varejo e automobilística que passaram a lidar com o fluxo de retorno de embalagens, de devolução de clientes ou reaproveitamento de materiais para produção, são exemplos de empresas que passaram a ter necessidade de gerenciar o fluxo do ponto de consumo até o ponto de origem.

Em razão disso, surge a importância da Logística Reversa (LR) que pode ser definida como um instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada, fazendo com que as empresas invistam na diferenciação dos serviços. Esses são fatores que têm pressionado as empresas a cada vez mais adotarem a Logística Reversa.

A logística é definida como uma função sistêmica que envolve várias atividades como o transporte, movimentação de materiais, armazenamento, planejamento, implementação e controle do fluxo eficiente de materiais, informações e recursos para adequá-los as necessidades, desde os processos de aquisição da matéria prima para fabricação do produto até o consumidor final.

Desta forma, a logística reversa traz um diferencial para as empresas, a mesma complementa a logística já existente, porém com um melhor aproveitamento do material descartado, fazendo com que os mesmos voltem a serem utilizados.

  1. PROBLEMA DE PESQUISA

Existe uma preocupação da sociedade com o Meio Ambiente devido ao grande acúmulo de lixo tantos os lixos orgânicos quantos os inorgânicos, tornando-o um grande problema a dificuldade da disposição do lixo urbano.

De acordo com LEITE (2003), o aumento da velocidade de descarte dos produtos gera um desequilíbrio entre as quantidades descartadas e as reaproveitadas gerando um enorme crescimento de produtos de pós-consumo. Como as empresas podem solucionar o descarte de seus próprios produtos feitos pelos consumidores?

  1. HIPÓTESE

Como as quantidades de lixo podem ser visíveis para a sociedade em aterros sanitários, em lixões, em locais abandonados, em rios ou córregos que circundam as cidades etc.; ficam visíveis quando são depositados em mares e rios e sobrenadam ou quando são simplesmente enterrados para posterior solução. Com isso, a crescente preocupação ecológica dos consumidores, as novas legislações que proíbem o descarte indiscriminado e incentiva a reciclagem de recipientes de bebidas e materiais de embalagem, os novos padrões de competitividade de serviços ao cliente e as preocupações com a imagem corporativa tem incentivado cada vez mais a criação de canais reversos de distribuição que solucionem o problema da quantidade de produtos descartados no meio ambiente.

A logística reversa, visa a eficiente execução da recuperação de produtos. Tem como propósitos redução, a disposição e o gerenciamento de resíduos tóxicos e não tóxicos.

  1. OBJETIVO GERAL

A Logística Reversa surgiu trazendo um diferencial para as empresas, obtendo um aproveitamento melhor dos materiais descartadas, fazendo com que os mesmos voltem à utilização.  Uma boa estrutura da logística reversa protege o meio ambiente de possíveis contaminações e propicia à empresa uma melhor eficiência na administração de seus recursos de produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (85.3 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com