TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Logística Reversa

Por:   •  5/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  705 Palavras (3 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 3

A Logística Reversa nas empresas de cosméticos vem sendo um dos pontos tratados a respeito da sustentabilidade pois alem do cuidado com os resíduos químicos as empresas precisam destinar as  suas embalagens de forma adequada pois plástico demoram cerca de 450 anos para se decompor e muitas delas após o processo de higienização podem vir a ser reutilizadas.

Identificamos que empresas como a Natura e  Avon não trabalham com tal serviço de retorno do lixo do seu cliente. E como são empresas com responsabilidade social e ambiental desenvolvi uma proposta de solução para recolher e destinar adequadamente o lixo do consumidor final.

Verificado tal falha, uma das propostas de solução adequada seria a implantação de postos de recolhimento itinerantes onde cada dia da semana ele estaria em um dos setores. O projeto seria desenvolvido com o auxílio das revendedoras que seriam responsáveis de comunicar e se necessário recolher as embalagens provenientes de suas vendas. Outro auxílio importante será as lojas que também receberam as embalagens. Em ambas as coletas, será cadastrado no CPF do cliente o bônus referente a aquela entrega. Assim quando o cliente for a loja fazer compras ele irá informar que tem desconto do programa de devolução de embalagens.

Em coletas programadas e se necessário alguma emergencial o caminhão vai até o local para fazer a coleta. Será disponibilizado grandes lixeiras para ser feito o armazenamento adequado das embalagens entregues.

Outro ponto importante a ser tratado seriam as revistas utilizadas para vendas dos produtos em ciclos. Estas revistas também serão destinadas a centro de reciclagem de papel pois são diversos folhetos impressos por mês. Estudaremos a possibilidade de as próximas revistas serem feita de papel reciclável. Mostrar na prática que a empresa se preocupa com o meio ambiente em diversos pontos pois utiliza muita matéria prima.

 A reposição da matéria prima no meio ambiente é mais um ponto a ser colocado em prática. Trabalharemos com empresas que estão dispostas a trabalhar em cooperação com o meio ambiente fazendo a reposição do que foi retirado. Todos os anos haverá um estudo com a estimativa de material que será  utilizado levando em consideração uma quantidade do que foi devolvido. As embalagens devolvidas deveram ser higienizadas e preparadas para receber o novo produto. A Natura já trabalha em um programa de reposição do material retirado da Amazônia. Toda a linha Ekos é feita e reposta no meio em que foi retirado, já que trabalha diretamente com extratos naturais.

O estimulo a utilização de refis também é mais um ponto a favor, é uma forma mais econômica de adquirir o produto com uma embalagem menor e reutilizando a embalagem que já tem em casa.

Empresas como o Grupo Boticário, Quem disse Berenice?, Herbalife, Lush já utilizam programas de recompensas para os clientes que devolvem embalagens. Normalmente com uma quantidade de embalagens é feita a troca por um novo produto ou novo serviço.

O capital inicial a ser necessário será para investir em um centro de reciclagem com equipamentos e mão de obra. O transporte será feito de acordo com as entregas. Como as empresas contratam serviços de van para entrega de pedidos, no retorno ao centro de distribuição onde os veículos voltam vazios ele retornaria com as embalagens. Evitando assim mais emissões de gases ao meio ambiente com a queima de combustível. Para isso as rotas serão programadas para na voltar passar nas lojas ou nas grandes lixeiras para recolher o que já foi depositado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (111.8 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com