TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Logística Reversa

Por:   •  17/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  8.491 Palavras (34 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 34

[pic 1]

LOGÍSTICA REVERSA DE PÓS-CONSUMO: BENEFÍCIOS PARA AS ORGANIZAÇÕES E O MEIO AMBIENTE

Carla Aparecida Chaves Queiroz [1]

Heraclio Mendonça de Bragança[2]

RESUMO

Atualmente, o aumento da descartabilidade é inegável em razão da rapidez com que surgem lançamentos de novos produtos, fato que, devido às exigências legais, obriga as empresas a se responsabilizarem por resíduos gerados por seus produtos. Dessa forma, a necessidade de implantação de um canal reverso torna-se imprescindível. Outra razão para a implantação do mesmo é o aumento da competitividade entre as empresas, motivo pelo qual elas devem desenvolver métodos que possibilitem agregar algum tipo de valor ao seu produto. Logo, a logística reversa de pós-consumo se apresenta como uma possibilidade de aumento na competitividade. O presente artigo pretende analisar três estudos de caso que tratam dos benefícios que a implantação da logística reversa proporcionou às organizações pesquisadas. O artigo foi realizado por meio de levantamentos bibliográficos que motivaram a conclusão de que a logística reversa de pós-consumo é capaz de proporcionar redução de custos e aumento de competitividade às organizações, além de beneficiar o meio ambiente.

Palavras-chave: Logística reversa. Pós-consumo. Vantagem competitiva. Meio ambiente.

        

ABSTRACT

Currently, the increased disposability is undeniable because of the quickly emerging new product launches, a fact that due to legal requirements, requires companies to take responsibility for waste generated by their products. Thus, the need to implement a reverse channel becomes essential. Another reason for the deployment of the same is increased competition between companies, why they should develop methods that allow some kind of add value to your product. Therefore, the reverse logistics of post-consumer is presented as a possibility of increased competitiveness. This paper analyzes three case studies that deal with benefits that the implementation of reverse logistics organizations surveyed provided. The article was conducted through literature surveys that led to the conclusion that the reverse logistics of post-consumer is able to provide cost reduction and increased competitiveness of organizations, as well as benefit the environment.

Keywords: Reverse logistics. Post-consumer. Competitive advantage. The environment.

1 INTRODUÇÃO

A logística reversa lida com o retorno de materiais, em poder dos clientes, para centros de reciclagem ou para fábricas. O objetivo desse retorno é realizar trocas no caso de produtos com defeitos ou para remanufatura, reuso e reciclagem de produtos no final de sua vida útil. A logística reversa é subdivida em duas partes denominadas “Logística reversa de pós-venda” e “Logística reversa de pós-consumo”.

Os produtos de pós-venda são bens que, após o término do processo de venda, são devolvidos ao fornecedor pelos clientes por diversos motivos – dentre eles, defeitos, problemas com pedidos, aspectos legais e comerciais –, com a intenção de que eles sejam reparados ou para que possam ser trocados por outros em condições adequadas de uso.

Segundo Leite (2009, p.187): “O produto logístico de pós-venda constitui-se de bens comercializados por meio dos diversos canais de distribuição e que são devolvidos sem uso ou com pouco uso, por diferentes motivos, pela própria cadeia de distribuição direta ou pelo consumidor final”.

O foco desta pesquisa são os produtos de pós-consumo, que podem ser definidos como bens que, ao terminarem sua vida útil, retornam ao fabricante ou às empresas de reciclagem, passando por processos de transformações nos quais ocorrem a limpeza, desmontagem, reparação ou substituição de peças danificadas, e ficam em perfeitas condições de uso. Tais produtos também podem ser reutilizados como matéria-prima para fabricação de novos produtos ou serem limpos e reutilizados, voltando assim para o ciclo produtivo. Por outro lado, podem seguir os caminhos mais comuns, como incineração ou aterro sanitário, sendo transformados dessa forma em poluidores para o meio ambiente.

Para Leite (2009), os bens produzidos de forma industrial têm ciclos de vida de semanas ou alguns anos, e, após esse ciclo, são considerados inutilizáveis e descartados pela sociedade: assim são constituídos os produtos de pós-consumo.

A seguinte pergunta norteia a pesquisa: quais os impactos que a logística reversa de pós-consumo causa no meio ambiente e nas organizações que utilizam esse processo?

O objetivo geral deste artigo visa identificar os impactos causados nas organizações e no meio ambiente pelo retorno de materiais de pós-consumo. Pretende-se evidenciar quais são esses impactos e as razões para que eles ocorram, bem como os benefícios gerados a partir do retorno desses materiais para as organizações e o meio ambiente.

Os objetivos específicos deste trabalho foram verificar estudos que comprovem a redução de custos nas organizações que têm o processo implantado, explicar o aumento da vantagem competitiva relacionado à logística reversa de pós-consumo nas organizações e demonstrar os benefícios para o meio ambiente.

Para Campos; Fonseca; Abras (2011), os clientes estão ficando mais exigentes e é crescente o número de pessoas conscientes da importância da preservação do meio ambiente. Assim, eles esperam que as empresas estejam sempre aprimorando a sua capacidade de equilibrar seu negócio com as questões ambientais. Cada vez mais, organizações tentam passar para seus clientes a imagem de uma empresa que é ecologica e socialmente responsável.

A logística reversa de pós-consumo é uma das partes da logística que tem crescido muito. Isso ocorre devido a exigências legais voltadas para a preservação ambiental e também por ser uma oportunidade de redução de custos e de aumento de competitividade para as empresas. Desse modo, o presente trabalho de pesquisa se mostra necessário para que se esclareça como é possível as organizações estarem de acordo com a lei e, ao mesmo tempo, conseguirem vantagens com a implantação da logística reversa de pós-consumo.                                                                                                                    

...

Baixar como (para membros premium)  txt (58.6 Kb)   pdf (359.4 Kb)   docx (105.2 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com