TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Logística Reversa

Por:   •  18/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.772 Palavras (12 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6]

RENATA DA SILVEIRA SANTOS MARINHO[pic 7]

R.A : 1278350796

[pic 8]

SÃO GONÇALO

2017

RENATA DA SILVEIRA SANTOS MARINHO

R.A: 1278350796

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO..............................................................................................................04

PASSO 1.......................................................................................................................05

PASSO 2.......................................................................................................................07

PASSO 3.......................................................................................................................10

PASSO 4.......................................................................................................................12

PASSO 5.......................................................................................................................13

CONSIDERAÇÕES FINAIS..........................................................................................14

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS.............................................................................15

 

INTRODUÇÃO

O desafio que segue versa sobre a aplicação dos conhecimentos adquiridos na toma de decisões estratégicas, os quais visam a reestruturação da cadeia de suprimentos de uma fabricante de produtos lácteos, bem como o lançamento desta empresa no mercado internacional.  

Contemplando as disciplinas do trimestre segue a elaboração de um relatório que contemple um plano de ação que tenha como finalidade reestruturar a cadeia de suprimentos de fabricante de produtos lácteos e a partir dessa reestruturação lançá-la no mercado internacional

4

PASSO 1

Tem-se aqui a descrição das premissas iniciais de um projeto de Gerenciamento de Transportes, visando realizar uma análise crítica, definindo desta forma os modais e rotas a serem realizadas, tanto nos suprimentos como na distribuição dos produtos da Leiteria Mogiana.

 Especifica-se que o objetivo do projeto de Gerenciamento de Transportes é a melhoria do gerenciamento e administração, com foco no gerenciamento dos fretes realizados desde a obtenção do pedido, passando pela alocação de motorista, controle de andamento e entrega da carga.

O sistema deve integrar as seguintes funcionalidades:

  • Administração de motoristas
  • Controle de frota
  • Gerenciamento de pedidos
  • Controle de fretes/viagens
  • Gestão de despesas por viagem

Ao analisar o conceito de transporte por mais de um modal tem-se um conjunto de definições que não convergem necessariamente, a grande divergência está relacionada à diferença entre os termos intermodalidade e multimodalidade.

Há características bem definidas dentro da evolução do uso de mais um modal para o transporte de carga.

Fase 1 – Movimentação caracterizada apenas pelo uso de mais de um modal.

Fase 2 – Melhoria da eficiência na integração entre modais. A utilização de contêineres, de equipamentos de movimentação em terminais e de outros instrumentos especializados na transferência de carga de um modal para outro, possibilita a melhoria do desempenho no transbordo da carga.

Fase 3 – Integração total da cadeia de transporte, de modo a permitir um gerenciamento integrado de todos os modais utilizados, bem como das operações de transferência, caracterizando uma movimentação porta-a-porta com a aplicação de um único documento.

5

Cabe destacar aqui o conceito do  termo Roteirização, como processo de determinação de um ou mais roteiros ou sequências de paradas a serem cumpridos por veículos de uma frota, objetivando visitar um conjunto de pontos geograficamente dispersos, em locais pré-determinados, que necessitam de atendimento, por Roteirização, entende-se o processo de criação de roteiros ou itinerários, onde pontos de paradas geograficamente dispersos, devem ser atendidos de acordo com suas necessidades, ao menor custo possível.

O primeiro passo para a Empresa Leiteria Mogiana escolher entre a logística terceirizada ou um sistema próprio é fazer uma análise, pois ambos têm seus benefícios e de acordo com a área de atuação da empresa, por isso a empresa Alimentícia Leiteria Mogiana precisa entender seus principais objetivos em relação à logística antes de iniciar o processo de terceirização.

Ao fazer essa análise, a Empresa terá clareza de seus principais objetivos.

Para conseguir decidir se a logística terceirizada é a solução mais adequada precisa-se conhecer suas principais vantagens e desvantagens.

  • Vantagens aa Logística Terceirizada para a Empresa Leiteria Mogiana.
  • Menor investimento inicial;
  • Redução e maior controle dos custos;
  • Custos variáveis de acordo com a demanda;
  • Não precisar lidar com os processos trabalhistas da contratação direta;
  • Contratar uma empresa que já tem conhecimento dos processos e do mercado de logística;
  • Melhor qualidade de serviço prestado com o parceiro certo;
  • Foco nos principais objetivos da empresa.

  • Desvantagens da Logística Terceirizada Empresa Leiteria Mogiana.
  • É necessário encontrar um parceiro de qualidade, que atenda às demandas da sua empresa;
  • Salários podem ser mais caros;
  • Diferenças de cultura entre as empresas;
  • A variação de custos pode ser grande, caso a operação da empresa

6

não tenha uma demanda estável;

  • Redução da qualidade dos serviços prestados de acordo com o parceiro selecionado.

Com esses fatores, fica fácil perceber que é essencial encontrar o parceiro ideal no processo de adoção da logística terceirizada.

As principais desvantagens muitas vezes se mostram presentes justamente pela má prestação de serviços da empresa contratada, e quando existe um bom acordo e o interesse real em atingir a excelência, muitas delas são deixadas de lado.

PASSO 2  

Sr. Antônio necessita de uma análise crítica sobre alguns pontos a serem explorados no projeto de desenvolvimento do novo CD, pontos estes detalhados abaixo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)   pdf (244.9 Kb)   docx (802.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com