TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Logística Reversa

Por:   •  21/4/2019  •  Resenha  •  579 Palavras (3 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 3

Logística Reversa é a área responsável pelo retorno dos bens de pós consumo e pós venda para sua destinação final adequada, seja ela descartada ou reaproveitada. Sendo utilizado este processo dentro de uma empresa, é possível agregar vários valores dentro da mesma, desde a vantagem na competitividade, a economia ao reaproveitar alguns materiais que compõem o produto, até a preservação ao meio ambiente e saúde por destinar com segurança produtos que causam forte impacto ambiental. Na logística reversa, os produtos passam por etapas de reciclagem e reutilização e voltam renovados para a venda, até definitivamente acabar seu tempo útil de vida, encerrando o “ciclo de vida do produto” e sendo assim, descartados corretamente.

“No fim da década de 1970, Ginter e Starling (1978) utilizaram o termo reverse distribution channels, enfocando a questão da reciclagem e suas vantagens econômicas e ecológicas, além da importância dos canais de distribuição reversos como fator fundamental na viabilidade econômica do processo de recuperação dos materiais”

Como citado acima, existem dois canais de logística reversa, sendo eles, pós consumo e pós venda. Podemos classificá-los de maneira bem clara. Produtos de pós consumo, são produtos que já estão no final de sua vida útil mas que podem haver matérias que compõem o produto que podem ser reaproveitadas para a fabricação de um novo produto, e se não houver, é destinado corretamente para não haver impactos ambientais.  Já o bem de pós venda, são produtos que logo voltam do cliente para a indústria por falhas de qualidade, vencimento, garantia, erros no processamento do pedido e são reaproveitados o possível para a composição de uma nova matéria semelhante a original. São agregados valores como economia, ambiental, social e imagem a empresa através da aplicação destes dois canais.

Existe a A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) ganhou grande destaque em uma lei publicada em agosto de 2010, onde foi incorporada como um requisito legal e deve ser praticada nas empresas, desde então. A PNRS foi criada como um desenvolvimento econômico, ambiental e social que trata como instrumento fundamental a logística reversa aplicada aos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, especificadamente, voltada a produtos sólidos de pós consumo (de acordo com a ocasião, pode haver pós venda também) que não possuíam destinação final adequada, e impactavam diretamente a saúde humana e o meio ambiente, então, a lei sendo aplicada através do recolhimento de pneus, pilhas, baterias, agrotóxicos, seus resíduos e embalagens, na aplicação da PNRS, é garantido a destinação final correta de cada um destes produtos, sem agredir a nada nem ninguém. Sendo assim, de grande importância para as empresas e aos clientes também.

Há um vídeo se trata de uma empresa chamada SLU, onde todo o material de trabalho vem de demolições, e através da usina de reciclagem, vira novamente matéria prima para novas obras. Com esse processo, eles ganham através de menor custo de transporte, pois pode ser reaproveitado para a própria obra do cliente, havendo vantagem economica e ambiental. Como citado no vídeo, 40% dos resíduos vêm da construção civil, sendo necessário muito planejamento para haver a qualidade desejada na gestão dos materiais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (44.6 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com