TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Logística Reversa

Por:   •  31/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.942 Palavras (8 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 8

Índice

Introdução        

Trans - Reverse        

Planejamento Estratégico        

Análise Fofa        

Planejamento Tático        

Plano de Marketing        

Planejamento Operacional        

Referência Bibliografica        


Introdução

Logística Reversa também é conhecida por inversa, aborda a questão de recuperação de produtos, parte de produtos, embalagens, materiais, entre outros. Desde o ponto de consumo até o local de origem ou de deposição em local seguro, com o menor risco ambiental possível. Refere-se a todas as atividades logísticas de coletar, desmontar e processar produtos e/ou materiais e peças usados a fim de assegurar uma recuperação sustentável (amigável ao meio ambiente). Trata-se de uma nova área de negócio, em todos os sentidos potenciando a criação e desenvolvimento de cada vez mais, empresas especializadas nesta área, contribuindo não só para a criação de valor, empregando mais pessoas, mas também tentando investir ou mesmo regredir.

[pic 1]

Figura1. Fluxograma Logístico Reversa

[pic 2]

Fundada em fevereiro de 2009, a TRANS-REVERSE vem atuando na manufatura reversa, esta se desenvolvendo no mercado de soluções ambientais, tem como plano de expansão reciclar todos eletroeletrônicos começando com geladeiras, com objetivo de futuramente incluir no seu rol de reciclagem os demais itens da linha branca (fogão microondas, entre outros), eletrônicos (computadores e celulares, entre outros). Oferecendo a solução correta, segura e integrada para o tratamento, reaproveitamento e a destinação final. E assim, encontrar a melhor e mais moderna excelência operacional e respeito ao meio ambiente. A TRANS-REVERSE realiza a descaracterização, a desmontagem e a reciclagem de produtos e equipamentos, transformando em matéria–prima reutilizável, com segurança e precisão. [pic 3]

Certificados

  • Licença de operação emitida pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo - CETESB
  • Sistema de Gestão de Qualidade- ISO 9001
  • Sistema de Gestão Ambiental- ISO 14001

Em julho de 2009 iniciamos a implantação da Norma Occupational Health and Safety Assessment (Série de Avaliação de Saúde e Segurança Ocupacional- OHSAS 18001). Esta norma permite controlar os riscos de saúde e segurança. A OHSAS 18001 retrata a preocupação da empresa com a integridade física de seus colaboradores e parceiros. O envolvimento e participação dos funcionários no processo de implantação desse sistema de qualidade. Assim como outros sistemas, de fundamental importância eliminar ou minimizar os riscos às pessoas (colaboradores, terceiros e visitantes) presentes no local de trabalho.

Serviços

  • Transporte e armazenagem
  • Descaracterização
  • Desmontagem
  • Reciclagem
  • Preservação de recursos naturais

Como exemplo a geladeira possui em media 40kg de metais , 20 kg dos mais variados tipos de plásticos e 10 kg de outros materiais como lã de vidro. Após completar o seu ciclo de vida não é descartada totalmente, passa por um processo de desmontagem, descaracterização e reaproveitamento das partes recicláveis de forma a reduzir o seu impacto ambiental. A transformação é realizada mediante o emprego de equipamentos técnicos adequados.

Etapa I: Esvaziamento do circuito de refrigeração, ou seja, a do fluido de refrigeração e do óleo compressor.

Etapa II: Remoção da espuma de poliuretano e outros materiais, partes componentes e os elementos integrados. A finalidade deste processo é em primeira instância a recuperação da maior quantidade possível da clorofluorcarboneto, clorofluorocarboneto ou clorofluorcarbono- CFC e outros poluentes. Sempre se preocupando com a segurança e saúde dos colaboradores, garantindo treinamentos adequados e utilização de equipamentos de proteção individual.

Fluxograma da Trans – Reverse

[pic 4][pic 5][pic 6][pic 7]


Planejamento Estratégico[pic 8][pic 9][pic 10][pic 11][pic 12][pic 13][pic 14][pic 15][pic 16][pic 17][pic 18][pic 19][pic 20][pic 21][pic 22][pic 23][pic 24][pic 25][pic 26][pic 27][pic 28][pic 29][pic 30][pic 31][pic 32][pic 33][pic 34][pic 35][pic 36]

O planejamento estratégico é o processo que realmente mobiliza as pessoas e a empresa para construir e escolher que tipo de futuro deseja. Ele não pode ser ignorado tão facilmente como está acontecendo hoje. O estabelecimento da visão do negócio ocorrerá quando estratégias não-convencionais, desconhecidas e contra intuitivas forem consideradas. Exigindo que sejam levados em consideração quatro componentes fundamentais de uma boa estratégia: clientes, fornecedores, concorrentes e a empresa.

Objetivo Estratégico

-Oferecer produtos com qualidade, preço acessível que não vai onerar os custos para os clientes, vislumbrando o reconhecimento.

-Buscar novos equipamentos e novos processos de decomposição e de transformação química.

Missão

Oferecer soluções ambientais eficientes, seguras e agregadoras de valor aos clientes e à sociedade como um todo. Incentivar parceiros de negócios em busca do desenvolvimento sustentável e das melhores práticas ambientais.

Visão

Ser reconhecida como líder na indústria ambiental brasileira e referência em excelência no desenvolvimento de soluções inovadoras em toda cadeia de clientes e sociedade como um todo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (289.5 Kb)   docx (103 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com