TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS

Por:   •  20/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.005 Palavras (5 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 5

Organização Paranaense de Ensino Técnico – OPET

Língua Brasileira de Sinais

CURITIBA- PR

2019

Evelin Endi Lazarotto

Língua Brasileira de Sinais

Trabalho apresentado à disciplina

de Libras para obtenção de nota

Parcial sob orientação da professora

Flavia Luiza Percegona Zanoni.

CURITIBA-PR

2019

SÚMARIO

1. INTRODUÇÃO ................................................................................................. 4

2. LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS.......................................................................... 5

3. CONCLUSÃO ................................................................................................... 7

4. REFERÊNCIAS .......................................................................................................8

INTRODUÇÃO

 

   Nesse trabalho falaremos sobre libras, sua história, conceitos, como é a inclusão dos surdos na sociedade, abrangemos também para as dificuldades que eles enfrentam dia a dia para ter uma vida normal, com os mesmos diretos e sem preconceitos.

 Ter empatia com as pessoas se tornou qualidade principal nos seres humanos, se dedicar e apreender formas de ajudar e entender os surdos, proporciona um sentimento bom em quem tem a dificuldade de ouvir, a inclusão para todas as pessoas independente de qual for sua debilidade e necessário para podermos viver em uma sociedade coerente. Não se referir as pessoas surdas de modo que Não ofenda elas é essencial, pois uma pessoa surda, somente é surda pois ela não fala porque não ouve e falar pejorativamente como mudinho é preconceituosa.

    Na perspectiva da filosofia oralista a criança ou a pessoa surda é submetida a um processo de reabilitação, por meio de estimulação auditiva, que consiste em aproveitar os resíduos auditivos que os surdos possuem. Esta reabilitação deve ser iniciada precocemente, dura em torno de 10 anos e depende das características individuais da criança como, por exemplo, perda auditiva parcial com bom resíduo auditivo, participação ativa da família no processo de reabilitação. O trabalho é direcionado para possibilitar o domínio das regras gramaticais e domínio da Língua Portuguesa.

A Comunicação Total valoriza a comunicação e a interação, e não apenas a língua; seu objetivo não se restringe ao aprendizado de um língua. Outro aspecto bem interessante nesta filosofia é que a família é respeitada e valorizada, além de mostrar o papel da família na hora de compartilhar valores e significados. A Comunicação Total defende a utilização de qualquer recurso linguístico, seja a língua de sinais, a linguagem oral ou códigos manuais, para facilitar a comunicação com as pessoas. A ideia é usar aquilo que fornece um vocabulário e um meio de comunicação eficiente. Esta filosofia recomenda o uso destes códigos manuais com a língua oral.

   O bilinguismo tem como pressuposto básico a necessidade do surdo ser bilíngue, ou seja, este deve adquirir a Língua de Sinais, que é considerada a língua natural dos surdos, como língua materna e como segunda língua, a língua oral utilizada em seu país. Estas duas não devem ser utilizadas simultaneamente para que suas estruturas sejam preservadas. s línguas de sinais são basicamente diferentes das línguas orais devido à sua modalidade espaço-visual, que faz com que sejam percebidas através da visão e produzidas através das mãos e das expressões faciais e corporais. A aquisição da LIBRAS pela criança surda, ao contrário da língua oral, deve ocorrer espontaneamente, ou seja, através do diálogo. O surdo não necessita de aulas de LIBRAS e sim de conviver com indivíduos que tenham fluência nessa língua.

  A língua oral é aprendida mais lentamente pelo surdo porque esse aprendizado requer uma sistematização e utilização de recursos e técnicas específicas para suprir a falta do órgão sensorial da audição. O bilinguismo acredita que dominando a Língua de Sinais é mais fácil para o surdo perceber estes aspectos na língua oral, já que ele tem exemplos na língua de sinais para se guiar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (79.8 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com