TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MAIORIDADE PENAL

Por:   •  24/5/2016  •  Artigo  •  1.796 Palavras (8 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 8

                                 [pic 1]

Legislação social e trabalhista

1º semestre de 2016

Faculdade anhanguera

TRABALHO MAIORIDADE PENAL

Série:  3° semestre A     Período: Noturno

Nome: Maiara Mística Mourão Monteiros dos Santos        R.A.:1299110051

Nome: Thais de Oliveira Bastos                                       R.A:

Trabalho apresentado a Profa. Ma. Juliana Frei Cunha, como requisito da disciplina Legislação Social e Trabalhista da graduação em Administração, da Faculdade Anhanguera.

São José dos Campos

2016.


SUMÁRIO

1.Introdução........................................................................................... 01

2.Desenvolvimento........................................................................ 02 e 03

3.Conclusão.............................................................................................04

4. Referência bibliográfica......................................................................05


            MAIORIDADE PENAL

A maioridade penal está estabelecida na Constituição de 1988, no artigo 228, a partir dos 18 anos. Nesta idade, pois a doutrina de proteção integral, uma diretriz internacional criada a partir da Convenção Internacional dos Direitos das Crianças adotada pela ONU em 1989. O Brasil assim como quase todos os países do mundo são signatários deste tratado. Já a norma especial dedicada aos menores de 18 anos é o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA),consolida as garantias da Constituição aos jovens, tem como caráter protetivo e pedagógico, prezam pela educação do jovem e não pela punição. A PEC 171/93, criada em 1993, estabelece que os maiores de 16 anos que cometam crimes hediondos passem a ser julgados de acordo com o código penal. A maioridade penal não está ligada com maioridade civil, pois em alguns países a idade para se punir criminalmente um indivíduo é menor que a idade legal para se votar e dirigir. Cada país pode decidir a idade mínima da maioridade penal, porém a (UNICEF)  Fundos das Nações Unidas para a Infância, aconselha que seja aos 18 anos, também pois acreditam que o emocional e critérios sócios e biológicos, até esta idade se está em processo de desenvolvimento.

 Ordem política social visa possibilitar ao jovem a inimputabilidade penal, um critério de segurança. Por ser um tema contemporâneo e bastante polemico entre os juristas, os legisladores e os brasileiros em geral, que gera questionamentos diversos.

A educação é a base para o desenvolvimento de uma nação, ao longo da historia do nosso país sofremos com o crescimento da violência e da desigualdade. Comparado a países desenvolvidos que buscam investir em qualidade no processo educativo, para o Brasil tenta coibir ou acabar com as ações de violência é debatida a redução da maioridade penal, que em primeira estância torna-se um componente precipitado, pois se fosse obter consequências positivas imediatas todos os países adotariam esta medida. Sujeitar adolescentes a um sistema carcerário superlotados sem ressocialização do detento não é a melhor saída, pois se tratam de “escolas do crime” e não centros de reabilitação, segundo dados da DNP (Departamento Penitenciário Nacional), cerca de 70% dos detentos são reincidentes, por não haver medidas de ressocialização dos detentos os mesmos voltam a praticar crimes, ou seja saem de lá mais perigosos do que entraram.

Para os que são a favor desta ação como primeira medida, trará a satisfação  sobre o sentimento de  impunidade da sociedade ante o tratamento dado atualmente, e também acreditam que acabaram com as estratégias que as  organizações criminosas fazem sabendo da defesa da lei sobre os menores,  recrutam os mesmo para cometerem delitos a favor da organização. Reduzindo a maioridade penal, haveria um retrocesso às políticas penitenciárias e penais do país, também seria uma violação aos dispositivos legais existentes, os direitos e garantias expressas na Constituição. Partindo do critério da inimputabilidade e considerando alguns aspectos importantes para auferir a mesma, há de se analisar elementos: Biológico; não desenvolvimento mental por completo e não entendimento do caráter criminoso, Psicológico; não tem a representação exata da realidade no momento do crime, que é extremamente difícil de se avaliar até para a os psiquiatras. E há ainda o Biopsicológico, período onde a criança começa a questionar o certo do errado sem discernir.

Vendo por um paradigma psicológico dos jovens, quando lhe é apresentado a criminalidade e tem a chance de superficialmente ganhar dinheiro rápido, fácil e com um risco ligeiramente válido, como muitos meliantes veem o mundo do crime  é uma porta de entrada pra a mentalidade do jovem que está em formação do seu caráter e interação com a sociedade e muitas vezes de baixa renda, se interessar e adentrar os crimes de roubo, furto,sequestros e assassinatos.  A partir daí o crime se torna algo cômodo, se não houver orientação familiar e social, empregabilidade justa e lazer. Por outra lado há aqueles que são a favor da maioridade, acreditam que a os que cometem crimes já nascem com esta personalidade, e a sociedade jamais conseguiria mudar isto, algo natural, que faz parte da vida e do caráter do indivíduo  praticar crimes e ter um índole ruim, mas é claro que isto não é da natureza nem nascem pré destinados, e se há casos assim precisam de tratamento médico e psicológico .E também há os que reforçam que no Brasil também existe uma grande parcela de jovem de classe média que praticam crimes, e que isto mostra que com oportunidade se o indivíduo não se adaptar ele mesmo assim cometerá crimes contra a sociedade.

Existem fatores primordiais que deveriam ser pensados e reprensados, distribuição de empregos, inserir os jovens em um universo acadêmico com acompanhamento, qualidade, investimentos na educação, cultura, certamente já diminuiria o alto índice de crimes nesta faixa etária de forma rápida e eficaz. Não mascarar os problemas sócias do país a falta de oportunidades e a pobreza como realidade de muitos brasileiros que não os integram a sociedade, não os dão possibilidade de se tornar cidadãos e os levão ao mundo marginalizada. De fato programas que mantenham jovens e crianças nas escolas que os resocializem trarão o desenvolvimento do país e que contribuirá para a redução da criminalidade. Porque de nada adianta tratar o efeito, e não tratar a causa. Um olhar mais humano, se colocar no lugar do outro, os  que defendem a redução estão com um pensamento de vingança mas não pensam na vida desse jovem por trás dessa cortina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (230.9 Kb)   docx (65.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com