TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MATRIZ DE ATIVIDADE INDIVIDUAL

Por:   •  7/9/2020  •  Artigo  •  975 Palavras (4 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 4

        MATRIZ DE ATIVIDADE INDIVIDUAL

Disciplina: Gestão de Pessoas

Módulo: 02

Aluno: Máyra Rocha Costa Gomes

Turma: ONL020GM – ZOBLBS13T1

Introdução

Considerando que perfis de personalidade observados em um ambiente corporativo podem ser os mais diversos possíveis, influenciados pelo nível educacional, contexto social, cultura e inúmeros outros aspectos, não poderiam ser diferentes as formas que essas pessoas têm ao liderar.

Não só a personalidade influencia no perfil do líder como também o próprio negócio em que se está inserido, a composição da equipe que se está a frente, o projeto que está sendo desenvolvido, ou seja, por vezes o líder precisa transitar em diferentes estilos de liderança para que alcance os objetivos a que se propôs.

Feita essa análise introdutória, passamos a tratar do tema central desta missiva que pretende tratar dos principais tipos de liderança que são observados no ambiente organizacional, quais suas principais características e quais as vantagens e desvantagens em adotar um ou outro perfil.

Desenvolvimento – análise de diferentes perfis de liderança

O estilo de liderança definido pode influenciar de forma direta na eficiência e nos resultados de uma organização. Entender as diferenças de cada estilo pode ser fundamental quando da definição da estratégia que será mais eficaz ao ambiente em que se atua.

Liderar é o ato de comandar, orientar e incentivar uma equipe de pessoas cujo objetivo é atingir uma meta em comum. Um bom líder deve, entre outras funções, garantir que o grupo seja harmônico e desenvolva uma ao comunicação, saber delegar tarefas de forma assertiva, definir metas, gerir prazos e oferecer motivação à seus liderados.

Com base na teoria das lideranças os principais estilos de liderança que se observam no ambiente organizacional são o autocrático, democrático e liberal, cada um possui suas peculiaridades, vantagens e desvantagens, a seguir passaremos a tratar sobe cada um deles.

Liderar segundo o estilo autocrático significa adotar uma postura autoritária e centralizadora frente ao grupo, tomar as decisões segundo seu julgamento. Esse tipo de líder deixa muito claras as regras sobre as quais o grupo deve trabalhar, deixando pouca ou nenhuma brecha para que os membros da equipe se posicionem ou questionem as decisões definidas.

Liderar de forma autocrática pode ser visto como uma postura inadequada, porém, ainda esse perfil possui suas vantagens, entre elas, a agilidade no processo de tomada de decisão e a produtividade influenciada pela pressão e presença do líder. Por outro lado, existem inúmeras desvantagens de se adotar o citado perfil como a visão que a equipe têm do líder como ditador, o que pode vir a gerar um clima organizacional de tensão e stress. Acrescenta-se a isso o fato de que os liderados tendem a se sentir desvalorizados e desmotivados e, na ausência do líder, acabam relaxando e deixando de produzir a contento. Apesar das desvantagens citadas, existe situações como as que exigem alto nível de controle de processos, na qual a liderança autocrática tende a se desenvolver de forma eficaz.

O segundo estilo a ser tratado é o democrático, líderes que adotam esse estilo geralmente estão atentos a satisfação, motivação e bem estra do time, além que se dedicarem ao desenvolvimento de bons relacionamento entre a equipe, a comunicação aberta e o desenvolvimento de pessoas.

Quanto as vantagen da liderança democrática pode-se citar a constante interação entre líder e equipe, motivação desta última, produtividade e responsabilidade dos liderados, bem como compromentimento do time. A outra faceta deste estilo está no fato de que a intensa interação entre os membros da equipe pode tornar os processos decisórios e de mudança lentos além da possibilidade de se perder o controle de determinados processos. Ainda, para que este estilo se desenvolva, exige-se um nível de maturidade elevado da equipe, que pode dar o suporte necessário em situações onde o líder não se sente seguro para tomar determinadas decisões.

Por fim, a liderança liberal se caracteriza por deixar o grupo trabalhar de forma mais independente, visto que não precisam de acompanhamento constante, a equipe possui capacidade de se autogerir. O que não pode se confundir com liderança omissa, o líder liberal possui sim, responsabilidades com a organização, delegação de tarefas e motivação da equipe.

São evidentes as vantagens de liberdade na tomada de decisão, confinaça entre líder e liderado e descentralização que esse estio de liderança permite, por outro lado, há que ter cuidado com a possibilidade de se gerar um sentimento de falta de direcionamento da equipe ou ainda um individualismo exarcebado a ponto de gerar pouco respeito a figura do líder.

Equipes que possuem um elevado nível de maturidade, profissionais experiente e especialistas, a ponto de não precisar em demasia do líder, encontram território próspero nesse estilo de liderança.

Considerações finais

Tratados os principais estilos de liderança, suas características e vantagens e desvantagens de adotá-los no ambiente de trabalho em que se está inserido, é importante se analisar de forma deve ser definido o estilo mais adequado para a situação que se apresenta.

Existe um estilo melhor? Não. Não existem um estilo melhor e que funcione de forma eficaz em todas as situações, empresas, ou equipes.

Um bom líder deve ser capaz de transitar entre os diferentes tipos de liderança caso queira obter melhores resultados e melhores desempenhos individuais e em equipe. Reconhecer o ponto de equilíbrio entre os estilos e as situações postas nem sempre é fácil por se tratar de pessoas e suas individualidades.

Portanto, todos os estilos narrados se compõem de prós e contras, saber utilizá-los apropriadamente no trabalho é o grande desafio dos atuais líderes. Independente de qual seja o estilo adotado, existem características comuns que todo o líder deve possuir: saber delegar, motivar, estar em constante aprendizado e possuir entregas de qualidade.

Quanto mais completo for o líder, maior será sua capacidade de reconhecer a forma melhor aplicável a cada situação, de assumir a postura adequada para tomar as melhores decisões.

Referências bibliográficas

CHIAVENATO, Idalberto. Administração geral e pública. 6. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.

MELLO, F. B. Conheça os 10 perfis de liderança mais comunsAdministradores, 2010.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (361.4 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com