TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MATRIZ DE ATIVIDADE INDIVIDUAL

Por:   •  5/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.567 Palavras (11 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 11

        MATRIZ DE ATIVIDADE INDIVIDUAL

Disciplina: Gestão de Pessoas

Módulo: Módulo 4

Aluno: Renata de O. Wan der Maas Velloso

Turma: MBA Executivo: Gestão Empresarial

Introdução

A liderança no contexto organizacional, tem o papel de estingar, ter capacidade de influencia, incentivar, inspirar confiança e precisa ser o exemplo. Lidar com pessoas, é algo desafiador, pois as pessoas são diferentes, possuem histórias de vida diferentes, temos mudanças a todo momento, e é neste contexto que precisamos respeitar a individualidade de cada um. Toda organização precisa estar engajada no mesmo propósito, com valores muito bem estabelecidos, praticando ações condizentes com a cultura organizacional, promovendo uma gestão de acordo com a realidade no qual as pessoas e a organização estão inseridas, influenciando positivamente a equipe e agindo sempre com transparência. O Líder é o norteador, o espelho para toda sua equipe, se ele não está no mesmo propósito da organização, toda sua equipe pode também ser influenciada negativamente, ele precisa estar comprometivo e promover o desenvolvimento das pessoas.

É neste contexto que iserimos a importância da liderança, onde se faz necessário observar as diferentes formas de atuação, diferentes estilos de liderança. Os estilos de liderança são as características do líder frente aos seus liderados, podendo exercer a influencia para eficiência na qualidade dos resultados obtidos de uma organização. A abordagem dos estilos de liderança é de verificar que a liderança não depende de um conjunto de caracteriticas particulares de cada individuo (conforme o movimento dos traços) e sim as caracterisricas do líder frente a situação, tendo como perspectiva o desenvolvimento desses líderes.

Desenvolvimento – análise de diferentes perfis de liderança

  1. Estilo autocrático (Centralizador): 

Neste estilo temos normalmente lideres que assumem um papel mais autoritário, exerce uma liderança de cima para baixo, assumem riscos mais ousados. O Líder autocrático é centralizador das decisões, do poder, não permitindo a intervenção e a participação dos liderados. Foco e cobrança nos resultados.

Vantagens: Esse estilo é bem-vindo nas áreas de atuação como, contrução, saúde, industrias, pois há a necessidade de tomada de decisão de forma rápida e ágil, com raciociono estruturado, assertividade no processo. Uma outra vantagem está na qualificação dos liderados, onde podem concentrar nas tarefas especificas de uma forma mais qualificada. Equipes eficientes no cumprimento de prazos. Atuação mais assertiva e rápida em equipe inexperiente, onde o líder dedica o seu tempo mostrando os aspectos considerados para tomada de decisão.

Desvantagens:

Tensão na equipe, descontentamento por não poder contribuir com o seu ponto de vista, ambiente de forte pressão, autoritarismo, completa dependência do líder, desvalorização das habilidades do subordinado, onde as opiniões não são ouvidas, prejudicando a capacidade de desenvolvimento de novos lideres. Decisões arriscadas, onde se o líder não for competente e conhecer a fundo todo o processo, a organização pode ter consequências em tomadas de decisões erradas.

  1. Estilo Participativo (Democratico):

Partindo do pressuposto que o Líder não tem resposta para tudo, em relação aos problemas e desafios complexos (lideraça heroica), podemos dizer que o estilo participativo é o oposto do autocrático. Neste estilo de liderabça os líderes tomam decisões de forma participativa, obtem atenção e escuta dos problemas de seus liderados. O líder democrático é capaz de perceber os acontecimentos e tomar decisões/atitudes adequadas para ajudar o grupo quando necessário. A comunicação é eficaz, exercendo uma comunicação clara, transparente e objetiva com todos, criando uma boa relação. Oferece Feedback’s assertivos, reconhecendo o desenvolvimento e os pontos positivos dos colaboradores, e também os pontos a serem desenvolvidos. Um dos pontos fundamentais dessa liderança, são os valores, fundamentais para a organização, reforçando sempre a missão, visão, valores e cultura organizacional. Podemos citar também outras características: Encorajador, não gosta de conflitos, normalmente são reservados.

Vantagens:

Produtividade, equipe motivada, autonomia da equipe, sinergia entre os intresesses da organização com os talenteos individuais da equipe, maior envolvimento dos liderados, valorizando a todos que participam e estão engajados no mesmo propósito, investimento no caital humano. Potencializa a qualidade de vida dos colaboradores, desenvole a autonomia, aumento do comprometimento da equipe, conhecimento compartilhado, aumento da criatividade e inovação.

Desvantagens:

Não gostam de correr riscos, evitam holofotes, se preocupam com os que os outros acham, porém nem sempre as decisões da equipe são as mais eficientes para a organização ou para aquele momento especifico, e desagradar os liderados não o satisfaz. As tomadas de decisões podem não ter tão ágeis, onde muitas vezes as decisões rápidas são necessárias. Nem sempre este estilo de liderança agrada a todos os liderados pois existem pessoas que não gostam de tomar decisões e assumir a responsabilidade.

  1. Estilo Laissez-faire (liberal)

Neste estilo de liderança a predominância é a delegação das obrigações, sem utilizar da sua autoridade. Não há uma definição traçada, onde a liberdade para as decisões tanto pelos subordinados atuando em grupo ou de forma individual, tendo pouca intervenção/atução do líder. A participação do Líder é limitada.

O conhecimento é compartilhado a partir do momento em que há uma solicitação/demanda pelo subordinado, ou seja, é necessário solicitar informações, o líder tem pouco envolvimento na tomada de decisão e diretrizes, permite que os subordinados liderem e se desenvolvam. Neste estilo de liderança, há um incentivo para que os subordinados sejam proativos, vencerem as dificuldades por conta própria. Neste cenário o líder deve proporcionar e garantir recursos para o desenvolvimento das habilidades de seus subordinados.

Vantagens:

Os liderados desenvolvem a autonomia e a capacidade de resolver problemas, criando também um ambiente colaborativo, critativo e motivador.

Os subordinados também conseguem escolher o método mais adequado ao seu perfil de trabalho.

Como a motivação é algo intrincego, este estilo pode contribuir para a aumentar a motivação e responsabilidade do individuo. O aumento da especialização dos colaboradores é uma tendência uma vez que as escolhas das tarefas são feitas por eles, aumentando consequentemente a especialização, concentrando suas escolhas nas áreas mais talentosas.

Desvantagens:

Nem sempre trabalhar sob este estilo de liderança é fácil, alguns subordinados podem não se adaptar ou não gostar de trabalhar sob uma orientação. Muitas vezes estão associados a profissionais inseguros ou inexperientes. Neste estilo a criatividade/inovação ficam em segundo plano, pois os colaboradores tendem a realizar a tarefa utilizando um método tradicional e rotineiro de trabalho. O perfil do líder é mais reativo e não proativo. A falta de definição de papeis pode prejudicar a organização na tomada de decisão.

  1. Liderança Situacional

Adaptabilidade para atuar em situações diversas, é a palavra chave para este estilo de liderança. Líder de alta performance, pois também se adapta de acordo com o perfil de cada colaborador. É o espelho para seus liderados, pois o líder os incentiva a potencializar a sua própria performance.

O direcionamento é dado para que os colaboradores possam executar suas tarefas, acompanhando até a sua finalização.  Orientação, Apoio, Delegação, Flexibilidade, Comunicação, Relacionamento Resiliência também se fazem presentes nas características deste estilo.

O Líder neste caso é capaz de desenvolver o colaborador levando-o para um nível altamente qualificado e motivado.

 Neste estilo é levado em consideração os diferentes níveis de maturidade e disposição para execução das atividades, e ao combinar o nível de prontidão e o estilo de liderança, os envolvidos tendem a entregar melhores resultados.

Vantagens:

Neste estilo o líder é obrigado a desenvolver a visão sistêmica, compreender as situações de uma forma mais ampla, aumentando a visão estratégica da organização e do negócio no qual está inserido.

Aplicabilidade do estilo de liderança de acordo com o perfil de cada colaborador, fazendo com que os motive e melhore seu desempenho.

Capacidade de identificar conflitos, conhecer a individalide de cada um, consequentemente terão resultados satisfatórios, alcançando os objetivos almejados.

Desvantagens:

Assim como um ponto forte para este estilo é o líder conseguir atuar de diferentes perfis, de acordo com o a situação, isto pode ser apontado também como uma desvantagem, pois caso o líder não seja capaz de escolher o melhor estilo pode colocar tudo a perder, descaracterizando o estilo situacional.

Mudanças de estilo de forma rápida, pode causar descontentamento da equipe.

Questionamentos e senso de injustiça pela equipe, onde alguns podem achar que estão tendo algum tipo de tratativa diferente. Podem ser vistos pelos subordinados como manipuladores.

Podem tender a tomada de decisão e a estratégia com maior ênfase a curto prazo.

  1. Liderança Conectiva

Este estilo de liderança esta focado nos liderados, pois a eficácia do líder depende das ações de seus liderados. Respeito de ambas as partes, o Lider precisa ser respeitado e reconhecer o bom trabalho, e precisa respeitar o estilo de cada pessoa, dar credibilidade as pessoas pelas ideias. Neste contexto podemos chamar de conexão emocional.

Há também a conexão dos pares, estabelecendo conectividade e relacionamento com as pessoas e processos visando alcance dos resultados.

Neste estilo o líder conecta os liderados aos objetivos da organização.

Vantagens:

O Líder é capaz de orientar, capacitar e incentivar. Os colaboradoeres buscam melhorar, mesmo cometendo erros sabem que não serão demitidos e receberão ajuda.

Autonomia da equipe, busca a satisfação, detem um senso de comunidade, buscam na formação de novos lideres.

A individualidade é respitada para o desenvolvimento da pessoa.

Fornece direção e clareza para os subordinados

Aumento na produtividade e engajamento, onde o subordinado entende que o seu desempenho a organização é muito importante para o alcance do objetivo

Desvantagens:

O Líder não deve utilizar este estilo o tempo todo, pois pode comprometer a sua atuação, ou seja, não funciona em todas as ocasiões. Pode obter perda de produtividade a curto prazo, pois pode se levar um tempo maior para desenvolver novas competências. Para o desenvolvimento dos seus liderados, é necessário dispender de um maior tempo e dedicação.

  1. Coercitivo

Este estilo de liderança é muito semelhante ao estilo autocrático, onde o líder é o tomador de decisões e os subordinados apenas executam a sua ordem.

O atingimento das metas e e alcance dos resultados está associado a cobrança, punição.

O Líder coercitivo exige um cumprimento de uma ordem dada, diz a equipe o que deve ser feito e como, dita as regras.

Utiliza-se do seu poder hierárquico.

Vantagens:

Em situações que requer maior controle das atividades, é um estilo que pode ser favorecido.

Quando se tem uma equipe problemtática, e precisa de um estilo de liderança mais enérgico e radical pode obter resultados.

Pelo fato de trabalharem sob medo, os colaboradores tendem a entregar bons resultados a curto prazo.

Desvantagens:

Pode haver um turnover alto na organização, pois caso o colaborador seja o responsável pelo não atingimento dos objetivos ou não entregar os resultados esperados, a substituição do colaborador poderá ser feita, ou até mesmo o colaborador não se adaptar a este estilo mais autoritário e buscar novas oportunidades.

Feedbacks apenas reforçando o ponto negativo.

Ambiente de trabalho pesado, colaboradores com chance de desenvolver o stress.

Não desenvolvimento dos talentos, pouca produtividade e criatividade dos subordinados.

  1. Marcador de ritmo

Estabelecido pelos altos padrões de desempenho, focando na rotina de cada pessoa.

Detalhista, gosta de exemplificar com cada um individualmente o que deve ser feito para garantir a qualidade da entrega.

Tenta liderar pelo exemplo

Vantagens:

Neste estilo de liderança o líder está sempre presente com a equipe para enfrentar os problemas.

Alcance dos resultados em curto prazo.

Situações mais rápidas e mais técnicas este etilo tende a dar certo.

Equipes com um grau de maturidade baixa, gostam de alguém que ditem as regras.

Desvantagem:

Falta de autonomia dos liderados, impactando também o desenvolvimento, gerando desmotivação.

Foco no individualismo

Falta de paciência quando algum colaborador não acompanhar o seu ritmo.

Gosta de ter o controle total da situação

Dificuldade em dar Feedbacks sobre o desempenho

Prefere pegar e fazer quando algo não está saindo da forma que ele planejou.

  1. Inspirador

Este estilo remete inspiração, motivação dos indivíduos para com o líder. É uma liderança que transmite confiança, encara desafios, pois sabe administrar as mais variadas situações.

A ajuda mutua entre liderados e líder auxilia para o avanço de nível.

A autenticidade e curiosidade também estão presentes, agregando bons hábitos e valores no time.

Um líder inspirador tem sempre alguém que o inspira também.

O desenvolvimento intelectual e orientação individualizada também estão presentes como características deste estilo de liderança.

Vantagens:

Equipes motivadas e que buscam um bom desempenho, Líder age com ética e é o mais justo possível, sabe delegar

Desvantagens:

Podem obter conflitos com outras pessoas de dentro da organização, gerando conflitos com personalidades fortes e questionadoras.

  1. Paternalista

A principal característica desse estilo é o relacionamento com a equipe, construindo relações afetivas paternalistas, ou seja, baseada no bom relacionamento.

Esta liderança demanda empatia, evita conflitos.

O Líder tem o papel de apoiador no relacionamento interpessoal

Alinhado aos valores e objetivos da organização, trazendo a equipe para o mesmo proposito.

Vantagens:

Grande facilidade para resolução de conflitos, comunicação assertiva, ajuda mutua entre colaboradores e líder, utiliza muito do feedback positivo acreditando no melhor rendimento, impactos positivos no clima organizacional, incentiva a inovação e ao compartilhamento de ideias.

Desvantagens:

Líder não gosta de fornecedor fedback negativo, a liderança está mais ligada ao lado emocional, não focando nos resultados. O Desenvolvimento da equipe pode ser prejudicada por não conseguir ser neutro na resolução de conflitos e também na busca de resultados. Quando exige um maior pulso pelo não atingimento do objetivo, o líder pode se eximir.

  1. Visionário

Possui uma ótima comunicação, a criatividade é uma das suas principais características. Neste estilo o líder possui uma visão sistêmica, focada, consegue se preparar para desafios, oportunidades, mudanças, calculando os riscos inerentes ao fluxo, mediante a este cenário está disposto a correr risco.

Vantagens:

Tem preocupação com a equipe, valoriza seus colaboradores, é o exemplo para equipe, possui autoconhecimento, autoconfiança, criatividade, bom planejador, capacidade de influencia, estrategista.

Desvantagens:

Sonhador, podendo não ser realista em alguns momentos, tendo dificuldade de se concentrar no presente, são imediatistas e impacientes, não gostam de ser controladas, pode provocar um ambiente mais intenso e desorganizado.

Considerações finais

Mediante o estudo realizado dos diferentes estilos de liderança, de acordo com meu ponto de vista, não existe nenhum estilo certo e errado, ou que todos os modelos funcionem para todas as organizações. Muitas vezes o estilo de liderança é exigido de acordo com um determinado momento que a organização ou o setor está vivenciando. Cada estilo de liderança difere um do outro, assim como cada individuo é único, e cada um estabelece a sua contribuição. Neste sentido, o que as organizações precisam se atentar é investir no capital humano, valorizando cada vez mais, para assim maximinar seus resultados, gerando valor para o negócio.

O desenvolvimento da liderança juntamente com as competências é crucial e essencial para o sucesso da organização. Ter uma equipe, engajada, comprometida, de alta performance, proativa, e muitas outras competências cruciais para o sucesso na obtenção de resultados, é papel do líder realizar este desenvolvimento, e é neste sentido, que ele precisa possuir uma inteligência para atuar de forma eficaz de acordo com cada individo, aproveitando o momento e oportunidades.

Nunca teremos o conhecimento necessário para lidar com todas as situações, portanto, este engajamento, auxilia na construção do melhor cenário para a organização. 

Referências bibliográficas

  • FERREIRA, Victor Claudio Paradela. et al. Gestão de Pessoas na Sociedade do Conhecimento. 2. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2017.
  • MELLO, F. B. Conheça os 10 perfis de liderança mais comunsAdministradores, 2010. Disponível em: http://www.administradores.com.br/noticias/carreira/conheca-os-10-perfis-de-lideranca-mais-comuns/36401/. Acesso em: 30 de Junho de 2020.
  • NARDUCCI, Viviane. Gestão de Pessoas. Conteúdo online disponível em:  http//www.ls.cursos.fgv.br. Acessado em 25 de Junho de 2020. Rio de Janeiro: FGVOnline, 2020.
  • RODRIGUES, Robson. A liderança coercitiva e o êxodo corporativo. Administradores, 2019. Disponível em: https://administradores.com.br/artigos/a-lideranca-coercitiva-e-o-exodo-corporativo. Acesso em 25 de Junho de 2020.
  • SBCOACHING. Estilos de lideraça: O que são, tipos e como funcionam. 2018. Disponível em: https://www.sbcoaching.com.br/blog/estilos-de-lideranca/. Acesso em 25 de Junho de 2020.
  • SEBRAE. Vantagens da liderança participativa. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/vantagens-da-lideranca-participativa,e822ef60f0e8b510VgnVCM1000004c00210aRCRD. Acesso em 29 de Junho de 2020.
  • SOTILLI, Patricia. O papel do líder na empresa, algumas funções básicas. Administradores, 2012. Disponível em: https://administradores.com.br/artigos/o-papel-do-lider-na-empresa-algumas-funcoes-basicas. Acesso em 26 de Junho de 2020.
  • SOUSA, João Paulo Santos. ESPÍRITO SANTO, Eniel. Uma análise dos estilos de liderança organizacional. Brapci, 2010. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/article/view/0000009191/fab2ab8fcd9a87fd382033fb316d2a59/. Acesso em 30 de Junho de 2020.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (412.2 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com