TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MATRIZ DE ATIVIDADE INDIVIDUAL

Por:   •  4/7/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.151 Palavras (5 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 5

        MATRIZ DE ATIVIDADE INDIVIDUAL

Disciplina: Gestão de Pessoas-0121-1_5

Módulo: Atividade Indivudual

Aluno: Cristiane Nunes (A58171171)

Turma: ONL020Y8-ZOGESP44T7

Introdução

Neste modulo de Gestão de Pessoas estudei e conheci diversos tipos de liderança que me fizeram a analisar e repensar líderes que já possui e situações vivenciadas no mundo corporativo.

Conheci novas estratégias das quais quero levar quando assumir um cargo de liderança e outras situações que não quero reproduzir.

Neste trabalho irei comentar um pouco sobre cada uma das lideranças tentando demonstrar as principais características dos perfis de liderança, vantagens e desvantagens e os estilos de liderança organizacional dos quais presenciei.

Espero que atinja meu objetivo de forma clara e que você leitor também possa refletir sobre os tipos de lideranças que iremos ver.

Desenvolvimento – análise de diferentes perfis de liderança

1.Coercitivo

Lider Coercitivo não está ensinando e sim mandando infelizmente essa postura é muito comum nas instituições e não cria um funcionário para ser líder, nem para desempenhar tarefas com autonimi, cria um funcionário executor, onde sem seu “chefe” não consegue desenvolver nenhuma tarefa, criando um verdadeiro caos na instituição, quando seu líder não estiver na instituição.

2. Democrativo

Líderes Democraticos são pouco comuns nas instituições hoje pois conseguem a cooperação de sua equipe através da participação, confiança, conversa, dependendo do setor acaba sendo pouco produtivo já que ao ouvir todos os membros da equipe demanda tempo. Sua equipe precisa possuir um grau de maturidade alto para que todos os membros chegem a ter ideias de forma rápida. Porém pode parecer que possui indecisão e possuir pouco poder de decisão.

3. Autoritário

Lider Autoritário são comuns nas instituições e espero que no futuro não aja mais líderes com esse perfil por ser prejudicial a sua equipe.

Sua tomada de decisão depende única e exclusivamente de suas experiencias, são autoritários, a meu ver esse tipo de liderança somente funciona para gerenciar crises que envolvam a vida de seus funcionários, exemplo incêndio, acidentes, para assumir o controle total de uma situação.

Pois em qualquer outra situação esse tipo de liderança acada sendo prejudicial e desmotivadora para a equipe, as gerações hoje de funcionarios não cade mais manda quem pode obedece quem tem juízo.

4. Marcador de Ritmo.

Muito comum nas instituições, pois lidera pelo exemplo, porém para funcionar precisa de uma equipe sênior, apenaspara objetivar a execução das tarefas, se sua equipe não for sênior pode gerar um grande desconforto e ou frustação caso não atinja os objetivos e seus liderados não sintam parte da instituição. Acredito que este tipo de liderança apenas aperfeiçoe os detalhes da equipe ao longo de seu percurso.

Neste caso o líder deve ficar muito atento para não assumir o papel de executor quando algo não for entrege.

5. Paternar

Atuo atualmente numa empresa que presa este modelo de gestão, com a criação de laços fraternais, os colaboradores sentem parte da instituição, ficamos motivados, engajados, valorizados, nos sentimos parte da família. A obtenção de resultados nesta pandemia por exemplo foi excelente todas as metas atingidas, financeiro, vendas, marketing, pois todos estavam engajados em entregar o melhor para a instituição,

 Não deixar na mão uma empresa que ao zero minuto colocou todos os funcionários em casa, mesmo sendo pequena, e aqueles que desempenham atividades que não podiam ser a distância estavam indo de Uber ou Táxi. Havia reuniões semanais no início com a diretoria para saber se estávamos bem e com saúde e quais seriam os próximos passos.

A única diferença que eu noto é que a minha empresa possui muita preocupação no desenvolvimento de skils de seus funcionários, não possui a preocupação de quem fez errado e sim como não faremos errado novamente e corrigir e aprender juntos.

6. Treinador

Não conheço empresas que possuem esse tipo de líder porem acredito que futuramente será um dos mais requisitados já que consegue enxergar pontos positivos e negativos e moldar os profissionais ao longo de suas carreiras, assume muitos riscos já que difícil a companhia aceitar que seus funcionários evoluam naturalmente.

Este tipo de liderança é o que mais desenvolve novos líderes, que faz a equipe estar motivade engajada, mais será que estamos preparados e essa liderança funciona em todas as instituições, acredito que os funcionários precisem estar em um nível sênior para ter um líder deste tipo.

7. Centralizador

Outra liderança comum nas instituições pois vemos líderes e liderados com pouca experiência e com medo de assumir riscos e tomando decisões com base em sua experiência e com dificuldades em delegar. Mais essa liderança pode ser utilizada com liderados inexperientes ou imaturos.

Sendo centralizador a equipe sem seu líder fica perdida não sabendo o que deve fazer ou executar, recentemente uma colaboradora em minha empresa que possuía esse tipo de liderança como habilidade saiu da empresa e esse departamento virou um verdadeiro caos, tivemos que ajudar e outros dois membros da equipe de cinco pessoas acabaram saindo pois estavam muito insatisfeitos com a saída e não conseguiram lidar com as tarefas que deveriam executar de forma autônoma.

8. Liberal

Tipo de liberança pouco comum nas instituições pois precisa de funcionários nível sênior, com senso de responsabilidade, autonomia.

Tomadas de decisões podem ser mais democráticas com esse tipo de líder, porem precisam ficar atentos para não ter queda de produtividade devido ao estilo liberal, e seu líder pode muitas vezes ser enfraquecido no seu papel, devido a instituição ver a equipe andando sozinha.

9. Inspirador

Muito comum nas instituições, pois lidera pelo exemplo acaba sendo seguido por seus funcionários por ser inspiração, mais para que de certo precisa de funcionários extremamente motivados, ouvir seus funcionários e entender que suas experiencias nem sempre são o fundamental para tomar uma decisão precisa ouvir sua equipe.

10. Visionario

Pouco comum nas instituições pois tende a criar projetos importantes para o futuro da organização, precisa estar em constante aperfeiçoamento, pois precisa motivar sempre a equipe, tive o prazer de trabalhar com um diretor visionário, que em uma entrevista de emprego conseguiu me fazer pensar no futuro e querer estar ao seu lado.

Focado sempre em aperfeiçoamento constante e desenvolvimento de pessoas acima de tudo, pois quando estamos aprendendo conseguimos aprimorar nossas habilidades e construir- las.

Considerações finais

Após a apresentação e discussão desses tipos de liderança posso concluir que o melhor líder é aquele que em seus projetos consegue se adaptar as equipes lideradas as pessoas contratadas e perceber que cada individuo possui uma particularidade, o que funciona com um não funciona com outro.

Neste mundo globalizado um líder precisa ser versátil, ágil, confiável, responsável, ter senso de urgência, saber distribuir tarefas e dosar tipos de liderança no decorrer das situações.

Entender que ser versátil é mais eficiente e gera um melhor resultado para a companhia. Saber dosar os prós e contra dos tipos de liderança é a chave para um bom líder. Pelo que pude compreender somente com aprendizagem e aperfeiçoamento constante isso pode ser obtido.

Desenvolver pessoas com as mesmas características hoje é o principal papel do líder, o formador de opinião, acredito ser o maior desafio fazer seus liderados a pensar fora da caixa, serem objetivos, versáteis, confiáveis, entender a urgências de tarefas e execução.

Referências bibliográficas

https://administradores.com.br/noticias/conheca-os-10-perfis-de-lideranca-mais-comuns

https://menvie.com.br/lider-autocratico/

https://www.ieepeducacao.com.br/seis-tipos-de-lideranca/

https://administradores.com.br/artigos/lideranca-inspiradora

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (238.1 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com