TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MATRIZ GE E BCG

Por:   •  20/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  318 Palavras (2 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 2

MATIZ GE

Matriz GE é uma ferramenta de análise do portfólio baseada nas unidades de negócio em uma empresa. Através desta matriz, é possível analisar as unidades de negócio mais relevantes para o negócio.

A matriz GE leva em consideração o posicionamento das unidades em frente à atratividade industrial na qual operam, facilitando, então, a tomada de decisão para que seja possível optar ou não por determinado investimento. Com isso possibilitando o direcionamento do planejamento estratégico, visando a maximização dos lucros e da redução dos riscos.

MATRIZ BCG

Matriz BCG consiste em uma técnica de seleção de estratégias, pautada em uma análise gráfica com o objetivo de apoiar na tomada de decisão, oferecendo suporte na avaliação de portfólios de produtos, unidades de negócios, entre outros.

A partir da análise da matriz BCG, os profissionais de marketing, vendas e planejamento podem analisar caso a caso os produtos comercializados, identificando investimentos e descartes. Ao dominar essa ferramenta, é possível prever as tendências de crescimento e as possibilidades de lucro, maximizando os ganhos da organização.

-

As matrizes GE e BCG fornecem dados importantes para a análise estratégica, possibilitando o desenvolvimento de argumentos que podem ser utilizados no planejamento de uma situação futura, no estabelecimento de metas e nas decisões de investimentos e unidades de negócio e produtos. Estas matrizes são direcionadas para a  administração de alto nível empresarial, a fim de avaliar cada uma de suas unidades de negócio e produtos, tomando, assim, importantes decisões estratégicas em busca dos melhores resultados.

Fazendo um comparativo entre as matrizes, pôde se analisar que a matriz GE permite que os gestores compreendam quais são as unidades de negócio mais relevantes para sua empresa, apoiando na analise de investimento nas unidades que mais estejam dando retorno para o negócio. Já a matriz BCG, possui um foco maior na analise de dados quanto aos produtos da empresa, apoiando na tomada de decisão quanto aos produtos mais relevantes e lucrativos para o negócio.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (55.6 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com