TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MERITOCRACIA NAS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  26/10/2015  •  Artigo  •  4.126 Palavras (17 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

ADMINISTRAÇÃO

MERITOCRACIA NAS ORGANIZAÇÕES

CLÁUDIO MÁRCIO GOMES DE MOURA

CAMPOS DOS GOYTACAZES

DEZEMBRO/2015


CLÁUDIO MÁRCIO GOMES DE MOURA

MERITOCRACIA NAS ORGANIZAÇÕES

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito parcial à obtenção do grau de Bacharel em Administração, do Curso Administração, da Universidade Estácio de Sá.

Prof. Orientador(a): Cláudia Loureiro

CAMPOS DOS GOYTACAZES

DEZEMBRO/2015


MERITOCRACIA NAS ORGANIZAÇÕES

Cláudio Márcio Gomes de Moura

Matrícula: 201002155258

Email: plisaac1@yahoo.com.br

                                                               

RESUMO

O estudo tem como principal objetivo contribuir com a discussão pela falta da meritocracia que diversas organizações deixam de adotar para maximizar o diferencial competitivo que elevam a capacidade produtiva e retém o funcionário que possui habilidades específicas que tanto faz a diferença para a organização. As empresas exigem que seus funcionários sejam multifuncionais e competentes; em contrapartida precisam reformular seus métodos de atração e retenção de talentos para que os mesmos possam desempenhar suas tarefas eficaz e eficientemente. A remuneração por competência tem por objetivo premiar o desempenho superior e aplicar a diferenciação para fins de remuneração. Este artigo analisou a prática da Meritocracia na Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.  

Palavras chave: Meritocracia, Competência e Remuneração.

1  INTRODUÇÃO

O diferencial competitivo que tem feito diferença nas organizações é sem sombra de dúvida, o fator humano. O gestor deve olhar para o seu capital intelectual e vê-lo como pessoa, não meramente como uma máquina ou um meio de ganhar dinheiro. O capital humano é o grande diferencial das organizações, e uma eficiente ferramenta para atrair e reter esta joia é cada vez mais indispensável ao sucesso das empresas.  

É extremamente importante que as organizações valorizem o seu funcionário e busquem mecanismos para atração e retenção de talentos. O ambiente organizacional é crescente, competitivo e globalizado, não sendo suficiente obter bons resultados em sistemas isolados, havendo uma necessidade de desenvolver programas de gestão integrados, compartilhados e únicos. Uma ferramenta ideal para estes objetivos é a Meritocracia, atrelada à Remuneração.    

Tal alternativa pode ser elaborada através de um sistema de Avaliação de Desempenho baseados na capacidade e competência e em uma gestão de remuneração, estruturada na prática da meritocracia. Isso significa identificar aqueles que apresentam melhor desempenhos e reconhecê-los, de forma que possam impulsioná-los a alcançar resultados cada vez melhores.

Segundo a matéria publicada na revista exame em setembro de 2005, foi a meritocracia que estimulou as vendas em uma das mais bem sucedidas lojas de eletrodomésticos do país. Assim como líderes de empresas bem-sucedidas, são unânimes em afirmar que esses mimos são quase tão importantes para empurrar os profissionais rumo aos resultados quanto o dinheiro. "O que a gente sempre diz é que o dinheiro enche o bolso do funcionário, mas essas práticas enchem a alma", afirma Luiza Helena, do Magazine Luiza. Vendedores que superam a cota de vendas em 10% veem a comissão subir também 10%. Prêmios em dinheiro são atrelados à meta de cada funcionário, de cada loja e da rede como um todo.

O objetivo deste trabalho é analisar a importância da remuneração aliada à meritocracia na obtenção da redução da criminalidade, muito recorrente em todo o Estado do Rio de Janeiro, buscando uma melhor aplicação dos conceitos, através de programas motivacionais baseado na Remuneração Estratégica.

Para atender o objetivo central deste artigo, é necessário, em primeiro lugar, identificar os conceitos fundamentais relacionados à meritocracia, tais como competência, avaliação de desempenho e remuneração. A partir dos conceitos, busca-se relacionar as ferramentas de gestão de pessoas ao desenvolvimento de um ambiente organizacional marcado pela meritocracia como filosofia de administração dos recursos humanos e, para tanto, toma-se como referência um estudo de caso na 4ª Companhia de Polícia Militar, onde a aplicação de gratificações por metas pode demonstrar o efeito positivo do princípio de meritocracia nas organizações.

 2  REFERENCIAL TEÓRICO

MERITOCRACIA NAS ORGANIZAÇÕES

De acordo com Barbosa (1999), meritocracia (do latim mereo, merecer, obter) é a forma de governo baseada no mérito. As posições hierárquicas são conquistadas, em tese, com base no merecimento, e há uma predominância de valores associados à educação e à competência. Meritocracia também indica posições ou colocações conseguidas por mérito pessoal. Segundo a autora a meritocracia é mais justa que outros tipos de sistemas hierárquicos, pois não se dá por sexo ou raça.

Para Barbosa(1999), a meritocracia é um dos principais sistemas de hierarquização social da sociedade moderna. Ela pode ser definida como um conjunto de valores que postula que as posições sociais dos indivíduos na sociedade devem ser resultado do mérito de cada um, ou seja, das suas realizações individuais. Assim como na sociedade, a meritocracia também é uma questão no contexto da gestão de empresas. Na meritocracia, os funcionários têm metas ligadas ao crescimento da empresa e são remunerados pelo cumprimento delas. A meritocracia têm como princípio o reconhecimento das melhores pessoas e dos melhores resultados. A meritocracia anda de mãos dadas com a competência e resultados positivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.1 Kb)   pdf (161.7 Kb)   docx (26.9 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com