TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MOTIVAÇÃO DOS SERVIDORES INTERFERE NA QUALIDADE DOS SERVIÇOS PRESTADOS PELO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DA BAHIA À POPULAÇÃO

Por:   •  9/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.706 Palavras (7 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 7

    UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA[pic 1][pic 2]

    UAB – UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

    CURSO: ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

    POLO: SENHOR DO BONFIM

DE QUE FORMA A MOTIVAÇÃO DOS SERVIDORES INTERFERE NA QUALIDADE DOS SERVIÇOS PRESTADOS PELO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DA BAHIA À POPULAÇÃO

SENHOR DO BONFIM, DEZEMBRO DE 2013

    UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA[pic 3][pic 4]

    UAB – UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

    CURSO: ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

    POLO: SENHOR DO BONFIM

WILLIAM JOSÉ FERREIRA DE SANTANA

DE QUE FORMA A MOTIVAÇÃO DOS SERVIDORES INTERFERE NA QUALIDADE DOS SERVIÇOS PRESTADOS PELO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DA BAHIA À POPULAÇÃO

Pré-projeto apresentado como forma de avaliação parcial da disciplina Seminário III, ministrada pelo Professor Alexandre José Alves da Silva.

 

 

 

SENHOR DO BONFIM, DEZEMBRO DE 2013

INTRODUÇÃO

Serviço público é uma utilidade ou comodidade material que pode ser prestada/usufruída de forma singular, mas que satisfaz necessidades coletivas que o Estado assume como tarefa sua, podendo prestar de forma direta ou indireta, seguindo regime jurídico de direito público total ou parcial.

O serviço público é regido pelos princípios da administração pública, além dos princípios específicos, que estão dispostos  o artigo 6º da Lei 8.987/95:

Art. 6o Toda concessão ou permissão pressupõe a prestação de serviço adequado ao pleno atendimento dos usuários, conforme estabelecido nesta Lei, nas normas pertinentes e no respectivo contrato.

§ 1o Serviço adequado é o que satisfaz as condições de regularidade, continuidade, eficiência, segurança, atualidade, generalidade, cortesia na sua prestação e modicidade das tarifas.

Atualmente, quando falamos em acesso ao serviço público, quase que de forma unânime, remetemos à ideia de serviços precários, falta de compromisso, corrupção, morosidade, etc. Esses problemas encontrados têm sido amplamente discutidos, pois a má prestação dos serviços de cunho público tem sido constante.

Há diversos fatores que podem ser apontados como motivos para a má prestação do serviço público, um dos quais, objeto da referida pesquisa, é a falta de motivação dos servidores. Manter servidores motivados, que desenvolvam suas funções com eficiência e eficácia é um grande desafio para o gestor público.

Segundo Ferreira et al. (2006), McClelland afirmou que as pessoas são motivadas por três necessidades: realização, poder e associação. Não há dúvidas que a necessidade de realização está associada à melhoria de padrões de qualidade; a necessidade de poder está diretamente ligada ao desejo de persuasão e influência sobre as demais pessoas. Portanto, identificar os fatores que influenciam na motivação dos servidores públicos é de suma importância para a elaboração e desenvolvimento de programas e estratégias que possam dirimir o problema, consequentemente, trazendo melhoria na qualidade do clima organizacional e dos serviços prestados à comunidade.

Apesar da tendência que indica as novas teorias acerca da importância de se valorizar os indivíduos nas organizações, é possível constatar que pouca atenção tem sido dispensada para a questão, o que tem acarretado um maior desânimo nos colaboradores e desmotivação no trabalho, provocada por um conjunto de políticas geradoras de incerteza e insegurança, que podem causar graves problemas tanto para as organizações quanto para as pessoas. Em relação aos locais de trabalho pode haver perdas de seus padrões de qualidade e produtividade, já em relação aos trabalhadores, as consequências negativas estão ligadas à saúde física e mental, ao estresse, ao absenteísmo, à baixa produtividade e ao fraco desempenho no trabalho, sem contar a falta de comprometimento com sua organização.

Contudo, mesmo com a crescente busca pelo setor empregos públicos e suas vantagens, tais pessoas não tem demonstrado motivação para a realização de suas atividades, fato que influencia de maneira significativa a qualidade dos serviços prestados à comunidade.

A presente pesquisa tem como objetivo disponibilizar aos gestores públicos, em especial à administração superior do Ministério Público do Estado da Bahia, informações quanto ao grau de motivação dos servidores e os principais fatores que a influenciam positiva ou negativamente, auxiliando na adoção de medidas que visem melhorar a motivação dos mesmos.

JUSTIFICATIVA

A realização deste estudo se justifica pela importância que a área de gestão de pessoas possui dentro de uma organização para eficácia da realização de sua missão. O serviço público tem como razão de ser o interesse público, enquanto que o servidor público é a “porta de entrada” para acesso aos serviços a serem dispensados à comunidade. Com o servidor satisfeito e motivado, as metas e diretrizes de gestão tendem a ser atingidas com mais facilidade e eficácia, melhorando rotinas e qualificando a prestação de serviços à população.

Tendo em vista que a administração pública vem se modificando, em busca da satisfação do cidadão e usuário dos serviços públicos, voltada para melhores resultados e eficácia da organização, é fundamental que os servidores que dão sustentação à administração pública estejam comprometidos e motivados.

OBJETIVO GERAL

Verificar como os programas motivacionais adotados pela administração superior do Ministério Público da Bahia atuam no fomento a uma melhor prestação de serviços públicos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Verificar a motivação pessoal dos servidores do Ministério Público da Bahia.

Levantar os programas motivacionais adotados pelo órgão para o bem-estar do servidor.

Verificar se os Programas adotados pelo órgão influenciam na produtividade, na motivação pessoal e profissional dos servidores.

Identificar se a procura pelo trabalho no órgão se dá por conta dos fatores motivacionais.

REFERENCIAL TEÓRICO

Como efeito da globalização, mudanças ocorrem de forma constante e brusca, o fluxo de informações é extremamente acelerado. Estes fatores fizeram com que as organizações passassem a dar maior importância para seus Recursos Humanos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (202.8 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com