TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA: O SEGREDO DO SUCESSO EMPRESARIAL

Por:   •  28/3/2021  •  Artigo  •  2.484 Palavras (10 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 10

UCAM – UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES

REGIANE SIQUEIRA NASCIMENTO CARDOZO

MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA: O SEGREDO DO SUCESSO EMPRESARIAL – REGIANE SIQUEIRA NASCIMENTO CARDOZO

RIO DE JANEIRO – RJ

2019

UCAM – UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES

REGIANE SIQUEIRA NASCIMENTO CARDOZO

MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA: O SEGREDO DO SUCESSO EMPRESARIAL – REGIANE SIQUEIRA NASCIMENTO CARDOZO

Artigo científico Apresentado à Universidade Candido    Mendes – UCAM, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Gestão de Pessoas e Recursos Humanos.

RIO DE JANEIRO – RJ

2019

MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA: O SEGREDO DO SUCESSO EMPRESARIAL

Regiane Siqueira Nascimento Cardozo1

RESUMO

O presente artigo tem por objetivo analisar diferentes pontos de vista sobre a liderança e a importância da motivação dentro da organização. Atualmente, uma das mais importantes preocupações que as organizações enfrentam diz respeito a manter o seu capital humano, conquistando sua lealdade e despertando a produtividade e a criatividade; especialmente na era do conhecimento, na qual o principal detentor deste patrimônio é o colaborador. Cabe a liderança exercer seu papel estrategicamente, de maneira que a retenção de pessoas não se torne um problema. Altas performances são constantemente cobradas, fazendo que os mesmos tornem-se peças importantes no que tange a produtividade e sucesso empresarial. Mostramos uma percepção sobre a relação da motivação e o papel do líder no contexto competitivo atual das empresas, tendo em vista o papel da liderança como estratégia competitiva organizacional. O estudo se deu, por meio de revisão bibliográfica e descritiva. Dizer qual o melhor estilo de liderança é utopia, porém constatamos que a liderança eficiente é fundamental para a motivação de uma equipe e que cabe aos líderes buscar alternativas para manter seus liderados motivados.

Palavra-Chave: Motivação. Liderança. Teoria da hierarquia. Teoria dos dois fatores.

Introdução

        Um fator que todas as organizações possuem em comum, independente do seu tamanho ou se ela é uma empresa de manufatura ou de serviço, ou se ainda produz bens, tangíveis, mistos ou intangíveis. Este fator em comum é a busca do sucesso no que se propõem fazer. Exatamente nesta etapa que as empresas começam a se diferenciar, pois cada uma estabelece sua própria forma para alcançar o sucesso, porém podemos observar que a motivação acaba exercendo um papel fundamental em todas elas.

        Conforme Lopes (1980) “motivação é uma variável interveniente porque não pode ser vista, ouvida ou tocada: somente pode ser inferida por meio do comportamento”.

Neste sentido, qual estilo de liderança deve ser utlizado pelas empresas para manterem as equipes motivadas? A motivação dos colaboradores influenciam no sucesso empresarial?

Diante dessa circunstância, as organizações buscam desenvolver dispositivos para motivar e continuar motivando os seus funcionários, com ___________________

1 Graduada em Psicologia na Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro. Professora de Recursos Humanos, no Colégio Daltro Netto, Tutora Ead do curso de Tecnólogo em Recursos Humanos na UNOPAR.

objetivo de propiciar maior eficiência nos artigos e serviços oferecidos,, assim uma diferença competitiva.

Branham (2002) expõe que cada vez mais empresas estão encontrando formas de vencer a guerra pelo talento e prosperando, porque se comprometeram a agir da melhor forma para manter seus profissionais mais valiosos, concebidos como elementos de sucesso.

O trabalho foi realizado através da pesquisa bibliográfica e descritiva, realizada a partir da análise de materiais publicados, com objetivo de compreender como os estilos de liderança podem contribuir no processo de motivação das suas equipes e a importância da motivação para o sucesso das organizações.

Teoria da Hierarquia das Necessidades Maslow

Maslow (2000), desenvolveu um conceito sobre estrutura da motivação humana, onde através Teoria da hierarquia das necessidades básicas, onde estabeleçe um conjunto de condições para uma pessoa alcance a satisfação. De acordo com a Teoria da Hierarquia, as pessoas carregam dentro de si algumas categorias desta Hierarquia conforme podemos ver na figura a seguir:

[pic 1]

Figura 1: Pirâmide de Maslow.

Fonte: Jovem Administrador (2011).

Autor esclarece que mesmo acabando tudo para uma pessoa, com certeza a inclinação é ir em direção à satisfazer as suas necessidades fisiológicas. Neste contexto o companheirismo, o conhecimento, a liberdade, a auto-realização, e outros, deixam de ser primordiais para uma pessoa que está com fome, por exemplo. (MASLOW, 2000)

Segundo Maslow, neste contexto quando as necessidades fisiológicas são satisfeitas, surge outra necessidade, a de segurança. Podemos exemplicar como necessidade de segurança como: fé e/ou crença em algum tipo de religião, ou filosofia, necessidade de proteção, garantia e ausência de perigo, e até as reservas financeiras para o futuro.

Deste modo, na proporção que as necessidades fisiológicas vão atendidas, começa a surgir a próxima necessidade que seria a de segurança, tornando-se a base da motivação.

Para Maslow, no momento que as necessidades fisiológica e de segurança são supridas, surgem outras como a de afeto e a de amor, nesse sentido, vem a importância da afiliação, aceitação, estar em um grupo, amizades, relacionamentos, e familia. Realizadas estas necessidades o indivíduo sente outras necessidades a de obter a estimas das pessoas e sua própria auto-estima.

Maslow, 2000, esclarece que que após todas as necessidades serem atingidas, manifesta-se uma mais alta, a de auto-realização. Isso acarreta a busca de atingir sua capacidade, em toda da sua totalidade. Nexte contexto vem a questão do autodesenvolvimento e do auto-conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (243.7 Kb)   docx (132.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com