TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MOTIVAÇÃO E O PERFIL DO EMPREENDEDOR

Por:   •  3/12/2020  •  Resenha  •  546 Palavras (3 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 3

CAPÍTULO 1 - A MOTIVAÇÃO E O PERFIL DO EMPREENDEDOR

Somos introduzidos à história com os pais de Luísa, Maria Helena e Geraldo, bem vestidos e ansiosos pela participação de sua filha ao prêmio de Melhor Empreendedor Global do Estado de Minas Gerais concorrendo entre dez empresários com sua empresa chamada GMA - Goiabadas Maria Amalia Ltda. Porém antes do prêmio, precisamos conhecer a história de Luísa.

Somos introduzidos a sua família de Luísa, que anos antes deste evento, estava noiva e terminando o curso de odontologia. De muitos parentes trabalhadores, e todos eles com um nível satisfatório de sucesso, Luísa se via num ambiente cheio de dedicação e trabalho duro, principalmente quando se referia a sua tia e madrinha Fernanda. Fernanda era a pessoa mais influente da cidade Ponte Nova, proprietária da loja multifuncional e mercearia, Sereia Azul, é a única empresária da família. Seu estabelecimento é praticamente um centro cultural da cidade e arredores onde muitos se reúnem para conversar, se divertir, beber uma “pinguinha” e apreciar a goaibada-cascão especial feita por Fernanda. É nos passado para contextualização da importância da Sereia Azul para a cidade e os habitantes, histórias onde o estabelecimento era o protagonista de diversas reuniões para discussões importantes e para pensamentos progressistas na cidade.

Luísa desde pequena fora uma criança ávida, inteligente e criativa, mas que mais procurava aprender com conversas com pessoas do que na própria escola. Sempre curiosa e extrovertida, era com seus amigos, parentes e ajudando sua tia no trabalho da Sereia Azul que mais aprendia em sua vida juvenil. Óbvio dizer que sua maior inspiração era Fernanda, solteira aos 48 anos, nunca se casou apesar de ser a mais bela de sua geração, totalmente independente e respeitada a todos a sua volta. Porém apesar de tudo isso, era a faculdade de odontologia a qual realizava. Por pressão de seu pai, que sonhava ter uma filha doutora, e por desincentivo do noivo Delcídio, com o tempo fora perdendo interesse na área que estava prestes a se formar. E nesses momentos de incerteza, sempre lembrava-se do imenso prazer que tinha ao ajudar sua tia em seu negócio.

É com um colega de faculdade que veementemente mendigava os restos da goiabada-cascão de sua tia Fernanda a qual trouxe para Belo Horizonte onde cursava sua faculdade, que ela percebeu o potencial que o doce que sua tia produzia tinha em se tornar um produto muito amado e reconhecido nacionalmente e até internacionalmente. Somado com o crescente desapego pelo curso e as relações piorando com o noivo, essa ideia se torna um pensamento diário na vida de Luísa, onde ela passa a se preparar mentalmente para apresentar e pedir apoio à Fernanda, a quem teria que ser sua principal patrocinadora para a ideia funcionar.

Foi então numa manhã de um sábado de dezembro que foi o dia em que ela apresentou sua ideia de negócio à Fernanda. Claramente recebida com indignação pelo fato de estar arriscando o emprego certeiro como dentista e o noivado, Luísa se sentia preparada para responder o que fosse pelos anos de ensaios mentais para este dia. E além de preparada, recebeu a surpresa de um primo que compartilhava do mesmo desejo empreendedor de Luísa. Desta forma, pouco mais Fernanda estava do lado de Luísa para auxiliar como precisasse sua ideia empreendedora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (34 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com