TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAIS E DISTRIBUIÇÃO

Por:   •  4/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.735 Palavras (7 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 7

Universidade de Mogi das Cruzes

 Logística.

Weslley carneiro de moraes

 MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAIS  E DISTRBUIÇÃO


WESLLEY CARNEIRO DE MORAES

 MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAIS E DISTRIBUIÇÃO

Trabalho apresentada como exigência para obtenção do curso técnico em Logística da Universidade de Mogi das Cruzes.

Orientador: Fernando Crispim


“ Posso ter defeitos, viver ansioso

E ficar irritado algumas vezes, Mas não me esqueço de que a minha Vida é a maior empresa do mundo, E que posso evitar que ela vá á falência. Ser feliz é reconhecer que vale A pena viver apesar de todos os desafios, Incompreensões e períodos de crise. Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas E tornar-se num autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, Mas ser capaz de encontrar um oásis No recôndito da sua alma. È agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida. Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos, É saber falar de si mesmo, É ter coragem para ouvir um “Não”. É ter segurança para receber uma critica, Mesmo que injusta. (Fernando Pessoa 16/04/11) 


RESUMO

São consideradas movimentações internas, todo o tipo de movimento de produto efetuado internamente no estoque da empresa, seja para qualquer finalidade: retirada de material do armazém para enviar à linha de produção, retirada de material para consumo próprio, devoluções decorrentes de transferências entre armazéns, etc.
Estes procedimentos atualizam os saldos dos produtos, sendo que, para cada item movimentado é criado um documento. Tendo o foco principal a tecnologia que pode ajudar a ter uma movimentação mais precisa principalmente para o setor de distribuição de uma empresa de cosmético como no caso um coletor de código de barras.


 SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO   6
  2. MOVIMENTAÇÃO INTERNA DE MATERIAIS..........................................7
  3. DESLOCAMENTO DE CARGA ................................................................8
  4. OS 3 PRINCÍPIOS BÁSICOS DA MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAIS.....9
  5. ASPECTOS FUNDAMENTAIS DA MOVIMENTAÇÃO............................10

1. INTRODUÇÃO



Estamos gratos por realizar esse trabalho com o intuito de conhecimento pessoal e profissional e também colocar em pratica o que aprendemos ao longo do curso. Escolhemos esse assunto, pois acreditamos que uma boa movimentação está relacionada a grande parte do custo de uma empresa.

2. MOVIMENTAÇÃO INTERNA DE MATERIAIS



A movimentação de material, ou transporte/tráfego interno, tem como objetivo movimentar os produtos em uma pequena distância dentro de uma área, deslocando-os em qualquer superfície ou combinação de superfícies, por quaisquer meios que incluam a estocagem (movimento com velocidade zero) numa mesma empresa. Essa movimentação serve para repor matérias-primas nas linhas ou células de produção de uma fábrica, bem como transportar o material em processamento. A movimentação de material também tem como função a emissão de guias de remessa que deverá ser entregue ao fiel de armazém, juntamente com os produtos acabados.
A movimentação de material não se limita apenas a movimentar, encaixotar e armazenar, como também executa essas funções, tendo em conta o tempo e espaço disponíveis. As atividades de apoio à produção integradas, num sistema de atividades de modo a maximizar a produtividade total de uma instalação ou armazém.
Além da movimentação de material ter em conta o tempo, o espaço, e a abordagem de sistemas, deve também ter em conta outro aspecto, o ser humano. Quer seja uma operação simples, que envolva a movimentação de poucos materiais, quer seja uma operação complexa que envolve um sistema automatizado, as pessoas fazem sempre parte da movimentação de material. Outro aspecto muito importante a ter em conta na movimentação de material, é o balanço econômico. A entrega de componentes e produtos no tempo certo e no local certo torna importantes os custos aceitáveis, de modo que a empresa tenha lucro. A combinação de todos estes aspectos traduz-se numa definição mais completa da movimentação de material: A movimentação de material é um sistema ou a combinação de métodos, instalações, trabalho, equipamento para transporte, embalagem e armazenagem para corresponder a um objetivo específico.
Na movimentação interna, transporta-se matéria-prima, produtos semiacabados e produtos acabados. Na produção, a matéria-prima tende a chegar até o operário ou a maquina de alguma maneira, e essa maneira é utilizando os equipamentos de movimentação interna. A produção não pode parar por motivos de atraso na entrega de seus materiais, para que isso não aconteça, o gerente de produção tende a fazer um layout de seus equipamentos que facilite a movimentação, e que o produto entre em uma máquina e saia para outra sem paradas, assim não atrasando a movimentação dos materiais.
Alguns de seus equipamentos para a movimentação são: esteiras, empilhadeiras, guindastes, entre outros.
A movimentação de materiais começa no descarregamento dos materiais do acostamento para a doca, durante a produção também há movimentação da matéria-prima e dos produtos acabados. Tem alguns objetivos a alcançar, como a redução dos custos, aumento da capacidade produtiva, melhoria nas condições de trabalho e nas de movimentação na distribuição interna. Deve seguir três regras básicas: mínima distância, padronização dos equipamentos e máxima utilização dos equipamentos, mas deve levar em consideração o piso, as dimensões das passagens, a natureza do ambiente e a disponibilidade de energia.
Na distribuição física, é indicado construir um centro de distribuição em um lugar estratégico, para que a mercadoria venha da origem (DPA) para o CD (transferência de produtos/um para um) e de lá seja distribuído na área servida (distribuição compartilhada/um para muitos). Neste processo da transferência de produtos, deve-se observar o tempo de carga e descarga, o tempo de origem ao destino, a velocidade operacional, se possível usar a volta como carga de retorno, e quando houver espaço, como transportadora; na distribuição compartilhada observa-se o tempo de ciclo, a zona de entrega, a área servida, e também a velocidade operacional.
A movimentação de materiais deve ser feita deforma segura, eficiente, com baixo custo, na hora certa, com acurácia (o material correto na quantidade correta para o local correto) e sem danos aos materiais. 
O custo de movimentação é estimado em torno de 20 a 25% do custo total de manufatura (EUA). Esta proporção varia em função do tipo de produção e do grau de automação nas funções de movimentação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (106.5 Kb)   docx (18.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com