TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MUSICOTERAPIA CONTRIBUINDO NA PREVENÇÃO DA SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  28/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  9.778 Palavras (40 Páginas)  •  563 Visualizações

Página 1 de 40

A MUSICOTERAPIA CONTRIBUINDO NA PREVENÇÃO DA SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL[1].

Caroline de Oliveira dos Santos[2]

Gabriela Bonato[3]

Janaina Zanon Roberto Stellfeld[4]

RESUMO: O propósito deste projeto é demonstrar como a Musicoterapia, pode contribuir para a diminuição e prevenção da Síndrome de Burnout em professores do quinto ano do Ensino Fundamental. Pois percebe-se através das pesquisas realizadas, que muito se tem falado ou pesquisado com um foco maior no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, esquecendo-se de investir em estudos voltados para a necessidade de auxílio, em quem pratica esse ensino aprendizagem, já que através de alguns autores, têm-se mostrado uma quantidade significativa de professores que tem abandonado o espaço escolar. No referencial teórico, inserem-se considerações acerca da Síndrome de Burnout, a utilização da Musicoterapia como tratamento na diminuição da Síndrome de Burnout em professores do quinto ano do Ensino Fundamental, e pôr fim a Comprovação na prática, através de pesquisa in loco, o que a teoria afirma. Realizamos pesquisas com professores de uma escola particular, quanto com uma profissional da área da Musicoterapia. Foram feitas pesquisas acadêmicas em relação ao tema em foco, em livros, sites, artigos e importantes autores são utilizados para embasamento desta pesquisa como: Carlotto, (2003), Costa, (1989), Bruscia, (2000), Luke; André (2001), que reforçam a importância da Musicoterapia. Podendo afirmar de como realmente ela contribui em todo esse processo de relaxamento, diminuição do estresse, na prevenção da Síndrome de Burnout e o quanto dá certo na prática. A conclusão deste artigo é satisfatória e reforça a contribuição da Musicoterapia em todos as áreas do conhecimento, tanto físico, cognitivo, social e mental. Nosso propósito foi contribuir um pouco mais com a redução de doenças da modernidade, incentivando a Musicoterapia como uma terapia alternativa, podendo ajudar a entender nossos receios, á nos conhecer e saber onde é o nosso limite, podendo também minimizar tal situação de diversidade com cautela e um bom preparo físico e mental, utilizando-a como um instrumento igualitário e de melhoria da vida social e pessoal do indivíduo como um todo.

Palavras-chave: Estresse. Síndrome de Burnout. Música. Musicoterapia. Professores.

1. INTRODUÇÃO

A intenção desse projeto é contribuir com a diminuição e prevenção da Síndrome de Burnout em professores do Ensino Fundamental, já que percebe-se, uma quantidade significativa de professores que tem abandonado o espaço escolar, deixando de lado sua profissão, que tanto dedicou-se para sua formação, devido às situações que tem se vivenciado em seu ambiente escolar, levando a um desgaste significativo tanto físico como mental, prejudicando seriamente seu convívio familiar e social (BENEVIDES, 2002; CARLOTTO, 2002; GUIMARÃES, 2004).

Além de vivenciarem uma jornada desgastante e excessiva de trabalho, com baixa remuneração, pouca valorização, sofrendo humilhações e pressão por partes de gestores, colegas de profissão, familiares de alunos e propriamente do aluno, contribuindo para o medo, a insegurança, a incerteza ocasionando desestabilidade desse profissional. Trazendo diversas doenças, inclusive o alto grau de estresse como o da Síndrome de Burnout, que tem afetando diversos profissionais da educação, resultando em distúrbios muitas vezes irreversíveis, havendo então o abandono escolar, ou quando insistem em continuar em seu trabalho o seguem sem nenhuma condição de desenvolver suas funções com prazer. E isso consequentemente também se torna prejudicial tanto para o aprendizado das crianças, quanto para o desenvolvimento de uma sociedade em geral.

Quando o trabalho deixa de ser considerado uma fonte de contribuição e prazer passando a caracterizar sofrimento no exercício da profissão, doenças associadas surgem gerando significativas sequelas para o trabalhador. (FERREIRA, 2011, p.36).

Segundo a esses autores acima mencionados, tivemos a intenção com esse projeto, em pesquisar sobre como a Musicoterapia pode contribuir para a minimização da Síndrome de Burnout em professores do Ensino Fundamental.

Pois segundo as nossas pesquisas em livros, artigos acadêmicos e científicos estudados, pudemos observar referente à contribuição da Musicoterapia, que além de tranquilizar, proporciona relaxamento, acalma, direciona atenção e com certeza, realmente toca a alma.

Percebe-se que quando absorvemos a música, já nos causa boas sensações e quando utilizada de maneira construtiva e como terapia ela pode e muito contribuir para um melhor desenvolvimento cognitivo, emocional, psíquico e social.

Partindo desse pressuposto observa-se o quanto é preciso respeitar a saúde mental e seus limites, proporcionando preparo e outras alternativas para lidar com as mais diversas realidades situações e enfrentamentos cotidianos, podendo então nos preparar para os desafios que surgirão ao longo de nossa carreira.

A Musicoterapia pode nos ajudar a entender nossos receios, a nos conhecer e saber onde é o nosso limite e de como poderemos resolver ou ao menos minimizar tal situação de diversidade com cautela e um bom preparo físico e mental, utilizando a Musicoterapia como um instrumento igualitário e de melhoria da vida social e pessoal do indivíduo como um todo.

Nesse caso, a Musicoterapia, contribui para o direcionamento de algo ainda mais profundo e consegue atingir e até prevenir doenças relacionadas ao cansaço extremo, estresse, doenças ocupacionais, promovendo uma saúde melhor.

Mesmo a Musicoterapia Organizacional sendo um campo ainda   em desenvolvimento, podemos identificar [...] sua aplicabilidade altamente positiva [...] como um meio para liberar pulsões, ajudando na diminuição do estresse [...] (RODRIGUES, 2007 p. 10).

Para a elaboração desta pesquisa fizemos um estudo exploratório e descritivo caracterizado pelo método de abordagem empírica, abrangendo pesquisa bibliográfica, pesquisa através de questionário aberto e fechado, entrevista, realização de pesquisa a artigos acadêmicos a fim de reunir autores que contribuíssem para um entendimento do assunto, assim também a pesquisas em livros e revistas da área inclusive como pesquisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (66.4 Kb)   pdf (491.9 Kb)   docx (157.9 Kb)  
Continuar por mais 39 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com