TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O professor como incentivador da leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  9.039 Palavras (37 Páginas)  •  1.336 Visualizações

Página 1 de 37

[pic 1]

Sistema de Ensino Presencial Conectado

PEDAGOGIA

MARILDA VIEIRA AUER

O PROFESSOR COMO ICENTIVADOR DA LEITURA e escrita em classe multisseriadas NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTL

                                                         

LINHARES

2014

MARILDA VIEIRA AUER

O PROFESSOR COMO ICENTIVADOR DA LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Projeto de Ensino apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de Pedagogo.

Orientador: Okçana Battini, Sandra Veduato, Vilze Vidotti, Carlos Eduardo Gonsalves, Sandra Reis.

 Prof.  Maria da conceição de Jesus.

LINHARES

2014

AUER, MARILDA VIEIRA. O Professor como Incentivador da Leitura nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental, 2014. 28 páginas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação - Pedagogia) – Sistema de Ensino Presencial  Conectado, Universidade Norte do Paraná, Linhares- ES, 2014. 

RESUMO

Este projeto visa abordar questões pertinentes ao papel do professor como incentivador da leitura e da escrita na classe multisseridas séries iniciais do Ensino Fundamental, tendo como objetivo acerca das dificuldades encontradas popr educadores e educandos de classe multisseriadas.  Mediante essa problemática observou que as escolas rurais, são carentes. Portanto o ensino aprendizagem em classe multisseriadas devem ser trabalhadas cautelosamente, pois os alunos do campo necessitam de uma forma de ensino diferenciada devido a junção de séries que divide o mesmo espaço onde a reprovação desses alunos tem aumentado muito. Por isso a necessidade de propor um projeto de leitura e escrita para melhorar a qualidade de ensino na classe multisseriadas,  ressaltando a importância da leitura e da escrita na vida do ser humano enquanto aluno e também como ser social. Não é nosso desejo encerrar aqui o estudo sobre tal assunto, porém cabe a nós dizer que este é apenas uma pesquisa concisa sobre o tema proposto com o propósito de esclarecer pontos importantes sobre a função do professor na sala de aula no que concerne à leitura e a escrita, para que posteriormente este sirva de base para que alunos e/ou professores possam rever sua atuação, lembrando que ensinar é um ato de responsabilidade e compromisso e que ler e escrever é um ato social e direito de todos.

Palavras-chave: Professor, Leitura, Incentivador, Séries Iniciais.

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

2.        REVISÃO BIBLIOGRÁFICA        

3.        PROJETO DE DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE ENSINO        

3.1        TEMA E LINHA DE PESQUISA        

3.2        JUSTIFICATIVA        

3.3        PROBLEMATIZAÇÃO        

3.4        OBJETIVOS GERAIS        

3.5        OBJETIVOS ESPECÍFICOS        

3.6        PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO        

3.6.1        Primeiro dia de aula: 1ª Série (6 anos de idade)        

3.6.2        Segundo dia de aula: 1ª Série/ 2º Ano (7 anos de idade)        

3.6.3        Terceiro dia de Aula: 2ª Série/ 3º Ano (8 anos de idade)        

3.6.4        Quarto dia de Aula: 3ª Série/ 4º Ano (9 anos de idade)        

3.6.5        Quinto dia de Aula: 4ª Série/ 5º Ano (10 anos de idade)        

3.7        TEMPO PARA REALIZAÇÃO DO PROJETO        

3.8        RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS        

3.9        AVALIAÇÃO        

4.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        

5.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        

  1. INTRODUÇÃO

Todo educador se preocupa com o crescente desinteresse dos estudantes de todos os graus pela leitura e escrita. Nos dias atuais, são poucos os que se interessam por algum tipo de leitura. Muitas e diferentes razões são apontadas para o fato: descuido familiar, decadência do ensino, excesso de facilidades na vida escolar, apelos sociais com muitas formas de diversões etc. Diante desse assunto tão importante, aborda-se o seguinte tema: O professor como incentivador da leitura nas séries iniciais do Ensino Fundamental.

O professor tem que buscar a todo o momento novas formas para incentivar e despertar no aluno o gosto literário. Ler é uma das competências mais importantes a serem trabalhadas como aluno, principalmente recentes pesquisas que apontam ser esta uma das principais deficiências do estudante Brasileiro. Não basta identificar palavras, mas fazê-las ter sentido, compreender, interpretar, relacionar, isso se torna mais fácil com a prática da leitura.

O professor, como já evidenciado, é um grande formador de opinião e devido à aptidão ele pode, a partir dos primeiros anos, implantar conceito de leitura e prática diária em sala de aula. O professor, como já evidenciado, é um grande formador de opinião e devido a essa aptidão ele pode, a partir dos primeiros anos, implantar conceitos de leitura e prática diária em sala de aula. É nesses espaços que figura um bom lugar para construir uma consciência acerca da importância de ler. Cabe ao educador proporcionar momentos de prazer com atividades criativas que despertem o interesse e o envolvimento dos alunos pela leitura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (56.2 Kb)   pdf (273.2 Kb)   docx (50.3 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com