TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Macroeconomia e Microeconomia

Por:   •  15/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.797 Palavras (8 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

MICROECONOMIA, MACROECONOMIA E SUA IMPORTÂNCIA NA ECONOMIA

DIENE FERREIRA DOS SANTOS N188GJ-4

SÃO PAULO

ABRIL - 2017


DIENE FERREIRA DOS SANTOS

MICROECONOMIA, MACROECONOMIA E SUA IMPORTÂNCIA NA ECONOMIA

               Trabalho apresentado ao Professor:   NORBERTO FERREIRA DE SOUZA

                Da disciplina ECONOMIA E NEGÓCIOS

                Da turma AD1Q33, turno NOTURNO

                Do curso de ADMINISTRAÇÃO 1ºSEMESTRE

     

UNIP – Universidade Paulista

São Paulo -  04/04/2017

SUMÁRIO

1-Introdução                                        p.4

2-Microeconomia                                p.5

3- Conceito coeteris paribus                        p.5

4-Conceito do princípio da racionalidade        p.5

5-Principais agentes econômicos                p.5

6- Teoria de demanda                                p.6

7- Curva da demanda                                p.6

8- Bem substitutivo                                p.6

9- Bem complementar                        p.7

10- Teoria da oferta                                p.7

11- Equilíbrio de Mercado                        p.7

12- Macroeconomia                                p.8

13- Conclusão                                        p.10

14- Bibliografia                                p.11

1-Introdução

(Macroeconomia e Microeconomia)

A economia estuda como as pessoas decidem usar os recursos para satisfazer vários desejos. Economia é uma ciência que estuda os processos de produção, distribuição, acumulação e consumo de bens materiais. É a contenção ou moderação nos gastos, é uma poupança.

Mas porque ela se divide em Microeconomia e Macroeconomia? Enquanto a Macroeconomia tem uma visão global a Microeconomia é mais especifica, trata do comportamento individual.

2-Microeconomia

Trabalha analisando mercados específicos, ou seja, a Microeconomia analisa os mercados específicos como exemplo mercado de açúcar, automóveis, magazines, as diferenças entre salários das mulheres e homens etc. Analisa tudo minuciosamente com maior riqueza de detalhes,

3-Conceito coeteris paribus

Conceito latim que significa, tudo mais permanece o mesmo, ou seja, quando estamos analisando um mercado especifico, as variáveis que devemos considerar é oferta e demanda, todas as outras variáveis que implicam numa diferenciação do preço de um produto ou da disponibilidade dele, não será considerada, vamos sempre considerar que ela permanece o mesmo, então qualquer variável que possamos imaginar que possa implicar  no preço ou na quantidade de um produto a ser disponibilizado, mas que não tenha haver com oferta ou demanda dele essas variáveis serão consideradas as mesmas.

4-Conceito do princípio da racionalidade

Todo o agente produtor vai sempre buscar maximizar seus lucros, se ele puder lucrar mais ele vai buscar esta maneira de lucrar mais.

5-Principais agentes econômicos:

Empresas/Agentes Produtores: que são os que produzem bem ou disponibilizam, ofertam serviços e os agentes consumidores que são responsáveis pela oferta, e tem como objetivo maximizar seus lucros;

Famílias/Agentes consumidores: tem o objetivo de satisfazer suas necessidades, são responsáveis pela demanda.

Governo: objetivo de fornecer o mínimo básico, ampliar o bem-estar social.

6-Teoria de demanda

Demanda é o desejo de efetuar uma compra, desejo de adquirir um bem, produto, não é sinônimo de comprar, e sim de desejo, impulso, analisa os motivos que levam o consumidor a escolher um determinado produto ao invés de outro, usualmente leva-se em consideração 4 fatores: preço produtos, preço produtos concorrentes, renda consumidor e a preferência ou gosto do consumidor para o tipo do produto.

7-Curva da demanda

Numa situação de curva decrescente, quando o preço está muito alto, a disposição do consumidor de comprar, ou seja a demanda dele será numa quantidade menor de produtos, quanto mais este preço vai diminuindo maior será a quantidade de produtos que ele vai adquirir, isso significa que um preço baixo motiva o consumidor a comprar mais, quanto mais baixo o preço tiver , mais ele vai querer comprar uma quantidade maior de produto, neste caso a motivação é o menor preço para satisfazer suas necessidades.

8-Bem substitutivo

Aquele que substitui o produto que estamos analisando, por exemplo, um refringente de cola, ou você compra Coca Cola ou você compra Pepsi. Quanto menor o preço do bem substitutivo (Pepsi) menor vai ser a quantidade do bem original (Coca Cola) a ser comprado. Se o preço do bem substitutivo aumenta, maior vai ser a quantidade do bem original ser comprado.

9-Bem complementar

Produto que acompanha outro produto, se complementam, por exemplo feijão (original), e arroz (complementar), imagine que o produto complementar aumente o preço, quanto menor o preço do bem complementar, maior é a quantidade do produto original que é motivado ao consumidor comprar, se o preço do produto complementar aumenta, acontece que a quantidade do produto original reduz.

10-Teoria da oferta

Tudo aquilo que o agente produtor quer vender, disponibilizado no mercado. Quanto menor for o preço, menor vai ser a quantidade que o agente produtor é motivado a vender, à medida que o preço aumenta, maior vai ser a motivação do agente produtor em vender. Levamos em consideração três fatores que alteram a curva de oferta:

A oferta de um produto, depende do preço deste produto, quanto maior for o preço, maior vai ser a motivação do agente produtor vender.

Custo de produção: se o custo aumenta a lucratividade diminui, se o custo de produção diminui a lucratividade vai aumentar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (174.6 Kb)   docx (106.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com