TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Matematica Financeira

Por:   •  15/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.709 Palavras (7 Páginas)  •  708 Visualizações

Página 1 de 7

Elaborado por: Emerson Luiz Gonzaga

Disciplina: Economia Empresarial

Turma: MBA GE – Março 2016

Tópicos desenvolvidos

1-Apresentacao e Objetivo

2-Desenvolvimento

2.1 Os atributos de um projeto de investimento

2.2 As principais fontes de financiamento relevantes para o lançamento do novo produto da empresa

2.3 As estruturas de mercado mais relevantes para o novo produto

2.4 Os potenciais problemas de proteção ao consumidor e de concentração industrial questionados pelos órgãos governamentais reguladores do mercado

3-Considerações finais e recomendações

4-Referências Bibliográficas

1. Apresentação e objetivo

Apresentaremos um relatório com análise mercadológica dos componentes de um projeto de investimento para criação de novo produto na área de cosméticos da empresa Hair – Va – Mate, já consolidada no segmento de shampoos e condicionadores para classe C e o planeja ingressar no mercado de tinturas de cabelos femininos.

Elencaremos informações para tomada de decisões com embasamento sobre concorrência, fonte do projeto de investimento, viabilidade econômica, regulamentações governamentais, fontes de financiamento, entre outras.

2. Desenvolvimento

A característica que tintura de cabelos Hair-Va-Mate se enfrentará será a concorrência por oligopólio, uma vez que não será a única empresa no mercado a oferecer este produto, porém, nao há uma quantidade grande de fabricantes de tintura para cabelos para a classe C.

Com intuito de identificar potencialidades e características para o investimento neste novo produto, pesquisas de mercado encomendadas pela Hair-va-Mate apontaram que cosméticos como tintura para cabelo estão cada vez mais sendo demandados, principalmente, por mulheres. Identificamos que, os consumidores desses produtos têm uma sensibilidade relativa ao preço, privilegiando saúde, qualidade e conveniência. Com isso, as empresas que atuam nesse setor realizam altos investimentos em pesquisa e desenvolvimento para promover inovações em produtos que atendam ao que a demanda exige e para melhorar os processos produtivos, reduzindo custos e buscando preços competitivos.

2.1 Atributos de um projeto de investimento

Após pesquisas contratadas pela empresa Hair – Va – Mate apresentarem excelentes oportunidades de para lançamento da tintura para cabelo, foram analisadas vários elementos que favorecem a decisão para entrada neste mercado como questões

demográficas, como a ascensão da classe C ao mercado de consumo, a participação cada vez maior da mulher no mercado de trabalho, o aumento da longevidade da população, e a metro sexualidade masculina, e o aumento do poder de compra.

A Hair –Va – Mate por já ser consolidada e com experiência de mais 10 anos no mercado poderá usufruir de vantagens de sua estrutura atual, tendo como principais o laboratório tecnológico para a P & D das tinturas, utilizar a rede de distribuidores como canais para apresentação de divulgação do novo produto, aproveitando a logística já estabelecida para os produtos que já trabalha além de outros pontos positivos relacionados a característica do produto como frete simplificado, produtos normalmente pequenos e leves diminuindo impactos de custo de frete, alta frequência de compra, pois tende-se a manutenção periódica dos fios e o público-alvo crescente, sobretudo as mulheres são as grandes consumidoras de cosméticos e os homens cada dia mais preocupados com a aparência.

A Hair-va-Mate, ao tentar avaliar o potencial de venda de mercado para o lançamento de seu novo produto, pode-se beneficiar do conhecimento econômico acumulado sobre a lei de demanda e seus fatores determinantes.

Como a empresa já se encontra em atividade no mercado de cosméticos possui outras facilidades como:

- instalações disponíveis para expansão da nova estrutura

- rede de distribuição já consolidada

- estrutura de marketing

- clientes, parceiros e fornecedores estabelecidos.

Como principais desvantagens do projeto, temos basicamente, o alto nivel de investimento financeiro para aquisição de máquinas e equipamentos de produção, uma vez que os equipamentos disponiveis na planta da empresa atualmente são efetivos apenas para fabricação de shampoos e condicionadores, além de custos desconhecidos que podem ser bastante elevados na pesquisa e desenvolvimentos das tinturas.

Temos como fatores de incerteza de mercado, os custos relacionados ao dinheiro para investimento sobre capital de terceiros como juros, além de várias econômicas como inflamação e demais índices que influenciam o mercado de cosméticos.

Quanto ao risco, além do enfraquecimento da classe C, públicos alvos e potenciais deste projeto têm também a concorrência desleal como a prática de dumping por algum grande player do mercado, a entrada de produtos importados mesmo que de forma clandestina em grande escala de produtos similares, o que poderia gerar a inviabilidade produtiva bem como o fracasso.

Os principais métodos de avaliação do projeto são payback e a taxa interna de retorno (TIR) e valor presente líquido (VPL).

2.2 Principais fontes de financiamento

Como se trata de empresa que não se caracteriza como SA, não podemos considerar formas de captação de recursos através de IPO ou mesmo emissão de debêntures, que são excelentes e menos onerosas formas de fontes de captação de recursos para investimentos.

Desta forma, com faturamento de R$ 19 MM / Ano, a Hair – Va – Mate caracteriza-se como MPME, que pode utilizar como alternativa, linhas de financiamento através do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social ( BNDES) linhas de longo prazo com custos subsidiados, carência, menor taxa de juros que podem auxiliar para aquisição de máquinas, equipamentos e projeto propriamente dito.

E outra principal fonte para o investimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (60 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com