TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Matemática

Por:   •  11/5/2016  •  Resenha  •  613 Palavras (3 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL

Fichamento de Estudo de Caso

Nazaré de Fátima Oliveira

Trabalho da disciplina Matemática, Tutor: Professor Geraldo Gurgel Filho.

Belém

2015

Estudo de Caso:

DEMONSTRAÇÃO DE FLUXO DE CAIXA

Três Exemplos

REFERÊNCIA. BURNS JR, Willian; HERTENSTEIN, Julie H. Demonstração de Fluxo de Caixa: três exemplos. Estados Unidos. Harvard Business School, 1998.

O texto demonstra, através de um exemplo, o quanto é relevante a análise do fluxo de caixa para a empresa. Juntamente com o balanço patrimonial e a demonstração de resultados, deve-se observar o panorama da estrutura e do conteúdo dessas demonstrações,

O fluxo de caixa é dividido em três partes: atividades operacionais, atividades de investimento e atividades de financiamento. No primeiro caso, das atividades operacionais, são evidenciadas as entradas e saídas das operações básicas de negócio da empresa.

Nas atividades  de investimentos, são as compras e vendas de ativos, isto é, compra de equipamentos, venda de imóveis, dentre outros da mesma natureza. E finalmente, as atividades de financiamento onde são evidenciados acréscimos ou decréscimo de recursos de investidores e credores da companhia, como emissão de ações, captação ou pagamento de empréstimos. Percebe-se também que, de acordo com o país, o fluxo de caixa pode apresentar algumas peculiaridades, como a demonstrada no texto, entre uma empresa inglesa e outra americana.

Como atividade principal do fluxo de caixa, as atividades operacionais são a principal força motriz, pois fornece os fluxos de caixa para cobrir as necessidades de caixa das operações. Independentemente de haver ou não, saldo negativo no fluxo de caixa das empresas incipientes, não significa afirmar que elas estão ruins, é apenas um período em que o fluxo de caixa não está a todo vapor. O mesmo vale para empresas sazonais, onde ocorre uma oscilação entre o negativo e o positivo.

Na questão das atividades de investimentos, parte-se da premissa que uma companhia com um fluxo de caixa positivo invista continuamente em equipamentos, fábricas, bens duráveis e outros ativos de natureza física. Entretanto, existem as exceções como a venda de um negócio ou de uma subsidiária.

As atividades de financiamento são facilmente percebidas a oscilação, independentemente de a companhia ser considerável saudável ou não. Caso o fluxo de caixa exceda por decorrência das atividades operacionais, isso exigirá um financiamento extra por conta de um endividamento ou aumento do capital. No caso de aumento de capital, a companhia terá excedente para quitar dívidas ou mais dividendos.

É relevante ressaltar nas análises do fluxo de caixa se ele é maior ou menor que zero e qual a sua tendência, de aumento ou de declínio. Existem dois tipos de apresentação do fluxo de caixa: o método indireto e o direto. No indireto, o lucro líquido é ajustado de acordo com as receitas e despesas que não envolvem o caixa, a depreciação é deduzida no cálculo do lucro líquido, mas não deve ser considerada uma fonte de caixa, uma vez que ela apenas é levada em consideração em razão da base de cálculo do imposto de renda. O método direto é uma conta mais detalhada. Entretanto o método mais utilizado é o indireto, o qual não é preciso apresentar a reconciliação entre o lucro e caixa de operações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (80 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com