TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Matriz Plano de Liderança

Por:   •  30/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 2

Um projeto grande como uma obra de engenharia, envolve uma equipe grande de pessoas e o papel do lider nesta equipe é fundamental. Quando se trabalha com uma equipe grande de trabalho são necessárias algumas caracteríticas de liderança (e também gestão). Desenvolver e estudar o perfil de um lider é importantíssimo para que possa ser formada uma equipe de sucesso e de alta performance.

Para a consolidação e desenvolvimento de uma equipe e consequentemente uma organização, é primordial a comunicação corporativa. Um projeto de construção de ma barragem é algo grandioso, onde os objetivos e premissas devem estar claros para todos os participantes.

Para construir uma equipe produtiva, primeiro é necessário analisar o perfil de cada um. A missão, visão, valores, objetivo do projeto, cronograma, entre outras informações úteis para que todos andem no mesmo caminho e velocidade, devem ser de conhecimento geral. Um canal de comunicação deverá ser criado, por exemplo, emails periódicos e reuniões obrigatórias semanais onde será avaliado se o cronograma está sendo cumprido, e caso não esteja, avaliar os motivos e fazer os reajustes necessários. É importante que seja de conhecimento de cada um a função que será exercida e seus prazos. Em uma obra, cada um tem sua participação em momento pré-definidos. Um erro e o impacto é geral. A equipe deve ter a consciência de que todos são importantes e que se o trabalho de um não acontece como planejado, impacta nos demais e atrasa a realização do projeto. Assim, aumentando custos e gerando transtornos.

O perfil de um líder que conduzirá uma obra deverá ser misto. Envolvendo o perfil autocrático, no momento de definir prioridades, organizar escalas e processos de trabalho. E, o líder terá perfil democrático em outros momentos, não fazendo com que a equipe deixe de dar suas contribuições e revitalizar as idéias e mecanismos de ação.

Deste modo, o estilo de liderança ideal será o situacional. Neste estilo de liderança o líder deverá algumas ações dependendo do momento e do nível de desenvolvimento de maturidade da equipe. Estas ações são: dirigir, persuadir ou treinar, compartilhar ou apoiar e delegar. Assim, será possível desenvolver uma equipe de alta performance.

O líder deverá exercer o papel de orientar a sua equipe o ponto inicial onde ela se encontra, onde querem chegar e quanto o nível de comprometimento de cada um ajudará no alcande dos objetivos e conclusão do projeto. Deverá ser apresentado o ponto onde a equipe está, promovida a transformação da mesma com direcionamento e exigência de compromisso com a mudança, dentre outros. Após este momento, o grupo será transformado em equipe. Este novo comportamento deverá ser mantido e incentivado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (26.6 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com