TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Matriz do Plano do Gerenciamento de Riscos

Por:   •  7/9/2021  •  Relatório de pesquisa  •  723 Palavras (3 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

Atividade individual – ETAPA 1        

Matriz do plano do gerenciamento de riscos[1]

Disciplina: Gerenciamento de riscos em projetos

Módulo: 1 a 4

Aluno: Pedro Henrique Costa de Rezende

Turma: 9

a) Definição do projeto que funcionará como a situação-problema desta atividade e descrição de todo o contexto em que se insere o projeto escolhido.

Este projeto consiste na prestação de serviços com consultoria especializada em subestações energizadas da Energisa, empresa do ramo elétrico, afim de regularizar para se obter o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiro (AVCB).

O projeto contempla todas as subestações da contratante, porém será informado quais subestações serão visitadas.

O projeto terá validade de 36 meses e o serviço de consultoria será realizado em 15 subestações a cada periodo de 12 meses a serem definidas pela contratante.

O serviço de consultoria terá que ser realizado em no máximo de 5 subestações por mês para garantir a qualidade dos serviços prestados e no mínimo de 2 até completar as 15 anuais, conforme necessidade e demanda da contratante.

A contratada deverá informar todas as ações necessárias descrita em relatórios referentes as adequações das subestações visitadas afim de se obter o AVCB.

O valor máximo que poderá ser gasto será de 100,000.00 a cada periodo de 12 meses com o valor máximo de 3000.000,00 para o período de 36 meses.

O escopo deste projeto consiste em:

  • Vistoriar subestações indicadas;
  • Elaborar relatório técnico minucioso, indicando possíveis pontos de atenção e de melhoria dentro das subestações indicadas;
  • Realizar o acompanhamento do processo de aprovação do Corpo de Bombeiros, bem como notificar a contratante sobre as exigências do Corpo de Bombeiro.
  • Fornecer a contratante toda a assessoria necessária.
  • Estar disponível sempre que for solicitado por telefone ou E-mail para esclarecimentos de dúvidas e aconselhamentos durante a vigência do contrato.
  • Fornecer relatório por meio físico e digital para contratante contendo todas as informações necessárias e registros fotográficos.
  • Ter no mínimo de duas pessoas para acessarem as subestações da contratante, bem como ter toda a documentação atualizada dos colaboradores disponibilizadas para contratante.

Todo o material necessário para se realizar o serviço como materiais de escritório, deslocamento, câmeras entre outros será de responsabilidade da contratada.

Os gastos com veículo, combustível, hotel, refeições entre outros será de responsabilidade da contratada.

b) Plano de gerenciamento de riscos (PGR)

No Plano de Gerenciamento de Riscos deverá descrever como os riscos serão analisados e como serão comunicados os resultados dos processos de Gestão de Riscos. Além do risco em si, terá que documentar as estratégias adotadas para gerenciamento de cada risco bem como a eficácia de cada uma. Todos os riscos identificados serão documentados em uma planilha, por meio de código que identifica cada tipo de risco como R1, R2, R3…, e assim por diante. Os riscos identificados serão adicionados na planilha com o maximo de informação possivel para que possa controlar esses riscos. Na planilha além da codificação a data de detecção dos riscos, o tipo, a categoria conforme a EAR, as causas e consequências terão que ser contempladas.

Risco de projeto

Técnico

Locomoção

Documentação

Gerenciamento

Integração

Tempo

Custos

Organizacional

Financeiro

Autorizações

Externo

Clima

Documentação

Abaixo a EAR:

Para a qualificação dos riscos será utilizado o critério de pontuação e usara a tabela de impácto para a definição dos valores dos efeitos do risco.

Os novos riscos também seguirão a analise quantitativa para que seja dimencionada a importância desse novo impácto para o projeto.

Em seguida será definida a probabilidade de determinado risco ocorrer conforme tabela 1.

Tabela 1 - Qualificação quanto a probabilidade

Probabilidade

Alta

>50%

Média

20%~49%

Baixa

1%~19%

Também será realizada uma análise de qualificação de impacto conforme tabela 2.

Tabela 2 - Qualificação quanto a impacto

Impácto

Alta

>25.000

Média

10.000 até 25.000

Baixa

< 10.000

O monitoramento dos riscos será feito pela equipe de gerenciamento que realizará uma reunião semanal para alguns casos e mensal para os demais para procurar gatilhos que possam sugerir a evidência de riscos.

Com base na qualificação dos riscos deve-se calcular o valor esperado ao multiplicar a probabilidade de ocorrência do risco e ao impacto financeiro da ocorrência do risco no projeto. Com base no valor esperado de cada risco deve-se fazer uma comparação para priorizar os riscos de forma a saber qual deve ter uma maior atenção e prioridade ao planejar uma resposta.

Deve se seguir a estratégia abaixo:

Riscos Positivos

 

Alto

Médio

Baixo

ACEITAR

 

 

 

MELHORAR

 

 

X

EXPLORAR

X

X

 

COMPARTILHAR

 

 

 

Riscos Negativos

 

Alto

Médio

Baixo

ELIMINAR

X

 

 

TRANSFERIR

 

 

 

MITIGAR

 

X

 

ACEITAR

 

 

X

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (216.6 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com