TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Matriz de Atividade Individual Gestão Estratégica

Por:   •  23/5/2019  •  Projeto de pesquisa  •  894 Palavras (4 Páginas)  •  1.917 Visualizações

Página 1 de 4

Matriz de atividade individual

Gestão Estratégica

Luiz Domaneschi

0119-9_3

Gestão Estratégica

Planejamento estratégico

A Loja da Esquina, uma tradicional livraria especializada em literatura infantil localizada no bairro Upper West Side em Nova York, diante da forte concorrência com a entrada da Megastore Fox Books e elevada perda de faturamento, sentiu a necessidade de uma solução para a recuperação de seu negócio.

Este trabalho tem o objetivo de elaborar um direcionamento estratégico para a Loja da esquina enfrentar as dificuldade que surgiram com o novo mercado.

Visão: Fornecer conteúdo educacional e cultural ao nossos clientes, em um ambiente familiar e agradável.

Missão: Ser reconhecida como parceira na distribuição de um acervo educacional e cultural pelas principais instituições de ensino e famílias da região.

Valores:

Espirito de Família – proporcionar um ambiente de aconchego e acolhedor

Amor ao Trabalho – trabalhar com dedicação de quem serve porque ama, e se identifica com os princípios da empresa

Simplicidade – tratar a todos com respeito, ser autentico e humilde, sabendo reconhecer nossos potenciais e limitações        

Tecnologia – foco em soluções tecnológicas para facilitar e trazer conforto a nossos clientes

  • Poder de barganha dos consumidores: com a entrada de um novo concorrente o poder de barganha do cliente aumentou, pois agora existe mais de uma opção para escolher, além também do aumento da venda de livros pela internet

  • Poder de barganha dos fornecedores: com o surgimento de novos modelos de negocio no varejo, como os varejistas focados em categorias de produtos, o poder de barganha com os fornecedores aumentou.

  • Ameaça de novos entrantes: esta ameaça é considerada elevada, tanto pela entrada do Megastore Fox Books com grandes descontos e facilidades, como também pelo crescimento de vendas pela internet

  • Ameaça de produtos substitutos: com a alteração na faixa etária e maior numero de adolescentes na universidade, a procura por livros infantis teve uma queda, e abrindo espaço para livros escolares, além disso com o avanço tecnológico pode se ver um aumento no venda de e-books e venda de livros pela internet.

  • Grau de rivalidade entre as empresas: diante dos descontos expressivos oferecidos pela Fox Books, este grau de rivalidade é alto, tornando difícil o acompanhamento pela Loja da esquina

Baseando-se na localização da Loja da Esquina e atuais situações do mercado, esta estratégia tem como foco principal o aumento da faixa etária do público alvo, atendendo crianças, adolescentes e estudantes universitários, buscando ajudar a Loja da Esquina a se manter no mercado que atua a tanto tempo, e para isso serão estabelecidas alguns objetivos estratégicos:

  • Expansão da loja:  Aumentar as estruturas do estabelecimento, buscando um maior espaço para armazenar uma diversidade de acervo para atender as necessidades das escolas e universidades, além de prever também um espaço como um auditório para realização de eventos, além de pontos para acesso a internet e outros para leitura

  • Ampliar parcerias: Efetivar parcerias com escolas e universidades da região, buscando ser indicação destas instituições para procura de suas necessidades com relação a livros didáticos e complementares

  • Posicionar a marca: Realizar uma campanha de marketing e criar página na internet, para os clientes obterem informações sobre a empresa e seus produtos, bem como ser informado sobre promoções, descontos, eventos além de efetuar pedidos de produtos online, dar elogios, sugestões e realizar reclamações.

  • Promover eventos:  após estreitar a relação com as escolas e universidades da região, abrir as portas da livraria para que as instituições realizem eventos como jornadas literárias, apresentação de novos livros e projetos, entre outros.

O objetivo do mapa estratégico é mostrar de uma maneira mais clara e visual, a nova estratégia da Loja da esquina. E o principal foco foi o aumento da faixa etária do publico alvo, na busca de parceria com as escolas e universidades da região, alterando o principal produto da loja, que passara a ser livros didáticos.

1. Ampliar as estruturas da loja, buscando promover a tecnologia e um ambiente familiar

2. Efetivar parceria com 40% das escolas e universidades da região

3. Desenvolver 3 fornecedores de livros didáticos e complementares

4. Promover pelo menos um evento por mês junto as escolas e universidades dentro das estruturas da livraria

Com a entrada do concorrente Fox Books, e após realizar a análise de tendências e impactos no macroambiente de negócio, analisar a ferramenta SWOT e as 5 forças de Porter foi possível verificar que a livraria Loja da Esquina necessita promover diversas mudanças para se manter no mercado.

A principal mudança será expandir a faixa etária do publico alvo, e diante da dificuldade de manter os mesmo descontos de uma megastore, a Loja da Esquina devera trabalhar principalmente com livros didáticos. A livraria não deixará de vender os títulos que estava acostumada a vender, e estes serão o que irá aumentar o ticket médio das compras, com a ajuda do atendimento personalizado de sua equipe.

A parceria com escolas e universidades e a ideia de promover eventos foi para chamar o público para dentro da loja, assim mais pessoas podem conhecer os serviços e voltarem outras vezes, aumentando o número de clientes fidelizados. E ainda mantendo o ambiente familiar com um atendimento personalizado e respeitoso, tudo isso inserido na tecnologia para gerar facilidade aos clientes, assim será possível gerar um aumento na satisfação do cliente.

  • LOBATO, D. M. et al. Gestão Estratégica. 2. ed. EDITORA FGV IDE, Rio de Janeiro, 2017.

  • CHIAVENATO, I. 2003, Planejamento estratégico. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=35aw-p0MOJ4C&oi=fnd&pg=PA1&dq=planejamento+estrat%C3%A9gico+chiavenato&ots=6p1kFfUj09&sig=RNQqCyhMpg1ewnl2LTOtZS-xFEI#v=onepage&q=planejamento%20estrat%C3%A9gico%20chiavenato&f=falseAcesso em 15/02/2019

Obrigado pela oportunidade e orientações dadas para a realização deste trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (153.3 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com