TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Matriz de Atividade em Equipe – Tarefa Individual

Por:   •  24/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  654 Palavras (3 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 3

Matriz de atividade em equipe – tarefa individual 2

Módulo: I

Atividade: tarefa individual 2

Título: Problemas ambientais enfrentados pela humanidade e os limites do crescimento físico.

Aluno: Angela Beatriz Benthien

Disciplina: Meio ambiente

Turma: GRDEAD018-T1

Introdução

 A sociedade tem se preocupado cada vez mais com assuntos relacionados a preservação do meio ambiente e redução dos impactos ao meio ambiente. Questões relacionadas a destruição da camada de ozônio, escassez de recursos naturais, degradação ou modificação de ecossistemas, poluição do ar, água, oceanos e solo sai do âmbito individual e torna-se uma preocupação crescente para sociedade e organizações, visto que de forma ampla somos ligados pela sinergia da terra sendo considerado um sistema único e com limites finitos geram impacto no desenvolvimento e crescimento da humidade.  

 

Os limites ao crescimento físico

Os recursos naturais, energia e superfície terrestre são limitados gerando impacto no crescimento físico das organizações e até mesmo da humanidade.

Um grande exemplo de limite de crescimento físico são cidades turísticas como, Gramado, em que para evitar a degradação do meio ambiente a solução adotada foi criar áreas de preservação ambiental permanente onde não é possível a construção de novas edificações, inclusive o crescimento vertical foi limitado a quatro andares.  Em contrapartida temos exemplos do Japão e a cidade de Camboriú em que o crescimento vertical é uma solução para minimizar os impactos dos limites geográficos, mas atender a população sem escassez de água, energia e alimentação só é possível com o uso da tecnologia e políticas econômicas.

A humanidade tem se preocupado cada vez mais com a finitude dos recursos naturais e o conceito de desenvolvimento sustentável, “utilizar os recursos de forma inteligente dando tempo para que a natureza possa se recuperar e assim não gerar a escassez”, limita não só o crescimento das empresas, mas também a forma de relacionar com os clientes  se posicionar no mercado.

Em 1960 com a contaminação das águas e do ar nos países industrializados inicia-se a preocupação com a conservação e preservação do meio ambiente.

O Clube de Roma, 1968, atualmente uma organização não governamental, em seus comentários conclusivos em 1972, afirmava que:  "quanto mais próximo chegarmos dos limites materiais do planeta, mais difícil de resolver ficará o problema" (ABRANCHES, 2007).

Com base nas afirmativas podemos citar os seguintes limites:

  • Escassez de água potável: a indisponibilidade de água potável afeta desde a produção agrícola como o desenvolvimento industrial. Estudos apontam que atualmente mais de 40% da população mundial sofra com a escassez de água.
  • Degradação dos solos: resíduos orgânicos e industriais poluem o solo modificando a fauna e flora dos ecossistemas.
  • Destruição da biodiversidade: o desmatamento hoje efetuado em busca de madeiras, criar áreas de plantio ou pastagem ocasionam a destruição da natureza e gera impactos em alterações climáticas significativas.
  • Poluição dos rios, lagos e oceanos.

Como podemos observar o aumento da população aliado, a tecnologia e inovação gera um processo em que os recursos naturais poderão não ser suficientes para atender a humanidade, portanto ações de controle e regulação são de suma importância para a sobrevivência da sociedade.

Conclusão

De fato, os limites e o crescimento é uma linha tênue, pois não haverá crescimento sem recursos e modelos de gestão ambiental torna-se necessário para atender as demandas e conciliar crescimento sem gerar impactos irreversíveis no meio ambiente.

A Sociedade deve ter consciência que maximização de lucros não pode estar conflitando com questões ambientais e devem estar alinhadas com os mesmos objetivos e o conceito de desenvolvimento sustentável é a alternativa para driblar os limites do nosso planeta.  

Referências Bibliográficas

Módulo 1 – Atividade Empresarial e Meio Ambiente < https://ss.cursos.fgv.br/d2l/le/content/91007/Home>. Acesso em 29 de fevereiro de 2020.

Meio ambiente versus atividades econômicas < https://administradores.com.br/producao-academica/meio-ambiente-versus-atividades-economicas>. Acesso em 29 de fevereiro de 2020.

Economia e Meio Ambiente < https://www.folhavitoria.com.br/geral/blogs/livrepensar/2013/05/economia-e-meio-ambiente/> Acesso em 29 de fevereiro de 2020.

*Esta matriz serve para a apresentação de trabalhos a serem desenvolvidos segundo ambas as linhas de raciocínio: lógico-argumentativa ou lógico-matemática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (94.3 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com