TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Metodologia Científica

Por:   •  2/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.900 Palavras (8 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 8

O sucesso através de um bom diagnóstico empresarial

Camila Marianna de Souza

Laudejane Pereira de Sousa

Mauro Sebastião Martinez dos Santos Junior

Francisco de Souza

Tutora Externa Mônica Vargas da Rosa

        

RESUMO.

Este trabalho nos mostra a importância de se fazer um bom diagnóstico empresarial, onde esta ferramenta nos mostra que os relacionamentos juntamente com os processos ou a condução por parte dos responsáveis por ela, estão intimamente ligadas ao seu funcionamento e também para que a empresa possa obter um bom desempenho,  como esta empresa deseja se manter ao longo do tempo, independentemente de seu porte ou tempo de atividade.

Toda empresa que deseja ter uma longa vida e se manter equilibrada e com todos os processos se encaixando, é recomendado utilizar o diagnóstico empresarial para que possa buscar o tão desejado sucesso.

Palavras-chave: empresa, processos, funcionamento.

1. INTRODUÇÃO.

Falando em diagnóstico empresarial, nos referimos as várias ações, análises e avaliações efetuadas dentro e fora da empresa com a finalidade de observar toda a atual situação da organização e compreender seu desempenho, como seus pontos fortes, oportunidades e quais os aspectos precisam melhorar, sendo assim é essencial para sua competitividade no mercado.

Um diagnóstico bem realizado é onde podemos analisar todas as ações nos setores para que as atividades fiquem bem estruturadas e seja detectadas soluções para possíveis problemas, isso é feito com diversas ferramentas, para que possa ser mostrado dados concretos para tomada de decisão mais correta. Dessa forma saberemos exatamente o que deve ser mantido e o que poderá ser melhorado para aumentar as conquistas da organização.

Todo e qualquer tipo de negócio seja ele pequeno, médio ou grande, se é novo ou já tem anos que está no mercado, deve passar por esse tipo de momento de análise sempre que for necessário.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.

2.1 Gestão de Processos.

Primeiramente, a gestão possui um conceito geral, podendo, no entanto abranger diversos formatos, seus diferentes significados dependem da situação.

Assim sendo, Carvalho define Gestão de Processos como:

A definição de gestão por processos é uma metodologia que define avaliação contínua, análise e melhoria do desempenho dos processos que exercem mais impacto na satisfação dos clientes e dos acionistas. (CARVALHO, 2005).

Pessoas e processos são  elementos essenciais nas ações e procedimentos empresariais, os quais, complementam-se no cotidiano organizacional.

Assim sendo, não é propício as organizações contratarem profissionais extremamente capacitados, caso estes não consigam adaptar-se às situações e problemas cotidianos, solucionando-os de maneira eficaz, pois estes gerariam um custo desnecessário e também  um empecilho às empresas.

Ainda, conforme o mesmo Autor:

Na gestão por processos há necessidade de um grande envolvimento de toda a equipe de trabalho, desde gestores até operadores. Como conseqüência há maior satisfação no trabalho, redução de custos com retrabalho e desperdício de mão de obra e há o desenvolvimento de habilidades, pois com a coparticipação dos colaboradores é necessário o conhecimento aprofundado das atividades. (CARVALHO, 2005).

Importante frisar que na gestão processual, os gestores de processos buscam potencializar a otimização, preconizando diminuir a burocracia para realização dos procedimentos, ou seja, quanto menos a empresa despender tempo, pessoal e recursos para realizar um serviço, mais efetivo será o processo.

Figura 1.

[pic 1]Fonte: https://www.voitto.com.br/blog/artigo/gestao-por-processos  acessado em 03/11/2020 22:30

2.2 Tipos de Processos.

Mediante o exposto acima, considera-se que processos ineficazes implementados, consequentemente, virão a causar inúmeros desperdícios, partindo dos mais óbvios que são a perda de tempo, de recursos humanos e financeiros.

Atualmente em um mercado competitivo e em condições econômicas globais cada vez mais instáveis, é essencial que as empresas busquem ferramentas e métodos eficazes para aperfeiçoar seus processos.

Figura 2.

[pic 2]

Fonte: https://pessoasquepensam.webnode.com.br/desenvolvimento-organizacional/quais-as-etapas-de-um-diagnostico-organizacional-estrategico-/  acessado em 03/11/2020 às 22:51.

Em outras palavras, seja a organização presta serviço na produção de uma mercadoria, na venda de um produto ou na prestação de um serviço específico, ou seja, em todas atividades existentes, há condutas que necessitam ser tomadas para otimização dos resultados, isto que chamamos de processos.

Neste sentido, é importante salientar os processos que buscam uma contínua melhoria de desempenho, os quais são chamados processos organizacionais e gerenciais.

Desta forma, compreender cada um deles é valioso, visto que, a empresa deve analisar e investir nos setores que demandem mais atividade.

Consoante Tavares:

Processos organizacionais são conjuntos de atuações na área de marketing, administração, dentre outros que relacionados entre si, envolvem pessoas, procedimentos, equipamentos e informações, visando garantir o melhor desempenho da empresa. (TAVARES, 2012).

Em seu preceito mais concreto os processos organizacionais visam aqueles que o serviço ou o produto, geralmente para o publico externo, então, considera-se que, por meio dos processos organizacionais, os empreendimentos identificam as necessidades de seus clientes e atendê-las.

Agrega-se a isto, o conceito de Processos Gerenciais, os quais:

São aqueles que estão ligados a gestão estratégica da empresa. Por isso, estão relacionados aos outros dois tipos. É a partir desse tipo de processo que as demais atividades podem ser continuamente monitoradas e aprimoradas. Ou seja, processos gerenciais ajudam a trazer mais eficiência. (TAVARES, 2012).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (204.5 Kb)   docx (88.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com