TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Metodologia Científica

Por:   •  4/6/2021  •  Projeto de pesquisa  •  707 Palavras (3 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Veiga De Almeida

Metodologia Científica

Denise Paiva

Anderson Goulart

Resumo

Referência: MARTINS, Pablo Luiz et al. Motivação e Liderança como Estratégias na Gestão de Pessoas: um Estudo de Caso Sobre uma Empresa Comercial de Eletrodoméstico. In: SEGeT 2014: XI Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 22-24 de outubro de 2014. Disponível em: <https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos14/20020428.pdf>.

Introdução

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e exigente, se faz necessário o uso de ferramentas para a gestão de pessoas que proporcionem os melhores resultados dentro dos ambientes organizacionais. Entre essas ferramentas, a liderança e a motivação são difundidas como sendo as estratégias mais eficazes.

Para tal, é necessário que os líderes propiciem uma melhor qualidade de trabalho aos seus funcionários para que sejam estabelecidos vínculos, que, consequentemente, aumentarão sua produtividade de um modo geral. Criar, estabelecer e fortalecer o relacionamento entre empregados e gestores só traz benefícios para todos no ambiente da empresa.

São muitas as formas de engajar os funcionários: estabelecimento de metas, gratificações, bonificações, reconhecimento, entre muitos outros, que facilitam o trabalho e inserem o funcionário na filosofia da organização.

Desenvolvimento

A área da Gestão de Pessoas teve inúmeros avanços desde os anos sessenta e, desde então, vem ganhando protagonismo no campo da administração empresarial. O que proporcionou esses avanços foi o reconhecimento dos estudiosos da área que a hierarquia - de um modo geral - e seu modo de relacionar-se, tem impacto no modo como o trabalho funciona e flui, causando diferenças significativas nos resultados quanto à ações motivacionais ou desmotivacionais.

Desse modo, foi compreendido que é o papel da equipe gestora se utilizar de ferramentas estratégicas para proporcionar o ambiente de trabalho melhor possível para os funcionários. Para isso, é essencial possuir uma política de recursos humanos com mecanismos de avaliação, análise de desempenho e recompensa dos colaboradores.

Quanto mais motivado está um funcionário, mais alta é a sua produtividade, satisfação, envolvimento com a causa e cultura da empresa. Esse fator fica ainda mais evidente no ambiente altamente competitivo e marcado pela exigência de cada vez mais qualificações e experiências.

A figura do líder como sendo alguém que apenas exige, cobra e se impõe de forma autoritária sobre os funcionários não mais convence nos dias atuais, além de não proporcionar um ambiente saudável cujos funcionários amem trabalhar e compor. Ao líder cabe saber ouvir, compartilhar ideias, saber delegar funções e confiar em seus subordinados, visto que, o colaborador precisa se sentir necessário e ter seu trabalho respeitado.

No estudo de caso analisado no artigo, a empresa do ramo de eletrodoméstico apresentou resultados interessantes: quando perguntados sobre a motivação e a liderança na gestão de pessoas, 39% informaram que precisa melhorar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (44.3 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com