TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Metodologia Resumo Caso Catupiry

Por:   •  9/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  339 Palavras (2 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo Caso Catupiry

Em 1911, em águas do Lambari, Isaíra Silvestrini cria uma inovação culinária, cujo é um prato a base de leite (considerada mentora tecnológica) e que por mais que muito inteligente no ramo do seu laboratório (cozinha) não tinha o conhecimento de negócios. Assim, um familiar propôs de fazerem uma parceria onde ela cuidava da produção e ele venderia de porta em porta.

Ainda em Minas Gerias, criaram a primeira fábrica (de porte pequena) em São Lorenzo, Isaíra responsável pela produção, treinou uma equipe a ponto de todos conseguirem fazer o produto sozinhos, Mario Silvestrini ficou responsável pela gestão da empresa (responsável pela inovação criada pela irmã).

Em 1934 o produto foi patenteado e foi criada uma marca comercial chamada Catupiry (inspirada na linguagem tupi-guarani que significa excelente). Em 1949 foi fundada uma fábrica em São Paulo que até hoje é a principal fábrica da empresa.

Visando obter uma excelência no posicionamento estratégico da empresa, já nos anos 2000, a empresa adota: 1 - Pouco investimento em propaganda (acreditavam que a Catupiry é uma empresa monopolista, onde sendo sua fórmula única e secreta, seus concorrentes nunca chegariam no mesmo patamar); 2 - Produzir abaixo da demanda ( considerando  a mesma justificativa do item anterior e procurando conseguir controlar o seu preço); 3 - Endividamentos quase nulo (visando resistir as crises porém deste modo com crescimento quase nulo); 4 - Vende 70% da produção à vista (conforme seus cliente atacadistas tem receio de não conseguir adquirir seu produto sendo que eles produzem abaixo da demanda eles aceitam pagar a vista seu valor e os 30% a prazo também são intencionais para os supermercados exporem seus produtos na prateleira); 5 - Não faz parceria de negócios, buscando reter seu segredo empresarial; 6 - Não abrem franquias de produção pois objetivam manter sua qualidade; 7 - Se declara pouca predisposta a inovações visando minimizar os riscos.

Uma análise interessante é que a empresa Catupiry se assemelha a Peter Pan, pois ambos preferem não crescer não por incapacidade, mas sim por opção.

Aluno: Vitor Formágio

RA: 00213083

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (50.1 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com