TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Caso Gillette

Por:   •  13/6/2017  •  Seminário  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 3

Rubens Martendal Medeiros

O texto de estudo tem como objetivo identificar e propor práticas empresariais voltadas à gestão da inovação para pequenas empresas utilizando o modelo Temaguide, modelo dividido em cinco etapas, prospecção/vigilância, foco, recursos, implementação e aprendizagem), que auxilia no processo de elaboração dos formulários aplicados as organizações pesquisadas e trata basicamente de como gerenciar de forma mais eficiente o processo de melhoria de produtos (serviços) e das formas como estes são produzidos e distribuídos.

Em sua literatura, apresenta os conceitos básicos de inovação a partir do manual de Oslo, que se trata de uma ferramenta que divide a inovação em quatro áreas: produto, processo, marketing e organização, com a adoção de três conceitos para o grau de novidade da inovação, separando em: nova para a empresa, nova para o mercado e nova para o mundo. E define inovação como “a implementação de um produto (bem ou serviço) novo ou significativamente melhorado, ou um processo, ou um novo método de marketing, ou um novo método organizacional nas práticas de negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas”.

Apresentou diversos termos importantes no quesito da inovação para as empresas que usam esse método para alavancar, agregar valor social e riqueza, apresentar novas tecnologias, processos e práticas, variando de pequenas mudanças, não restringindo somente a bens, mas também no setor de serviços, resultando em melhorias de qualidade, eficácia, rendimentos, entre outros.  

Além de mostrar que essa inovação não se da somente por parte dos fabricantes, no processo de inovação é importante unirmos ideias de usuários, clientes, fornecedores e agrupar todas as experiências com determinado serviço ou produto para fazer com que as inovações a ele fornecidas sejam de fato benéficas e tragam facilidades para os usuários.

A concorrência, geradora de uma competição de valores, inevitavelmente foi um fator determinante para abrir espaço para a inovação e transformação das práticas existentes.

O estudo de caso aconteceu na forma de uma Pesquisa-ação, caracterizada como qualitativa: documentação indireta (pesquisa de documento e pesquisa bibliográfica), observação direta intensiva (observação e entrevista) e a observação indireta extensiva (formulários), e seus resultados foram apresentados com a aplicação das etapas do modelo Temaguide.

Em suas considerações finais comprova-se a utilidade do modelo Temaguide para a gestão da inovação e evidencia-se o início de uma trajetória tecnológica nas empresas estudadas e a importância da atitude empreendedora voltada para as inovações.

Portanto, com base nas considerações finais do texto e analisando as contribuições que o mesmo nos fornece, podemos dizer que a gestão correta da inovação, que inclui todas as atividades que capacitam uma organização para fazer o melhor uso possível de suas ferramentas, é sem dúvida o ponto chave para o sucesso de um empreendimento ou organização.

A partir de uma metodologia bem aplicada, a pesquisa permitiu que se identificassem as necessidades que as empresas em estudo demandavam, e com a participação de todos os envolvidos, e com as ferramentas corretas, proporcionou um enriquecimento no levantamento dessas organizações, e o mesmo pode ser aplicado a qualquer tipo de produto, serviço e empresa, a fim de se tirar alguma vantagem em seus processos de produção, distribuição e gerar novos tipos de inovações que tragam algum, ou vários benefícios em seu processo ou produto final.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (69.8 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com