TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo caso xerox

Por:   •  4/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  486 Palavras (2 Páginas)  •  2.523 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO CASO XEROX

A história da Xerox iniciou-se em 1906 também conhecida como Haloid Company, fundada por Chester Carlson o homem que inventou a primeira copiadora xerográfica do mundo que foi lançada em 1959. A copiadora “914”, foi o maior sucesso de todos os tempos e a mais vendida, esta copiadora xerográfica foi registrada com uma patente norte-americana em 1942.

Joseph C. Wilson, o presidente de longa data da Haloid criou uma postura positiva voltada para as pessoas e essa cultura, além dos valores de equidade e respeito continuou sendo tomara pelo seu sucessor David Kearns. Infelizmente a xerox foi vítima do seu próprio sucesso os dirigentes sabiam que precisavam ir além de copiadoras para sustentar o crescimento da empresa a burocracia da Xerox acabou cegando os dirigentes, enquanto as empresas menores se estavam transformando a tecnologia desenvolvidas no Parc, a Xerox se arrastava nas vendas de maquinas copiadoras. Os perigos ficaram mais visíveis após a patente de xerografia começou a expirar, os concorrentes como a Canon e a Ricoh, começaram a vender copiadoras pelo preço de custo da Xerox, a participação abaixou de 95% para 13% a empresa sem novos produtos para compensar a diferença, teve que cortar custos e se comprometeu a ter técnicas de estilo japonese de gestão. Kearns conseguiu mobilizar o grupo e rejuvenescer a empresa em 1990, porem ele colocou a Xerox em um profundo desastre levando a empresa para os serviços financeiros.

Na época em que ele passou a liderança para Paul Allaire em 1990. Paul Allaire teve que iniciar um plano dessa situação, a estratégia foi de corte de custos e a introdução de novos produtos para que a empresa a andar novamente. A Xerox voltou a lucrar com uma nova linha de copiadoras de alta velocidade e impressoras digitais, mais novamente se desequilibrou ao subestimar as impressoras a jato de tinta. Como o aumento de uso da internet e e-mail, não havia necessidade de para que as pessoas fizessem tantas fotocopias, Paul Allaire criou um reposicionamento da marca Xerox como “The Document Company”, ele avançou na era digital como fazia parte de sua estratégia Paul Allaire contratou Richard Thoman, que era braço direito do sucessor de Louis Gerstner na IBM.

Em 2001 Paul Allaire passou a liderança para Anne Mulcahy que havia começado como vendedora ne empresa, ela lançou um plano de reversões que incluía um enorme corte de custos e o fechamento de diversas operações que davam prejuízo, ela acordou um negócio para a investigação contábeis, frisando finalizar um novo compromisso com práticas de negócios eticamente corretas.

No ano de 2004 a empresa lançou 40 novos produtos e as vendas continuaram crescendo, ao tirar a Xerox da situação crítica Anne Mulcahy começou a ganhar respeito e a admiração dos líderes, funcionários e clientes. Porem ela não pode desfrutar do sucesso, ela precisa manter a equipe bem estruturada, pois os seus concorrentes estão em cima.

REFERÊNCIAS:

História da Xerox: The Document Company, disponível em: http://www.nacionalcopiadoras.com.br/requires/print_text.php?c=201

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (67.1 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com