TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Metodologia da Pesquisa

Por:   •  26/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.638 Palavras (11 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 11

FACULDADE PRESBITERIANA MACKENZIE RIO

Curso de Administração

RAQUEL BARCELOS PEREIRA

O CRESCIMENTO DO EMPREENDORISMO NO BRASIL DE 2014 A 2017.

Rio de Janeiro

2018


RAQUEL BARCELOS PEREIRA

O CRESCIMENTO DO EMPREENDORISMO NO BRASIL DE 2014 A 2017.

Trabalho de Anteprojeto de metodologia da pesquisa apresentada ao curso de Graduação em Administração da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio.

Orientadora: Professora: Patrícia da Mota V Figueredo

Rio de Janeiro

2018

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO........................................................................................................4

1.2 TEMA.....................................................................................................................4

1.3 PROBLEMA...........................................................................................................4

1.4 OBJETIVO GERAL E ESPECÍFICO......................................................................4

1.5 JUSTIFICATIVAS..................................................................................................5

2. REVISÃO DE LITERATURA...................................................................................6

3. METODOLOGIA......................................................................................................9

4. CRONOGRAMA.....................................................................................................10

5. BIBLIOGRAFIA......................................................................................................11

5.1 BIBLIOGRAFIA....................................................................................................12

  1. INTRODUÇÃO

Segundo Degen (2005), a riqueza de um país é mensurada a partir da sua capacidade de produzir riquezas, em sua quantidade suficiente para garantir o bemestar de sua população. Assim, no Brasil, o maior potencial que se tem para produzir riquezas é a liberação da criatividade dos empreendedores, por meio da livre iniciativa para produzir e comercializar esses bens e serviços.

De acordo com Dornelas (2003), empreendedorismo significa fazer algo novo, diferente, mudar a situação atual e buscar, de forma incessante, novas oportunidades de negócio, tendo como foco a inovação e a criação de valor.

Ainda, de acordo com Dornelas (2003), o fator que estimula o empreendedorismo no povo brasileiro a iniciação de um novo negócio é na maioria dos casos a necessidade e não porque quer criar algo diferenciado. Trata-se de uma oportunidade ou ainda assumir riscos ou ter autonomia, mas pela necessidade de sobrevivência em meio a uma sociedade desigual.

O empreendedorismo é indispensável para países em desenvolvimento, pois instiga a capacidade empreendedora dos brasileiros. E para isso o Brasil é altamente empreendedor, porém a maioria das pessoas, muitas vezes, resolve empreender devido sua ocasião atual, como a falta de emprego. Tornando-se o ato de empreender como uma necessidade e não uma escolha (SOUZA; GUIMARÃES, 2005).

Analisando o aumento de empreendedores no mercado, para que novos negócios sejam criados e sustentados, melhorando a situação social, econômica e financeira do país é surge o problema desta pesquisa: o empreendedorismo é importante para o crescimento e desenvolvimento do Brasil?

Com base neste problema, apresenta-se o tema desta pesquisa: O crescimento do empreendedorismo no Brasil de 2014 a 2017. Logo após, tem-se como objetivo geral: Descrever variáveis que contribuíram para o crescimento e avanço do empreendedorismo no Brasil neste período.

Em seguida os objetivos específicos que permitem entender quais os elementos serão pesquisados ao longo desta pesquisa. São eles:

  • Conceituar a importância do empreendedorismo e o seu crescimento no período de 2014-2018;
  • Identificar aspectos positivos e negativos que contribuem com o impacto econômico no país, através de novos empreendedores.

Esta pesquisa buscará confirmar as seguintes hipóteses:

  • Fatores como o desemprego, crise econômica, falta de oportunidades, podem indicar a evolução do empreendedorismo no Brasil;
  • O Empreendedorismo é o principal fator do desenvolvimento econômico e social do país, seu avanço pode proporcionar estruturas positivas.

Portanto, após definir problema, tema, objetivo geral, os objetivos específicos e as hipóteses é necessário responder a mais uma pergunta: por que realizar esta pesquisa e qual sua relevância?

A pesquisa tem sua relevância, pois busca identificar a importância do Empreendedorismo no Brasil no processo de desenvolvimento, econômico e social brasileiro. Com o empreendedorismo cada vez mais presente no contexto de negócios do país, existe uma tendência que o crescimento possa ser ainda maior. Segundo dado no Ministério Público (MP), o Governo Federal abre novas portas para os empresários de todo o país, podendo facilitar parcerias e dando mais credibilidade às novas empresas e seus empreendedores. As atenções estão voltadas para o que pode trazer grande progresso econômico para o Brasil em um curto espaço de tempo. (SEBRAE, 2015)

A atual crise econômica Brasil teve início em meados de 2014. Uma de suas conseqüências foi à forte recessão econômica, levando a um recuo no Produto Interno Bruto (PIB) por dois anos consecutivos. A crise também gerou desemprego que atingiu seu auge em março de 2017 com uma taxa de 13,7%, o que representava mais de 14 milhões de brasileiros desempregados (GEM, 2013).

Dornelas (2005) explica que o empreendedorismo é uma das formas mais eficientes de interligação entre ciência e mercado, criando novos empreendimentos e comercializando novos produtos e serviços. Essa ação movimenta a economia de uma região de forma significativa e pode contribuir para a geração de empregos, assim como impactos globais podendo se tornar até um aspecto de desenvolvimento econômico mundial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)   pdf (142.1 Kb)   docx (22.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com