TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Metodologia de Pesquisa

Por:   •  10/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  284 Palavras (2 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 2

De patológicos a higiênicos: os lares modernos e a imprensa no Brasil pós-Segunda Guerra Mundial

A pesquisa aqui apresentada concentra atenção na patologização dos lares brasileiros como estratégia dos publicitários e anunciantes para convencer as donas de casa de que a solução dos problemas com insetos era o consumo de produtos industrializados.

As observações preliminares levantam a hipótese de que os anúncios foram uma poderosa força pedagógica que invocava a autoridade científica para legitimar a eficácia dos produtos. Esse artigo salienta essa relação.

A realização desta pesquisa ficou a cargo da Fundação Oswaldo Cruz no ano de 2016. Para verificar essa hipótese optou-se por analisar o hábito de compra de materiais de higiene após a onda de anúncios com os supostos embasamentos científicos.

Com intuito de aprofundar tal compreensão, foram acompanhados, diversos recortes de jornais, dados estatísticos de consumo da população em diferentes momentos  e fragmentos publicitários de décadas.

A investigação assim conduzida tinha por objetivo  analisar a concepção de que as residências eram espaços potencialmente ameaçadores à saúde da família e que se transformariam em lares saudáveis por meio da aquisição de produtos industrializados.

Tal esforço se justificar pela importância do tema, visto que as transformações geradas, sobretudo, pelo desenvolvimento urbano e industrial, pela profissionalização da imprensa e da publicidade e seu impacto, em particular, por meio das revistas ilustradas semanais, nos valores e aspirações dos setores médios urbanos.

Por fim, cabe enfatizar que tal temática vem sendo amplamente estudada por Elizabete Mayumy Kobayashi foi a responsável pela pesquisa e análise das fontes e pela redação das versões preliminares do artigo oriundas de sua tese de doutorado. Gilberto Hochman responsabilizou-se pela supervisão da pesquisa, pela análise das fontes e discussão bibliográfica e redação final do artigo.

Bibliografia:

ISSN: 1414-3283

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (97.7 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com