TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Metodologia e Pesquisa

Por:   •  18/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  290 Palavras (2 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 2

Considerando o texto de Rubens Alves como referência, seria correto afirmar que ele aproxima senso comum e ciência? Justifique sua resposta com base em argumentação pertinente ao texto de Rubem Alves.

Resposta: Rubens Alves aproxima ciência e senso comum, pois para ele as duas coisas são expressões da mesma necessidade básica, de compreender o mundo, podendo viver melhor e sobreviver. Se nós conseguirmos compreender o senso comum, assim entenderíamos a ciência. As duas coisas estão ligadas uma na outra. A ciência é uma metamorfose do sendo comum. Sem ele, ela não existe. Só depois que você aprende o que é senso comum, e com esse conhecimento, é que abre caminho para aprender o que é ciência. As duas formas são de conhecimentos. Todo o conhecimento produzido pelas populações tem a finalidade de determinar e caracterizar o seu modo de vida; é uma representação de como uma cultura local pode manter-se e se conservar viva. E o meio para que tal fato aconteça é através da definição e delimitação do patrimônio imaterial. Este é produzido e determinado através dos conhecimentos do senso comum. Pois, as concepções do senso comum são totalmente incompatíveis e inconcebíveis ao conhecimento científico.

Ao contrário do patrimônio imaterial, regido pelo senso comum; o patrimônio material é determinado pela ciência. É ela que determina o que pode e o que deve ser tombado, quais as formas aplicáveis de conservação e restauro e os materiais propícios para esta atividade, e em quais circunstâncias devem ser realizadas, como devem ser as técnicas de escavação de sítios arqueológicos, qual o valor a ser atribuído a determinadas obras artísticas, enfim, é a ciência que estipula o que é o patrimônio material e como, porque e para que deve ser patrimonializado, tombado e restaurado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (34.8 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com