TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Motivação e Estratégia

Por:   •  28/5/2021  •  Resenha  •  438 Palavras (2 Páginas)  •  79 Visualizações

Página 1 de 2

Governo do Estado do Rio Grande do Norte[pic 1]

Secretaria de Estado da Educação e da Cultura – SEEC

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE – UERN[pic 2]

Pró-Reitoria de Ensino de Graduação – PROEG

Home Page: hhttp://www.uern.br   E-mail: proeg@uern.br

UNIDADE: Faculdade de Ciências Econômicas – FACEM

CURSO: Administração

RESENHA CRÍTICA

ANTUNES, Enéia Viviane et al. A motivação para o trabalho e sua importância estratégica: análise da perspectiva individual em uma empresa do ramo de autopeças e serviços. IV Encontro de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho. Brasília, nov.2013.

Rafael de Medeiros Veras

No artigo o autor explica a partir de um estudo em um comercio de autopeças e serviços, a motivação, sua importância estratégica e de que forma uma organização pode e deve estimulá-la em seus colaboradores a fim de agregar valor à equipe. Funcionários motivados tornam o ambiente de trabalho mais agradável, tornam-se mais produtivos, eficientes e prestam serviço da melhor forma possível.

De início é importante que o empregador conheça os fatores desmotivadores de sua empresa, para só então verificar o grau de motivação e de eficácia de seus funcionários. Uma organização bem-sucedida deve sempre buscar entender as necessidades e o que seus colaboradores sentem. O resultado é fruto colhido uma vez que a motivação é o que impulsiona o empregado a agir de forma produtiva dentro da empresa.

Foi realizada uma pesquisa com os funcionários de uma empresa de autopeças, questionando o que tornara o clima organizacional realmente motivador e o que os mesmos sugerem para a empresa a fim de melhorar o desempenho da equipe por completo. Dentre várias situações, destacara-se em primeiro “mais treinamentos”, seguido de “maior reconhecimento” e “aumento de salário”.

Mediante os desafios diários, o funcionário desmotiva-se uma vez que cobrado sem estar devidamente apto para solucionar um problema. É importante a importância do reconhecimento perante os superiores, uma vez que o empregado necessita do feedback de seu superior para que continue a realizar seu trabalho da melhor forma possível. Por fim, temos o aumento de salário, que é uma necessidade quase fisiológica, uma vez que é do salário que o empregado pode suprir suas necessidades básicas, como alimentação, moradia, segurança, etc.

Como abordado na pesquisa, a motivação da equipe é um desafio complexo para o empregador, uma vez que o estímulo é diferente para cada funcionário. Mas o indiscutível é a relevância entre os fatores determinantes e a relação diretamente proporcional entre o resultado gerado e a motivação. O funcionário bem motivado vai além da eficácia, tornando-se um diferencial para a empresa.

1 Rafael de Medeiros Veras; acadêmico do curso de Administração, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (251.7 Kb)   docx (199.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com