TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Motivação e o Perfil do Empreendedor

Por:   •  22/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  346 Palavras (2 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 2

DOLABELA, Fernando. O Segredo de Luísa. Rio de Janeiro, Sextante, 2008.

A Motivação e o perfil do empreendedor (pp. 27-50) Primeiro capítulo.

 O trabalho do autor baseia-se em nos mostrar como influenciadores do nosso ciclo de relações (sejam elas primárias, secundárias ou terciárias) podem nos ajudar a desenvolver ou até mesmo despertar vocações e vontades pelas quais somos influenciados, onde no caso de Luísa, personagem principal, sua maior influência foi sua madrinha Fernanda.

O autor quis deixar claro como a admiração por sua madrinha fez Luísa se inspirar no empreendedorismo, onde o que mais a encantava era a capacidade de independência e de influência da madrinha, ou seja, a autonomia da mesma. Onde acaba deixando um pouco de lado sua principal atuação que seria a carreira de dentista, um sonho de seu pai. Dolabela, ainda destaca que uma mente empreendedora busca conhecimento em qualquer pessoa ou fonte que ela mesma busca; e ainda gosta de diferenciar-se dos outros, tornando- se assim “criativa e indomável” (p.31).

É possível observar na obra que Luísa sentia prazer em estar junto a madrinha, trabalhando em sua loja, gostava do ato da venda, da cozinha fazia seu hobby e sentia-se realizada ao estar no caixa e ver os produtos sendo vendidos, mesmo que nada chegasse a ser seu. Isso de certa forma era uma oportunidade de experiência para ela.

Luísa teve sua primeira ideia como empreendedora em Belo Horizonte, ao oferecer um pouco da goiabada- cascão para um  amigo, ela estava disposta a aprender com os erros, a fazer a diferença e atuar com o papel de atriz principal de sua própria vida, mesmo que isso custasse o sonho dos pais; ela estava em busca da auto- realização, era uma pessoa com capacidade de observação e planejamento.

Por fim, o autor nos encaminha para algumas das razões de se ensinar/aprender empreendedorismo, elas seriam os óbvios motivos de se abrir uma empresa sem nenhum preparo técnico: Falimento da empresa, formar profissionais de níveis universitário e profissionalizantes, cultura, ética, cidadania e etc. É importante conhecer a área de negócio.

Caroline Gimenez Andrade R.A: 73972

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (68 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com