TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A NESTLÉ BRASIL – OPORTUNIDADE DE MELHORIA PARA ATRAIR E RETER SEUS TALENTOS

Por:   •  20/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  6.186 Palavras (25 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 25

UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO – UNISA

NESTLÉ BRASIL – OPORTUNIDADE DE MELHORIA PARA ATRAIR E RETER SEUS TALENTOS

PATRÍCIA REIS KRISTMAN DA SILVA

PRAIA GRANDE

JUNHO/2017


UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO – UNISA

NESTLÉ BRASIL – OPORTUNIDADE DE MELHORIA PARA ATRAIR E RETER SEUS TALENTOS

Trabalho apresentado à Universidade de Santo Amaro – UNISA, referente a disciplina de Projeto Integrador em Gestão de RH I.

Orientadora: Prof. Marcileide Muniz C. de Melo Silva.

PATRÍCIA REIS KRISTMAN DA SILVA

PRAIA GRANDE

JUNHO/2017

AGRADECIMENTOS

À minha família por todo apoio, ao meu marido Vinicius por toda compreensão e incentivo, e a tutora Monica por todo conhecimento compartilhado.  Com amor, admiração e gratidão.


RESUMO

        No mercado atual, encontramos muitas pessoas em busca de oportunidades de trabalho. Porém, paralelamente, encontramos também profissionais dedicados que as empresas precisam manter em seu quadro, e com a tecnologia e agilidade das informações, podem a qualquer momento migrar para outras empresas em busca de melhores oportunidades.

        A famosa geração Y, como é chamado os jovens nascidos a partir dos anos 80, tem como característica a troca repentina de emprego em busca de oportunidades que ofereçam mais desafios e crescimentos profissionais.

        Neste projeto, iremos abordar como a Nestlé Brasil pode trabalhar para atrair e manter jovens talentos para agregar valores a sua marca.

Palavras-chave: Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Talentos, Geração y.


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        6

1.1.        OBJETIVOS        7

1.1.1.        OBJETIVO GERAL        7

1.1.2.        OBJETIVO ESPECIFICO        7

2.        HISTÓRICO DA EMPRESA        7

3.        METODOLOGIA        7

4.        ANÁLISE DA PROBLEMATICA - ROTATIVIDADE DE PESSOAL        8

4.1.        A INFLUENCIA DA GERAÇÃO Y NA ROTATIVIDADE DO QUADRO FUNCIONAL DAS EMPRESAS        8

5.        PROPOSTA DE SOLUÇÃO        9

5.1.        COMO ATRAIR NOVOS TALENTOS        9

5.2.        MANTENDO OS TALENTOS        9

5.3.        VALORES E CONDUTA ÉTICA DA NESTLÉ        11

6.        CRONOGRAMA DE ATIVIDADES        20

7.        CONCLUSÕES        20

8.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        21


LISTA DE FIGURAS

Figura 1 – Cronograma.        20



  1. INTRODUÇÃO

        O setor de recursos humanos na gestão organizacional é de suma importância para manter o crescimento continuo e duradoura de uma empresa. A forma como as organizações aplicam a gestão de pessoas passa por grandes transformações, sendo esta transformação causada por grandes mudanças na organização do trabalho, no relacionamento entre as organizações e pessoas, no modo pelo qual as pessoas encaram sua relação com o trabalho e no comportamento do mercado de trabalho. Chiavenato (2009) relata que as pessoas constituem o mais importante ativo das organizações.

        O presente trabalho está estruturado em uma situação problema que visa melhorar as Políticas de Recursos Humanos da empresa Nestlé Brasil. A escolha por essa empresa se deu devido ao grande número de colaboradores que a mesma emprega. A empresa conta atualmente com 30 fabricas distribuídas pelo pais, tendo mais de 20 mil colaboradores empregados diretamente e 220 mil indiretamente. Conta ainda com uma presença em 98% dos lares brasileiros através de seus variados produtos, e dentro do grupo Nestlé internacional, a Nestlé Brasil é o 2º maior mercado em faturamento e volume de vendas.

        Segundo pesquisa realizada pela consultoria Glassdoor, a Nestlé Brasil está entre as 5 melhores empresas para se trabalhar. A pesquisa foi feita com base em informações obtidas através dos próprios colaboradores, os levantamentos apontados levam em conta itens como remuneração, valores da empresa, compatibilidade com vida pessoal e oportunidade de crescimento.  A multinacional alimentícia aparece na terceira posição, com uma nota média de 4,4, em uma escala de 0 a 5.

        Em contra partida, vivemos em um cenário atual, onde as pessoas não pensam mais em viver a vida inteira em um mesmo emprego. As pessoas estão dispostas a passar por mudanças para buscar o que julgam melhor para si, ou até mesmo sacrificam seus empregos devido a dificuldades típicas de muitas carreiras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.1 Kb)   pdf (315.2 Kb)   docx (51.7 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com