TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Nova Administração: Mudanças e Perspectivas

Por:   •  9/11/2019  •  Bibliografia  •  13.926 Palavras (56 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 56

[pic 1][pic 2][pic 3]

Fonte: Adaptado de Maximiano (2015).

DECENZO, David A.; ROBBINS, Stephen P. A nova adminis- tração: mudanças e perspectivas. São Paulo: Saraiva, 2014.

 

o.

o.

Figura 2 – Organograma estrutural, clássico ou vertical.

Organização ABC.

[pic 4]

FUNÇÃO ORGANIZAÇÃO

[pic 5][pic 6][pic 7]

A função organização compreende as decisões sobre seis elementos básicos: especialização do trabalho, cadeia de comando, amplitude de controle, autoridade e responsa- bilidade, centralização ou descentralização e departamen- talização (CHIAVENATO, 2014; SOBRAL, 2013; DECENZO;

ROBBINS, 2007; BATEMAN, 2007), os quais veremos deta- lhadamente a seguir.

Especialização do trabalho

Processo de dividir um trabalho em uma série de etapas, com cada etapa sendo concluída por diferentes indivíduos.

Robbins (2014)

A especialização do trabalho refere-se à divisão das ativi- dades da organização e à definição da quantidade de ní- veis hierárquicos que a organização terá em sua estrutura. Na especialização horizontal do trabalho, as tarefas são divididas em uma série de etapas, cada uma completada por um funcionário individualmente. Quanto maior a divi- são do trabalho, maior será o grau de especialização.

Um exemplo simples sobre a especialização horizontal pode ser facilmente observado em uma loja. Para comprarmos um produto, primeiro falamos com o vendedor, pagamos no caixa e retiramos a compra com o embalador, ou seja, cada tarefa é desempenhada por um setor ou uma pessoa

diferente. Em alguns comércios de pequeno porte, essas ta- refas podem ser desempenhadas por uma única pessoa.

A especialização relaciona-se com os conceitos de produ- tividade e custos; a baixa especialização tem custos altos,  a média especialização tem custos baixos, e a alta especia- lização também tem custos altos.

É importante observar que a baixa especialização compro- mete o processo porque pessoas não preparadas para a  execução das atividades apresentarão baixa produtividade.

Já a alta especialização compromete o processo porque pessoas com qualificação superior à necessária para a re- alização da tarefa apresentam pouca motivação e aumen- tam a rotatividade, pois tendem a sair da empresa.

Portanto, a média especialização é a mais adequada, já  que privilegia a contratação de pessoas com formação e conhecimento para a realização das tarefas.

Cadeia de comando

Linha contínua de autoridade em uma organização.

Robbins (2014)

Esse é um princípio herdado das organizações militares e define que cada funcionário deve responder a apenas um superior (unidade de comando). Ela estabelece, segundo Sobral (2013), uma linha de autoridade formal que define a estrutura hierárquica das relações entre os membros e  as unidades organizacionais. Ou seja, a cadeia de comando

estabelece quem se reporta a quem, distribuindo a autori- dade e a responsabilidade pelos membros da organização. Com a crescente complexidade das atividades  desenvolvi-

das pelas organizações, muitas vezes o princípio da cadeia

de comando não é integralmente observado; é comum, por exemplo, um funcionário participar de diferentes projetos na empresa e, em cada projeto, ter um superior diferente.

Amplitude de controle

Número de funcionários que um gestor pode su- pervisionar com eficiência e  eficácia.

Robbins (2014)

É o número de subordinados sob a responsabilidade de cada gestor. Quanto maior o número de subordinados, maior a amplitude de controle. Não existe uma fórmula matemática para estabelecer qual a amplitude de controle ideal em cada caso. Fatores como a tecnologia utilizada, interdependência dos funcionários, qualificação, proximi- dade física entre eles, cultura da empresa, entre outros,  podem determinar a necessidade de uma maior ou menor amplitude de controle. Quanto maior o número de subor- dinados, maior será o congestionamento da decisão e co- municação. Geralmente, quanto maior a posição na hierar- quia da organização, menor a amplitude.

Autoridade, responsabilidade e delegação

Autoridade – direitos inerentes a uma posição de supervisão para dar ordens e esperar que essas ordens sejam obedecidas.

Robbins (2014)

A autoridade é o direito legítimo de tomar decisões e dizer a outras pessoas o que fazer. A posição na hierarquia21 da empresa confere ao funcionário o direto de decidir sobre os recursos e atribuir responsabilidade aos subordina- dos. Responsabilidade aqui entendida como a atribuição de uma tarefa que o funcionário deverá executar. O exer- cício da autoridade na organização tem como finalidade o alcance dos objetivos organizacionais e distingue-se por três características (DAFT, 2010; SOBRAL, 2013):

  • A autoridade está relacionada ao cargo na estru- tura. Qualquer pessoa que ocupe um determinado

cargo está investida da autoridade a ele conferida.

  • A autoridade é aceita pelos subordinados, que a

aceitam, em condições normais, porque sabem que ela

é legítima por ser concedida pela organização.

  • A autoridade vem de cima; quanto maior o nível

hierárquico, maior a autoridade formal.

A responsabilidade significa o dever que o funcionário tem de executar as tarefas que lhe são atribuídas ou as ativida- des organizacionais pelas quais responde. A delegação é o instrumento por meio do qual a chefia imediata concede   a autoridade necessária para a tomada de decisão, com  vistas à consecução dos objetivos predeterminados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (99.6 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (499.1 Kb)  
Continuar por mais 55 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com