TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ORGANIZAÇÕES SISTEMAS E MÉTODOS

Por:   •  25/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.243 Palavras (9 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 9

URI - UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES[pic 1]

PRÓ-REITORIA DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

CÂMPUS DE FREDERICO WESTPHALEN

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

REENGENHARIA E BENCHMARKING

Frederico Westphalen, novembro de 2016

REENGENHARIA E BENCHMARKING

                                                

Trabalho apresentado a disciplina de Organização, Sistemas e Métodos Administrativos do curso de Administração, do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas da URI – Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Câmpus de Frederico Westphalen.

        

Professor (a): Ana Paula Pessotto

Frederico Westphalen, novembro de 2016[pic 2]

REENGENHARIA

A Reengenharia é uma atitude tomada por gestores, gerentes e administradores com o pensamento de fazer uma mudança significativa dentro da empresa para a obtenção de melhores resultados. Ela é, portanto, o ato de reprojetar e repensar profundamente as atitudes de uma empresa para melhorar seu desempenho, tal como custos, qualidade, serviços e agilidade. Segundo Davenport (1954):

Das muitas razões operacionais pelas quais as organizações do setor privado adotam iniciativas de reengenharia dos processos, quase todas podem ser atribuídas à necessidade de melhorar o desempenho financeiro. A redução dos custos dos processos traduz-se diretamente nesse objetivo. Outros objetivos, como a redução dos prazos e a melhoria da qualidade e do atendimento ao cliente, traduzem-se, ao que se supõe, em maiores vendas ou numa produção menos cara (DAVENPORT, 1954, p. 5).

A reengenharia é então uma oportunidade das organizações de reinventar seus processos, o que acarreta em uma situação de mudança que requer muita dedicação e comprometimento dos responsáveis pelo mesmo, promovendo assim uma melhoria no que diz respeito à redução de custos da própria organização.

Muitos motivos levam as empresas a iniciar a reengenharia organizacional, indiferente desses motivos, a mesma está sempre subjacente a uma vontade de alcançar um aumento expressivo dos resultados e não apenas uma melhoria residual do desempenho.

Para atingir tal fim, a reengenharia organizacional possui um conjunto de conceitos e metodologias de gestão, onde são utilizados diferentes métodos, técnicas e ferramentas. Desse modo, é permitido ter uma reorganização das camadas organizacionais, permitindo assim uma analise exaustiva dos fatores intra e inter organizacionais que as regem e influenciam.

Adotar as práticas da reengenharia diz respeito a abraçar novas maneiras de prosseguimento, o que envolve reorganizar a empresa, de maneira a reinventar a cultura organizacional da empresa experimentando novos meios de alcançar os objetivos organizacionais.

A reengenharia empresarial significa pôr de lado grande parte da sabedoria legada por dois séculos de gestão industrial. Significa esquecer como o trabalho era realizado na era do mercado de massa e decidir como melhor realizá-lo agora. Na reengenharia empresarial os antigos cargos e estruturas organizacionais – departamentos, divisões, grupos e assim por diante – perdem a importância. Eles são artefatos de outra era. O que importa na reengenharia é como queremos organizar o trabalho agora, frente à demanda dos mercados atuais e ao potencial das atuais tecnologias. Como as pessoas em empresas funcionavam outrora não importa para a reengenharia empresarial (HAMMER, 1994, s/p).

Origem

A reengenharia surgiu inicialmente nos Estados Unidos no século XX com Michael Hammer. E a partir de então, se espalhou com facilidade pela Europa e os demais continentes do mundo. Hammer e Champy são os responsáveis pela formulação de suas bases conceituais.

Os dois principais enfoques da reengenharia

A reengenharia de maneira mais simplificada pode ser conceituada, como mudar o processo, ou seja, reinventá-lo. Deste modo, pode ser entendida dentro da organização como, deixar de lado práticas e saberes já utilizados que já não surtem mais efeito para adotar novas práticas, a fim de se adotar novos métodos.

De acordo com os pensamentos de Ricardo (2016):

  • Reengenharia de Processos: visa inovar processos específicos dentro da empresa, normalmente gerando grandes ganhos de desempenho na corporação como um todo.
  • Reengenharia de Negócios: visa transformar o negócio através da inovação de macro empresas fundamentais com base na nova estratégia corporativa.

Alguns dos princípios da reengenharia

  • -Externamente, concentra-se no consumidor final e na qualidade do produto.
  • -Proporcionar aos clientes e usuários um ponto de contato único e acessível.
  • -Estimular o envolvimento e a participação.
  • -Facilitar os contatos entre pessoas e atividades dentro da empresa.
  • -Evitar o excesso de sofisticação.
  • -Incorporar aos processos algum mecanismo de autocorreção.
  • -Procurar limitar o número de processos básicos da empresa.

Características da reengenharia

        São características da reengenharia:

                        

O foco da reengenharia em processos e atividades que agregam valor; a conquista de um desempenho inovador medido nos resultados da empresa; a reengenharia como veículo para o fortalecimento dos funcionários; ela enfoca o aperfeiçoamento do valor oferecido ao cliente, algo com que os clientes se importem e pelo que estarão dispostos a pagar o valor agregado; a melhoria na medida de processo "tempo de resposta de pedidos", é importante, mas, definitivamente, a reengenharia mede seu efeito líquido em termos de resultados de lucratividade. ( RICARDO 2016).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (144.6 Kb)   docx (22.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com