TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Organização, Sistemas e Métodos

Por:   •  8/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  559 Palavras (3 Páginas)  •  80 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE VIÇOSA

FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DE VIÇOSA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

CLEITON JUNIO BRAS CLEMENTE BITTENCOURT

Organização, Sistemas e Métodos

 (1° encontro – 1° Atividade )

VIÇOSA

MINAS GERAIS – BRASIL

2019

Tema: A evolução das organizações

No passado a Organização e Métodos envolviam mais o aconselhamento e eram muito isolados. Havia pouca preocupação com “o que” fazer, e mais com o “como” fazer. Era definida como uma simples análise administrativa. Ocorria a organização pelo simples fato de organizar. A parte de formulários era excessiva e não passava de simples desenho dos fluxogramas. Nos tempos atuais a Organização, Sistemas e Métodos estão mais focados nos processos. A OSM é mais planejada na estratégia e procura utilizar os melhores métodos para alcançar os objetivos das organizações. Tem como objetivo auxiliar na elaboração e/ou melhoria dos processos. Usando como ferramentas no processo de melhoria das empresas: organogramas, formulários e fluxogramas. É a famosa consultoria cujos objetivos principais são: eliminar o supérfluo, aperfeiçoar os recursos das empresas e maximizar os resultados (JUNIOR, 2011).

Oliveira (2011) relata que a OSM tem como função dar suporte a todos os processos de uma empresa, visando diminuir custos e tempo para a realização de uma atividade, além de estruturar e organizar os processos.

Com a OSM é possível além de prevenir, corrigir ou amenizar vários problemas dentro de uma empresa como custos elevados, sobrecarga de trabalho, estrutura física insuficiente, dentre outros.

Silva (2016) ao com instituto de validar e evidenciar a importância de um conjunto de técnicas que compõem a OSM, aplicou um questionário em uma empresa hospitalar pública e verificou que o termo OSM é pouco conhecido na  instituição, mas o conhecimento sobre as técnicas, isoladamente, como Manual e formulários os mesmos já usavam, até por causa da necessidade de se conhecer as normas, políticas e diretrizes da empresa, além de documentos com a descrição dos cargos desenvolvidos na empresa, que na maioria das vezes é obrigatório. Além disso, foi verificado o conhecimento referente à técnica “Layout” ou distribuição do espaço, por parte de 53% dos inqueridos na empresa externaram a insatisfação com as acomodações.  

Gerir empresas em um ambiente de incertas e desafios não é uma tarefa fácil, daí a importância do profissional que trabalha com OSM, muitas vezes é contrato por uma empresa que necessita de melhoria. Este profissional precisa saber levantar dados e alisá-los, e com base nisso elaborar e implantar sistemas administrativos, o que exige uma boa capacidade de concentração, além de possuir a habilidade de transmitir de forma clara metas e objetivos para os empregados.

Diante do exposto ressaltasse que a análise organizacional é relevante para todo tipo de empresa, pois em todas as organizações existem processos e sempre precisam ser racionalizados com vistas à maior eficiência operacional (ALVES;PEREIRA, SD).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (129.9 Kb)   docx (57.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com