TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Organização, Sistemas e Métodos

Por:   •  20/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  925 Palavras (4 Páginas)  •  87 Visualizações

Página 1 de 4

 

DISCIPLINA: Organização, Sistemas e Métodos - 2º ANO – ADMINISTRAÇÃO – Turmas A e B

Atividade 2 – 1º bimestre – ano 2020

Professora: Josimari

 

Acadêmico (a): JULIANA FERREIRA

 

ETAPA 1: Responda com base nos slides, no artigo sobre Brainstorming e no capítulo 5 do livro Introdução à ADM (enviados nos e-mail das turmas e na Plataforma Moodle).

  1. O que é uma decisão? Quais aspectos devem ser considerados no processo de tomada de decisões?

R: Decisão é escolher entre duas ou mais alternativas, ou seja, se não tem acordo não tem decisão. Decidir requer coragem tanto quanto discernimento. É necessário equilibrar objetivos, opiniões e prioridades conflitantes num contexto de pressão. Envolve aspectos racionais e intuitivos, a informação é o elemento mais importante para a decisão.

  1. Explique o que são decisões programadas e decisões não programadas.  

R: Decisões programadas: de acordo com Hebert Simon, a decisão programa é mais rápida e fácil de ser tomada. Podemos observar exemplos dentro dos bancos com o limite de credito dos cheques especiais onde funcionam como empréstimo automático, ou seja, o cliente não precisa de ir ate sua agencia pedir um empréstimo e ter seu caso analisado, quando ele usa esse credito, imediatamente os juros já começam a ser cobrados, onde entra a ação de regra de decisão.

Decisões não programadas:  requer um certo tempo para ser tomadas, ou seja, para pensar e analisar as recomendações especificas para essa decisão. Podemos ver um exemplo de uma empresa que esta endividada, e a solução proposta é que reduzam o número de funcionários para baixar seus custos, essa decisão precisa de tempo para ser analisada.

  1. Nos materiais disponibilizados às turmas, são descritos 10 tipos de decisões. Cite quais são eles e descrevam as suas principais características.  

R: Programadas: esta relacionada com problemas repetitivos.

Não programadas: aplicam-se com problemas que não são familiares.

Estratégicas: escolhem objetivos para a organização.

Administrativas: colocam decisões estratégicas em pratica.

Operacionais: definem meios de recurso.

Individuais: são tomadas unilateralmente.

Coletivas: são tomadas em grupos.

Satisfatórias: qualquer alternativa serve.

Maximizadas: buscam o melhor resultado possível

Otimizadas: equilibram vantagens e desvantagens de diversas alternativas.

 

  1. O processo de tomada de decisão é configurado por 3 tipos de condições, quais sejam: condição de certeza, de risco e de incerteza. Comente sobre cada uma delas.

R: Condição de certeza: cada curso de ação possível conduz, invariavelmente, a um resultado específico. Ex: escolha de modelos de cores de roupa.

Condição de risco: cada alternativa possível conduz a um conjunto de resultados específicos associados a probabilidades conhecidas. Ex: estouro de orçamento, atraso de prazos.

Condição de incerteza: as probabilidades associadas aos resultados são desconhecidas. Ex: essa incerteza ocorre quando novas empresas entram para o mercado ou lançam novos produtos que requer uso de novas tecnologias.

 

  1. O que é um diagnóstico empresarial? Qual a sua importância para o processo de tomada de decisão?

R: Um diagnóstico empresarial é o instrumento que apresenta uma visão global e dinâmica da empresa e define um roteiro geral do processo de decisão, não se trata de uma avaliação técnica, mas de um procedimento que habilita o empresário a obter uma visão clara, simples e precisa do conjunto de seu negócio. Tendo como importância para a tomada de decisão elaborar um inventário dos pontos fortes e fracos de uma empresa em todos os seus aspectos. A tomada de decisão então caberá ao dirigente da empresa, podendo prosseguir ou parar sua ação, então não será um diagnóstico que poderá piorar o estado de uma empresa, é necessário coragem em visualizar a importância da mudança e suas consequências.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (229.6 Kb)   docx (310 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com