TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Otimização da Gestão Pública

Por:   •  4/11/2017  •  Ensaio  •  329 Palavras (2 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 2

Otimização da Gestão Pública

Cada vez mais os cidadãos tomam consciência do poder que possuem para acompanhar e cobrar os investimentos realizados pelo poder público. A transparência que o próprio governo procura aumentar e os órgãos de fiscalização buscam incentivar e cobrar, é uma importante ferramenta de acesso à informação.

Por meio deste acesso, podemos buscar informações da destinação do dinheiro público, gastos corporativos, gastos individuais e com base em dados concretos conferir e até mesmo auditar a aplicação das verbas públicas.

O aumento da capacidade de investigação e consequente publicação dos resultados destas, mostram à sociedade o real destino do dinheiro arrecadado pelo governo. Assim, cada vez mais, uma maior parcela da população passa, com conhecimento real da situação governamental, a cobrar a correta aplicação destes valores e um eficiente gerenciamento da máquina pública.

Em nosso país, vivenciamos um momento em que são diariamente veiculadas situações de corrupção em uma escala jamais tornada pública. Com isto, tivemos nos anos recentes, principalmente em 2015 e 2016, uma onde de movimentos da sociedade clamando por mudanças no governo e pelo término da corrupção, demonstrando a insatisfação de grande parcela da população.

Com o atual dinamismo do dia-a-dia, a gestão pública também deve se modernizar, quesito este também pautado pelos movimentos sociais citados. Assim, novos modelos de gestão, parcerias estratégicas e estruturas devem ser objeto e metas da administração pública.

O setor privado que tem como objetivo o lucro, pode trazer grandes contribuições para esta modernização. Alguns de seus focos, como a maximização dos resultados, redução de gastos e otimização de recursos, podem contribuir com importantes ensinamentos ao setor público.

Temos alguns exemplos de gestores oriundos deste setor, eleitos no mais recente pleito, que agora procuram levar ferramentas de gestão privada para aprimorar a gestão pública e assim racionalizar seus recursos tornando mais eficiente o funcionamento das estruturas públicas.

Com um modelo de gestão eficiente, pode-se oferecer aos cidadãos serviços de qualidade, atendendo seus anseios e demandas, realizando um governo coerente e legal, pautado pelos princípios da administração pública.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (41.5 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com