TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA NOS ÚLTIMOS ANO

Por:   •  15/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  680 Palavras (3 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 3

A POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA NOS ÚLTIMOS ANO

  1. Faça um breve relato sobre as informações que o texto base nos apresenta, com suas próprias palavras, destacando os pontos essenciais que do artigo (em torno de 15 linhas).

Ao longo do último século, o Brasil busco autonomia e desenvolvimento de formas variadas. O assunto isolado do debate público são as questões com o resto do mundo (temas internacionais).

 O potencial do agro exportador do Brasil (vindo entorno dos produtos agrícolas nacionais) é o que sempre intensificou as relações com outras nações. A política externa brasileira tem sido geralmente baseada nos princípios do multilateralismo, na pacífica solução de controvérsias e na não intervenção nos assuntos de outros países. O presidente Fernando Henrique Cardoso fez seu governo caracterizar-se por um multilateralismo moderado, abrindo grandes portas ao direito internacional, buscando desenvolver relações políticas com outras potências médias.

Já presidente Luiz Inácio Lula da Silva no seu governo também usou do princípio do multilateralismo defendendo a soberania e a igualdade de todos os países, utilizando estratégias de alianças com outras potências médias e economias emergentes.

O MERCOSUL é o grupo onde o Brasil tem melhores relações de política externa por meio da integração regional.

A ascensão de potências emergentes, e a crise financeira que ocorreu em 2008 implicaram na forma de relacionamento entre países (mudança internacional), por conta disso ocorreram avanços nas relações comerciais internacionais. O Brasil ficou “mais visível” no cenário internacional. Hoje em dia, o atua governo do Brasil deve aumentar o grau de atenção para esse assunto, para romper fronteiras, desenvolver o país e formalizar grandes parcerias econômicas internacionais, até mesmo de outros continentes.

  1. Nosso texto-base nos relata que houve em termos de política externa brasileira um afastamento do alinhamento com os Estados Unidos. Apresente o link de um artigo do noticiário econômico que fale sobre esse ponto: que parcerias comerciais foram firmadas pelo Brasil com outros países? Quais os produtos foram comercializados?

Título da reportagem: O novo cenário do comércio mundial

https://www.cartacapital.com.br/economia/o-novo-cenario-do-comercio-mundial-6076.html

Resumo: Versa sobre a crise de 2008 e sua referência, sobre os países emergentes e do BRICS o grupo político de cooperação do qual o Brasil faz parte.

O BRICS é formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul com objetivo de converter "seu crescente poder econômico em uma maior influência geopolítica, na época de seu surgimento, e durante os Estados unidos vivia em conflito com a cúpula. Entre os produtos que o Brasil mais exporta podemos destacar a cana-de-açúcar, café, soja etc.

  1. Explique com suas palavras, mas com base no texto e em nossas unidades de estudo, o seguinte trecho: “...A busca de autonomia maior na cena internacional, a opção pela diversificação de parceiros e a formação de novas coalizações compostas, em grande parte, por países do sul, demonstram a estratégia brasileira de fortalecer polos alternativos de poder em um mundo uni-multipolar...”

O Brasil abriu negociação de um livre acordo de comércio o que melhora ás atividades comerciais o que contribui para internacionalização adotando medidas que facilitaram as exportações em busca de maiores autonomias, seria o norte para alcançar o resultado comercial à prática de negociação e o fortalecimento e acordos com os parceiros comerciais. Com países do MERCOSUL, por exemplo, o Brasil tem acordos preferenciais de comércio.

  1. O texto base nos expõe a posição do governo brasileiro até o mandato de Dilma Rousseff, e no governo de Michel Temer o Ministério das Relações Exteriores foi assumido pelo senador José Serra. Apresente o link de um artigo do noticiário econômico que fale sobre o perfil do comércio exterior brasileiro na gestão de José Serra.

Título da reportagem: Sob o comando de José Serra, Brasil amplia atuação no comércio exterior

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (92.2 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com