TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRODUÇÃO INDIVIDUAL

Por:   •  2/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  255 Palavras (2 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 2

• Taxa de juros: Na política monetária expansionista, o Banco Central aumenta a oferta de moeda ao país e diminui as taxas de juros com o objetivo de crescer a economia e expandir o consumo. ... A política expansionista tem como vantagem a expansão da economia, porém, a desvantagem de manter o país sujeito à inflação.

• Open Market: O open market (mercado aberto) refere-se ao mercado de compra e venda de títulos de dívida pública. Os bancos comerciais, ao comprar os títulos de dívida pública, estão deixando de oferecer esse dinheiro no mercado monetário. E, para que os bancos comprem esses títulos, o governo central deve oferecer taxas de juros que sejam “atraentes aos bancos”. Esta é mais uma ferramenta de política monetária: por meio da compra e venda de títulos, sendo em moeda nacional ou em moeda estrangeira, é possível regular a oferta e a demanda da moeda na economia.

• Redesconto: Outro instrumento de controle monetário é o redesconto bancário, que nada mais é do que uma linha de crédito do Banco Central, em que este concede “empréstimos” aos bancos comerciais e privados. É utilizado principalmente quando os bancos privados não conseguem captação junto a seus clientes (por meio da emissão de CDB/RDB) ou de CDI pelo mercado interbancário, títulos do tesouro pelo governo, quando existe uma insuficiência de caixa (fluxo de caixa), ou seja, quando as demandas de recursos depositados não cobrem suas necessidades.

• Compulsório: Depósito compulsório é um instrumento de política monetária, utilizado pelo Banco Central, para diminuir o volume de meios de pagamento na economia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (27 Kb)   docx (7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com