TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL I

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  779 Palavras (4 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

administração de empresas

PAULO ROBSON DE MORAIS

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL I

[pic 3]

ITAPETININGA

2013

PAULO ROBSON DE MORAIS

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL I

Trabalho apresentado ao Curso administração de empresas da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina: Teoria da Administração I, Comunicação e Linguagem, Sociologia, Filosofia

                                                       ITAPETININGA

2013

INDICE

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4

2.1 ABORDAGEM.......................................................................................................4

2.2 COMUNICAÇÃO...................................................................................................4

2.3 CLASSICOS DA SOCIOLOGIA............................................................................5

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................................5

4 REFERÊNCIAS........................................................................................................6        

                 



  1. - INTRODUÇÃO

O objetivo principal do trabalho é abordar as disciplinas do primeiro semestre do curso de Administração, com explanação do assunto proposto.

        O trabalho consiste em abordar os assuntos relacionandos a Teoria da Administração, a Comunicação E Linguagem, Sociologia e Filosofia


  1. - DESENVOLVIMENTO

2.1 - ABORDAGEM

      A Teoria Clássica da Administração (ou Fayolismo) é uma escola de pensamento administrativo idealizada pelo engenheiro francês Henri Fayol, a partir da década de 1910. Caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do homem econômico e pela busca da máxima eficiência. Também é caracterizada pelo olhar sobre todas as esferas da organização (operacionais e gerenciais), bem como na direção de aplicação do topo para baixo (da gerência para a produção). O modo como Fayol encarava a organização da empresa valeu à Teoria Clássica a impostação de abordagem anatômica e estrutural.

O início do Século XX foi marcado por sérias críticas ao modelo mecanicista inserido pela Administração Científica de Taylor, onde o homem é considerado parte da máquina. Surgiu então, um movimento que propunha uma nova visão das organizações, mais humana e menos cientificista. Diferente da Administração Científica de Taylor e a Escola da Organização Formal de Weber, a Escola das relações humanas, ou abordagem humanística das organizações, visualiza a organização como um organismo vivo e o homo economicus nessa abordagem, foi substituído pelo homo social.  Desta forma, essa abordagem tem como ícones Elton Mayo e Kurt Lewin, eles queriam tornar as relações no ambiente de trabalho mais humanas.

Teoria comportamental da administração (Simon, 1947) é uma teoria aplicada à administração de empresas. A teoria comportamental (ou teoria behaviorista) da administração trouxe uma nova concepção e um novo enfoque dentro da teoria administrativa. A abordagem comportamental, conhecida como behaviorista, segundo Chiavenato (2003), é caracterizada por ser decorrência da Teoria das Relações Humanas. 

  1.  COMUNICAÇÃO

   Na comunicação, utiliza-se sinais organizados, emitidos a outra pessoa, há um emissor e um receptor da mensagem, que é emitida a partir de diversos códigos de comunicação, todas as mensagens precisa de um  transmissor,o qual é chamado de canal de comunicação e refere-se a um contexto, a uma situação. A comunicação eficaz é importante que ela chegue ao seu destino, e tem que causar um impacto ao destinatário.

  1. OS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA

Para Marx a raiz de uma sociedade é a forma como a produção social de bens está organizada. Esta engloba as forças produtivas e as relações de produção. As forças produtivas são a terra, as técnicas de produção, os instrumentos de trabalho, as matérias-primas e o maquinário. Enfim, as forças que contribuem para o desenvolvimento da produção. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (97.3 Kb)   docx (22.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com