TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PROGRAMAÇÃO DA PRODUÇÃO

Por:   •  24/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.441 Palavras (6 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 6

2. PROGRAMACAO DA PRODUÇÃO

        A programação da produção é feita com antecedência de 3 a 7 dias, ou seja, o produtor necessita ter matéria-prima estocada para no mínimo 3 dias de produção e no máximo 7 dias.         
        O prazo mínimo de 3 dias proporciona uma margem de solução, onde o produtor terá tempo para buscar soluções no caso de um eventual problema, tal como uma possível queda de rendimento de peso dos animais, ou ainda, outros possíveis fatores que poderiam influenciar de forma negativa, semelhantes a problemas logísticos durante o transporte dos animais.         
        Por outro lado, mantendo estoque para no máximo 7 dias de produção, o produtor garante o valor médio da matéria-prima em um curto prazo, tendo tempo hábil para ajustar-se ao mercado numa eventual queda ou aumento no preço da matéria-prima. Essa situação seria diferente caso ele trabalhasse com estoque de matéria-prima em um prazo maior que 7 dias, pois se o preço reduzisse para um nível inferior a aquele pago inicialmente ele teria que trabalhar mais e com menor lucratividade a fim de recuperar o prejuízo anivelando o preço da receita junto ao preço médio de custo.          

2.1. ESPECIFICACOES DO PRODUTO        

        O Frigosul produz os seus produtos mediante a demanda do mercado que atua, ou seja, no mercado interno brasileiro eles seguem as especificações exigidas e que já são padronizadas, em conformidade com a demanda dos consumidores. Um exemplo é a venda de cortes bovinos resfriados, que são vendidos para supermercados e atacados, que aceitam o corte com um maior teor de gordura, normalmente estimado entre 60 e 79%, dependendo do corte, pois isso também facilita para a conservação da carne durante o transporte e posterior manuseio até a venda ao cliente final, além de contribui para uma produção rápida e com maior rendimento. Já na exportação de cortes bovinos, o teor de gordura deve ser no máximo de 20%, ou seja, a especificação é diferente daquela do mercado interno, visto que o produto quando embarcado já deverá estar finalizado, consequentemente o seu aspecto deve ser mais atraente, pois não passará por novos procedimentos de produção que agregariam valor.

2.2. PROCESSO DE PRODUÇÃO

        Mediante as analises feitas no processo de produção, constatamos que o Frigosul encaixa-se na produção em massa, em especial porque é uma indústria de produção puxada, que sempre está recebendo demandas de seus clientes. Além disso, eles atuam há muito tempo no mercado e com isso conseguiram a valorização da marca, assim como, a confiabilidade por parte de seus parceiros, consequentemente podem produzir porque a venda de seus produtos é garantida.         
        É interessante ressaltar que eles conseguem produzir mantendo o mesmo padrão de qualidade, embora a sua produção esteja relacionada a dependência de alguns fatores externos, tais como o rendimento da matéria-prima que é variável, ainda mais que passa por analises que almejam detectar requisitos básicos como o peso e a idade do gado, a cor do couro, entre outros. Outro fator que também é determinante para a padronização da produção é a qualificação da mão-de-obra, pois influencia diretamente na qualidade e também no rendimento da produção.         
        Portanto, a manutenção da qualidade, assim como, a especialização da mão-de-obra e a divisão do trabalho são a base da produção em massa, como descreveu Adam Smith em seu livro “A riqueza das nações”, de 1776.

2.3. VARIEDADE DA PRODUÇÃO

        A variedade que pode ocorrer durante o processo de produção de um frigorifico de carne sempre será baixa ou limitada, pois apenas alguns aspectos poderão ser alterados, dado que o produto final sempre será semelhante, pois as variações serão de acordo com a demanda do cliente, sejam elas na especificação do corte ou na embalagem.          
        Podemos citar como exemplo a venda do couro, onde pode-se agregar valor ao produto somente alterando-se o tipo de corte ou embalagem, mas o produto em si não poderá ser transformado, permanecendo sempre o couro.        

2.4. OBJETIVO DE DESEMPENHO DA OPERACAO

2.4.1 CONFIABILIDADE

        O Frigosul consegue através de sua própria logística garantir a entrega dos produtos dentro do prazo estipulado, tais como a venda no mercado interno ou para a exportação, visto que o seu planejamento de produção sempre está alinhado com o seu programa de vendas.         
        É importante frisar que a confiabilidade mantem a marca no mercado, e por isso facilita para as empresas que operam com a produção puxada, mantendo a demanda aquecida por parte do cliente.

2.4.2. QUALIDADE

        O aperfeiçoamento especializado da mão-de-obra garante o padrão da produção em conformidade com a demanda do cliente, além de facilitar o processo na linha de produção, dado que os colaboradores produzem mais quando já estão aptos para determinada tarefa.

2.4.3. CUSTOS        

        O Frigosul está sempre atento a possíveis reduções de custos, assim como, a maioria dos produtores de carne. Hoje em dia o que agrega valor aos frigoríficos são os sub-produtos, pois o valor da carne é taxado mediante o custo da matéria-prima, que por sua vez é praticado de maneira cooperada entre os criadores de gado, proporcionando um nível semelhante, salvo algumas exceções.         
        Desta maneira, visando reduzir custos e agregar valor aos seus sub-produtos, em especial os miúdos bovinos, o Frigosul manipula e utiliza 95% destes itens, não terceirizando esta manipulação e evitando o desperdício durante o processo produtivo evitando qualquer perda de rendimento.        
        Outro tema importante, que contribui profundamente para a redução de custos é o capital de giro, ou seja, se a empresa depende de verbas e empréstimos de terceiros para manter a sua produção ativa, seguramente pagará juros diminuindo ainda mais a sua rentabilidade. Esta situação não acontece com o Frigosul, pois eles trabalham com capital próprio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (71.7 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com