TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PROPOSTA DE VALOR DO EMPREGADO

Por:   •  31/10/2022  •  Artigo  •  2.610 Palavras (11 Páginas)  •  81 Visualizações

Página 1 de 11

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PLANALTO DE ARAXÁ - UNIARAXÁ

KAMILA SANTOS TEIXEIRA CHADU

EMPLOYEE VALUE PROPOSITION

PROPOSTA DE VALOR DO EMPREGADO

ARAXÁ MG

2021

RESUMO

Neste estudo, é apresentado o impacto significativo que a Proposta de Valor do Empregado tem sobre as organizações como um todo. O estudo começa apresentando conceitos de autores e discute-se os fatores que compõem a Proposta de Valor do Empregado e como esses fatores pesam uns contra os outros. Estes fatores declarados podem então ser comparados com os fatores da Proposta de Valor do Empregado de outras organizações para ver como os fatores indicados foram implementados.

Neste sentido, o estudo apresenta os resultados das pesquisas elaboradas com dois focos e diferentes olhares: Organização privada e público na internet.

Palavras-chaves: Valores. Organização. Qualidade. Proposta. Empregado

ABSTRACT

In this study, the significant impact that the Employee Value Proposition has on organizations as a whole is presented. The study begins by presenting authors' concepts and discusses the factors that make up the Employee Value Proposition and how these factors weigh against each other. These stated factors can then be compared with other organizations' Employee Value Proposition factors to see how the stated factors were implemented.

In this sense, the study presents the results of research carried out with two focuses and different perspectives: Private and public organization on the internet.

 

Keywords: Values. Organization. Quality. Proposal. Employee

 

 

 

 

 


INTRODUÇÃO

Como um dos temas bastante discutidos no campo da Gestão de Recursos Humanos ou mesmo Gestão de Equipes, a Proposta de Valor do Empregado têm se tornado um documento necessário dentro de uma organização para os profissionais da área. Ao contrário disso, profissionais como gerentes de linha, consideram apenas um papel desnecessário e ineficaz para que tomem tempo de trabalho.

Entre esses dois olhares está a real eficácia do conceito, que têm orientado muitas organizações a fornecer aos seus colaboradores, o que realmente esperam, como: aumentar o engajamento, melhorar a eficiência e reduzir as taxas de rotatividade.

Em pesquisa realizada em organização privada, foi apresentado dúvidas sobre o que era o termo Proposta de Valor do Empregado por parte de seus colaboradores, tais como:

“O que é isso?”

“Acho que é um treinamento da empresa?”

“Acredito que seja um documento importante, não é?”

O problema fica mais sério quando os profissionais de RH não hábeis com o conceito podem concordar com sua importância, mas colocá-lo em segundo plano ou criar algo que não corresponda à realidade. Na verdade, uma Proposta de Valor do Empregado incompleto poderá prejudicar os 'Valores' que os colaboradores atuais percebem como derivam da organização, mas também afugenta novos talentos. O conceito, apesar de não ser novo para a indústria de RH, foi apenas nos últimos anos que as organizações reconheceram a importância e o impacto que um EVP pode ter em todos os aspectos de RH, seja recrutamento, seleção, engajamento ou retenção de colaboradores.

DEFINIÇÃO DE PROPOSTA DE VALOR DO EMPREGADO

 

Segundo Minchington (2015), define uma Proposta de Valor do Empregado (EVP) como um conjunto de associações e ofertas fornecidas por uma organização em troca das habilidades, capacidades e experiências que um colaborador traz para a organização. É uma abordagem centrada no colaborador que está alinhada às estratégias de planejamento da força de trabalho existentes e integradas, conforme foi informada pelos colaboradores existentes de uma organização e pelo público-alvo externo.

EVP vem do termo Employee Value Proposition, que traduzido significa: Proposta de Valor do Empregado. Define-se Proposta de Valor do Empregado, como todos os benefícios e valores que uma organização oferece ao colaborador para que o mesmo consiga exercer suas atividades da melhor maneira dentro dos recursos oferecidos.

Segundo Tandehill (2006) reforça como uma afirmação de porque a experiência total de trabalho em uma organização é superior à de outras organizações. A proposta de valor deve identificar as políticas, processos e programas exclusivos de pessoas que demonstram o compromisso da organização com, por exemplo, crescimento do colaborador, desenvolvimento da gestão, reconhecimento contínuo do colaborador, serviço comunitário, etc. Deve listar as razões centrais pelas quais as pessoas escolherão se comprometer para uma organização.

De acordo com o site www.cozex.com.br

“A Proposta de Valor ao Empregado envolve tudo que a empresa oferece ao colaborador em troca de seu tempo, esforços e desempenho. Ela deve ser composta tanto de valores tangíveis (benefícios, salário) quanto de valores intangíveis, que estão relacionados à cultura organizacional.”

Fonte: https://www.cozex.com.br/proposta-de-valor-ao-empregado/

O EVP está relacionado ao conceito de Employer Branding, e ao mesmo tempo, usado para definir a oferta subjacente na qual as atividades de gerenciamento e marketing de Employer Branding de uma organização são baseadas. Nesse contexto, a EVP também é frequentemente chamada de Proposta de Marca do Empregador.


PROPOSTA DE VALOR DO EMPREGADO NAS ORGANIZAÇÕES

A proposta de valor de uma empresa pode ser definida pela forma com que seus colaboradores a enxergam, o que ela tem de diferente das demais empresas. É o somatório de recompensas recebidas da empresa, pode ser uma estratégia para atrair e reter colaboradores, fazer com que eles se engajem e se dediquem cada vez mais. É importante que essa estratégia sirva para atrair outros colaboradores que se enquadrem ao perfil da empresa, que tenham a essência compatível ao princípio e valores da organização.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)   pdf (238.8 Kb)   docx (846.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com