TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Palavra metodologia deriva do grego

Por:   •  21/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.696 Palavras (7 Páginas)  •  609 Visualizações

Página 1 de 7

A palavra metodologia deriva do grego “meta” ao largo = ao largo; “odos” = caminho; “logos” = estudo, ou seja, “estudo do caminho” que consiste justamente em conhecer os métodos a serem utilizados para fazer uma pesquisa acadêmica.

                                          Definição de ciência

A ciência objetiva principalmente o aumento e a melhoria do conhecimento, descoberta de novos fatos, supressão de mistérios e superstições, e aproveitamento dos resultados do conhecimento para a melhoria das condições da vida humana. Segundo Demo(2000, p.22), no campo da ciência, é mais fácil apontar o que as coisas não são, enfim, por isso da expressão “ o que o conhecimento não é”

O conhecimento cientifico não possui uma descrição fixa porém, partindo desse ponto, podemos compara-lo com outros conhecimentos. Primeiramente o faremos com o senso comum que difere do conhecimento cientifico por este problematizar suas ideias contrariando o mesmo. Conhecimento cientifico diverge da sabedoria e do bom senso pois, estes possuem um sentido moral da coisa que pode ter sido absorvido por meio da convivência .

Já a diferença para a ideologia é que esta pode até fazer parte do conhecimento cientifico pelo fato de os cientistas serem seres humanos por consequência participarem da historia e da politica, mas a diferença principal é que a ideologia procura fazer justificação politica não tendo como tema central a realidade. E por ultimo o conhecimento cientifico é rodeado de paradigmas, estes sempre sendo questionados e melhorados não sendo então um único paradigma especifico.

                             Critérios de cientificidade

Critério de cientificidade em síntese e a mesma coisa que características da ciência. Todo conhecimento cientifico é alimentado por duvidas, questionamentos, formulados através de métodos. Para que haja uma consistência logica para que  a duvida não seja apenas contrariar mas também ajudar no aprimoramento da ciência.

O discurso cientifica precisa ser logico, sistemático, bem-argumentado e distanciado do senso comum e também do discurso da sabedoria e da ideologia. Na literatura podemos notar critérios de cientificidade normalmente citados:

a) Objeto de estudo bem-definido e de natureza empírica: delimitar objetivamente o objeto a analisar-se sempre de forma realista e empírica.

b) Objetivação: tentativa de conhecer a realidade tal como é, buscando a máxima objetivação possível, pois, completamente não é possível, a fim de evitar-se especulações, montagens teóricas fantasiosas; vale a regra: tudo o que fazemos em ciência, deve poder ser refeito por quem duvida; as teorias necessitam ser referenciadas a realidade.

c) Discutibilidade: O conhecimento cientifico é o que busca se fundamentar de todas as formas, mas sempre mantendo-se criticável.

d) Observação controlada dos fenômenos: envolve a manutenção do dado e do processo utilizado para sua obtenção.

e) Originalidade: todo discurso  cientifico tem que haver uma inovação que pode ser na parte da reconstrução de um conhecimento já implantado.

f) Coerência: envolve a argumentação logica, bem-estruturada, sem contradição com o critério logico e formal.

g) Sistematicidade: significa tentar fazer um esforço para dar conta do tema como um todo, dominando os conceitos centrais e expondo-o de forma clara, direta para entender na primeira leitura.

 

h) Consistência: Refere-se ao texto suportar opiniões contrarias, mantendo sempre suas ideias em uma base solida. Para conseguir tal objetivo é preciso saber argumentar, explicando todos os porquês e alegando todas as razoes.

i) Linguagem precisa: evitar o uso excessivo de adjetivos.

j) Autoridade por mérito: significa o reconhecimento de quem conquistou uma certa moral em relação a um assunto.

k) Relevância social: estudar temas importantes para a sociedade, ou seja, a um interesse comum social( principalmente problemas sociais)

l) Ética: consiste em usar a ciência para o bem de todos, e não apenas por interesse-próprio e muito menos para manipulação e tortura.

m) Intersubjetividade: é um critério externo a ciência, e indica a opinião dominante de determinada época e lugar de um grupo de pesquisadores.

                      Conhecimento cientifico e conhecimento popular

O conhecimento popular não tem embasamento teórico como o cientifico, sendo resultado de experiências pessoais ou suposições que não foram refletidas o suficiente para a formação de um método explicativo, além disso, pode ser sensitivo( refere-se as vivencias), superficial, assistemático e acrítico. Mas o que os diferencia é principalmente o modo de conhecer e os instrumentos que utilizam para chegar ao conhecimento. Portanto o conhecimento cientifico é mais metódico.

O conhecimento cientifico é considerado:

acumulativo: novos conhecimentos substituem ou fundem-se aos antigos.

Útil para a melhoria da condição de vida humana.

Analítico: pois procura entender os fenômenos por meio de seus componentes.

Preditivo: tem por objetivo a partir de investigações antever os acontecimentos.

                                 Método cientifico

É um conjunto de procedimentos com o objetivo de atingir o conhecimento, ou seja, o caminho que deve ser traçado através de métodos pré-definidos. Não há um método melhor que o outro, como se pensava antigamente, hoje vários métodos são combinados complementando-se.

Métodos de abordagem – Bases lógicas da investigação

É o conjunto de processos empregados na pesquisa, são esses processos que irão nos auxiliar no caminho, na forma e no modo de conhecimento da pesquisa, são eles: dedutivo, indutivo, hipotético-dedutivo, dialético e fenomenológico. A investigação de cada um destes vai variar de acordo com a natureza do objeto que pretendemos pesquisar, dos materiais disponíveis e do nível de abrangência do estudo.

Método dedutivo

É o método que parte do geral para o particular, a partir de leis ou teorias dados como indiscutíveis e verdadeiros e que predizem a conclusão com base na lógica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (95 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com